Começa nesta sexta-feira (4) e vai até dia 13 de setembro a 28ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Distrito Anhembi, zona norte da capital paulista. O maior evento cultural da América Latina reunirá mais de 230 expositores e cerca de 700 mil visitantes e terá a Espanha como país convidado de honra da edição, reforçando o intercâmbio cultural e editorial entre os dois países.
Além de acessar lançamentos, reedições e best-sellers, durante o evento, o público tem a oportunidade de participar de mesas de debate, conhecer autores e tendências da literatura. O conceito desta edição, “Um festival de emoções”, marca a expansão do evento e busca o fortalecimento do mercado editorial.
Ao É de Manhã, da Rádio Brasil de Fato, Fernanda Garcia, diretora da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora da Bienal, conta que estão previstos mais de 800 autores para esta edição, a maioria brasileiros, mas alguns destaques internacionais. Garcia menciona alguns: “A gente vai ter a Lynn Painter, Conceição Evaristo, Rafael Montes, Pedro Bandeira… Ou seja, a gente tem uma programação para os jovens, para os adultos, para a criançada. A Bienal está pensada para atender todo mundo.”
A diretora também destaca que a feira traz 11 espaços culturais, entre eles o “Saúde e Bem-estar”, que, segundo ela, “vai tratar de temas superatuais e do nosso dia a dia”. Além desse, ela cita o Arena Cultural, o Salão de Ideias, o Espaço Infantil (que tem o tema Don Quixote em homenagem ao convidado de honra( e o Espaço Educação (para receber estudantes e professores).
Fernanda Garcia também conta a novidade da edição: o ingresso noturno entre segunda e quinta-feira com 100% de cashback para poder comprar livros. “Muitas pessoas querem ir à Bienal e, às vezes, os ingressos estão esgotados de final de semana, e são pessoas que não podem ir durante o dia, durante a semana. Então a gente criou um ingresso noturno com preço especial. A gente pensou numa programação incrível noturna para os adultos que queiram visitar”, conta.
Garcia reforça que o evento é uma oportunidade para as pessoas tomarem contato com livros e com o hábito da leitura. “A Bienal é uma das ações que coloca, pelo menos em evidência, esse livro e traz os futuros leitores ou leitores para perto, despertando o primeiro interesse. A Bienal não consegue formar um leitor permanente, porque formação de leitores exige mais ações. É só um primeiro contato com o livro, mas desperta paixões”, reforça.
Serviço
28ª Bienal Internacional do Livro de SP
Quando: de 4 a 13 de setembro de 2026
Onde: Distrito Anhembi – Pavilhão de Exposições – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana, São Paulo/SP
Ingressos: disponíveis pela plataforma Fever: https://feverup.com/m/660975
Para ouvir e assistir
Durante o horário eleitoral, até 1º de outubro, o É de Manhã vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h25 às 8h25 da manhã, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM, na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.
