ELEIÇÕES 2026

Datafolha indica novo empate técnico em Pernambuco, com vantagem numérica para Raquel Lyra e chances de definição no 1º turno

Governadora candidata à reeleição teria 51,1% dos votos válidos no 1º turno, segundo levantamento; Campos tem 45,6%

No audio source provided.

Raquel Lyra (PSD), João Campos (PSB), Camila Falcão (UP), Ivan Moraes (Psol) e Renan Hallais (Missão) foram os nomes considerados na pesquisa Quaest de julho, em Pernambuco
Raquel Lyra (PSD), João Campos (PSB), Camila Falcão (UP), Ivan Moraes (Psol) e Renan Hallais (Missão) foram os nomes considerados na pesquisa Quaest de julho, em Pernambuco | Crédito: Fotos: divulgação

Mais uma rodada da pesquisa Datafolha foi divulgada nesta sexta-feira (11) e o cenário em Pernambuco, passadas três semanas do último levantamento, permanece estável. A governadora Raquel Lyra (PSD), candidata à reeleição, marca os mesmos 47% de intenções de voto na entrevista estimulada, seguida de João Campos (PSB), escolhido de 42% dos eleitores (crescimento de +2 pontos). Ivan Moraes (Psol), Camila Falcão (UP), Renan Hallais (Missão) permanecem com os mesmos 1%, enquanto Guilherme Fonseca (PSTU), Victor Assis (PCO) e Jeremias do Banco (DC) não pontuaram. Indecisos são 2%, enquanto 6% declaram voto branco ou nulo.

Ao desconsiderarmos os dois últimos grupos, contabilizando apenas os votos válidos, Raquel Lyra (PSD) chega a 51,1% dos votos, contra 45,6% de João Campos (PSB). Ivan Moraes (Psol), Camila Falcão (UP) e Renan Hallais (Missão) têm 1,1% dos votos válidos cada. Já na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Lyra tem 41%, Campos obtém 30% das menções e Moraes 1%.

2º turno

Na simulação de um possível 2º turno, a governadora Raquel Lyra (PSD) tem 51% das menções, o ex-prefeito João Campos (PSB) tem 44%, enquanto 1% dos entrevistados se dizem indecisos e outros 4% declaram voto branco ou nulo. Considerando apenas os votos válidos, Lyra teria 53,7% contra 46,3% de Campos.

A pesquisa Datafolha foi contratada pela Rede Globo e pela Folha de S. Paulo, entrevistou 1.204 pessoas entre os dias 8 e 10 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é sob o código PE-04411/2026.

Rejeição e avaliação do governo

Quando questionados sobre quais candidatos não votaria em qualquer cenário, o nome de maior rejeição é João Campos (PSB), com 32% das menções. Mas ele está empatado na margem de erro com a governadora Raquel Lyra (PSD), rejeitada por 29% dos entrevistados.

Renan Hallais (Missão) tem 28% de rejeição, seguido por Ivan Moraes (Psol), com 20%; Guilherme Fonseca (PSTU), com 18%; Victor Assis (PCO), com 17%; Jeremias do Banco (DC), com 15%; e a menos rejeitada é a professora Camila Falcão (UP), citada por 13%. Há ainda 3% dos eleitores que rejeitam todos e 3% que dizem não ter impedimento de votar em qualquer um dos candidatos. Outros 6% não souberam responder.

A avaliação da gestão Raquel Lyra (PSD) explica sua vantagem eleitoral: 48% dos entrevistados consideram seu governo bom ou ótimo; 30% o consideram regular; e 20% avaliam como ruim ou péssimo. Questionados se aprovam ou desaprovam o trabalho da governadora, 65% dizem aprovar (o que significa que entre aqueles que consideram o governo regular, pouco mais da metade aprovam); enquanto 31% dos entrevistados desaprovam o governo. 4% não souberam responder.

Editado por: Vinícius Sobreira

|

Newsletter