Sem credibilidade

Em meio aos vazamentos sobre o Master, confiança nos ministros do STF cai para 27,8%; Congresso continua sendo o pior avaliado

Entre os ministros, Cármem Lucia é a única com avaliação positiva; governo federal tem 48% de confiança

No audio source provided.

Fachada da sede do Supremo Tribunal Federal.
Fachada da sede do Supremo Tribunal Federal. | Crédito: Fellipe Sampaio/STF

A confiança dos brasileiros nos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) registrou o seu pior resultado desde janeiro de 2023, após as acusações e vazamentos de diálogos envolvendo integrantes da Suprema Corte e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, preso por fraude bancária.

Em setembro de 2026, apenas 27,8% declararam confiar nos ministros, contra 61% que dizem não confiar, segundo dados da pesquisa Atlas/Estadão divulgada nesta terça-feira (22). A série histórica revela uma deterioração constante na avaliação do STF. Em agosto de 2025, o percentual de brasileiros que confiavam nos ministros era de 48,5% (contra 51,3% de desconfiança). Em março de 2026, a confiança caiu para 34% e agora 27,8%, acumulando uma queda de mais de 20 pontos percentuais em um ano.

Como instituição, o STF aparece com 34% de confiança contra 58% de desconfiança, sendo a terceira pior avaliação, perdendo apenas para as igrejas evangélicas, que recebem a confiança de 33% e a desconfiança de 50%, e para o Congresso Nacional, considerado a instituição menos confiável para os brasileiros, com 8% de confiança e 81% de desconfiança. Veja os outros números da pesquisa sobre as instituições:

Ranking de confiança das instituições brasileiras, segundo a pesquisa Atlas/Estadão.
Ranking de confiança das instituições brasileiras, segundo a pesquisa Atlas/Estadão. | Crédito: Reprodução

Caso Master

O envolvimento do STF com o escândalo do Banco Master é o principal fator de desgaste da corte. A pesquisa indica que 82,6% afirmam saber detalhes sobre o caso e 85,1% dos brasileiros acreditam que há envolvimento direto de ministros do STF no caso. Em março, 66,1% acreditavam no envolvimento. Atualmente, para 76% dos entrevistados, o STF não trata todos os investigados da mesma forma.

Entre os ministros, Cármen Lúcia é a única integrante do STF com saldo positivo de imagem, tendo 47% de avaliação positiva e 38% de negativa. O último lugar está com o ministro Dias Toffoli, com 79% de imagem negativa e 5% de positiva. O ministro André Mendonça, protagonista dos vazamentos seletivos no STF, tem 48% de imagem negativa e 47% de positiva. Veja as avaliações de cada ministro:


Ranking da avaliação dos ministros do STF.


A pesquisa perguntou ainda sobre a possibilidade de impeachment dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes. 60,5% defendem que Toffoli deveria sofrer impeachment imediatamente por suspeitas de ligação com o Banco Master, contra 49,3% registrados em março de 2026.

Já 49,8% defendem o impeachment imediato de Moraes por suspeitas ligadas ao caso, enquanto 15,1% posicionam-se contra. A pergunta sobre Moraes não havia sido feita na pesquisa anterior.

A pesquisa entrevistou 1.852 respondentes entre 17 e 21 de setembro de 2026, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter