O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, determinou, nesse sábado (12), que a Presidência da Corte assuma a relatoria da petição que trata das suspeitas envolvendo o ministro Alexandre de Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, do Banco Master.
No mesmo despacho, Fachin determinou a remessa à Presidência do STF dos processos relacionados às fraudes no Banco Master e aos descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), suspendendo temporariamente sua tramitação. A medida ocorre diante da possibilidade de que o resultado da análise sobre Moraes leve ao impedimento de algum ministro.
A decisão foi tomada às vésperas da sessão do STF marcada para a próxima terça-feira (15), quando o plenário analisará o pedido de investigação contra Alexandre de Moraes. O procedimento tem como base um relatório da Polícia Federal que aponta conversas entre Moraes e Vorcaro e contratos entre o Banco Master e o escritório de advocacia da família do ministro.
Fachin também marcou para 23 de setembro a análise do pedido de investigação relacionado à conduta de André Mendonça. O procedimento tem como base um relatório de inteligência da Polícia Federal que aponta possível interferência do ministro na condução das investigações relacionadas ao Banco Master e ao INSS.

