O Partido dos Trabalhadores (PT) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à Polícia Federal (PF) e à Procuradoria-Geral da República (PGR) a abertura de investigação sobre possível financiamento ou apoio estrangeiro à campanha presidencial de Flávio Bolsonaro pela Rockbridge Network. A organização política estadunidense foi fundada pelo atual vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance.
Em nota, o PT destaca que a petição parte de denúncias públicas sobre possível participação de interesses estadunidenses na campanha, inclusive com eventual contrapartida relacionada à exploração de terras raras no Brasil.
O partido sustenta que a legislação brasileira proíbe o recebimento direto ou indireto de recursos de origem estrangeira por candidatos e partidos.
“Caso confirmados, os fatos podem revelar uma operação de financiamento ou apoio estrangeiro clandestino a uma candidatura à Presidência da República, com possíveis repercussões criminais e eleitorais e risco de interferência externa na formação da vontade popular”, diz a nota.
Terras raras e EUA
Nesse sábado (12), o jornalista Guilherme Amado, do blog Amado Mundo, divulgou documento que mostra como os Estados Unidos explorariam terras raras em um eventual governo de Flávio Bolsonaro.
Elaborado pelo candidato do Partido Novo ao governo do Rio de Janeiro, André Marinho, filho do suplente de Flávio Bolsonaro ao Senado, o arquivo, segundo Amado, tem 22 páginas em formato de PowerPoint e detalha como seria essa aliança. A apresentação foi feita em 19 de março deste ano, cerca de duas semanas antes de André Marinho viajar aos Estados Unidos para se reunir com o vice-presidente J.D. Vance.
Em resposta ao blog, Marinho disse que o documento não teria relação com a campanha de Flávio. A capa da apresentação, no entanto, estampa “Flávio Bolsonaro | 2026 Campaign”. As demais páginas trazem uma logo “Flávio Bolsonaro”, com o slogan “Prosperity Partnership” abaixo.
Renan Santos, candidato à presidência pelo Missão, também tem feito publicações expondo relações da campanha com a rede estadunidense de investidores trumpistas.
Estou à disposição da imprensa, com documentos e contatos de envolvidos inclusive fora do Brasil, para ajudar elucidar o envolvimento americano na campanha do Flávio em troca de TERRAS RARAS. https://t.co/evDLAlV59d
— Renan Santos⬛️🟨⬜️ (@RenanSantosMBL) September 11, 2026

