O documentário “Vida Feirante”, desenvolvido pelo coletivo Vozes em Movimento e dirigido por Pedro Henrique Farina Soares, está disponível gratuitamente no YouTube. A obra registra, ao longo de um ano, a rotina dos feirantes Luciano e Roni Mühlenberg, integrantes de uma família pioneira no cultivo de alimentos sem o uso de agrotóxicos em São Lourenço do Sul (RS).
Os agricultores também foram responsáveis pela criação da primeira banca agroecológica da feira, que funciona na cidade há 32 anos. Entre o cultivo, a colheita e a comercialização, o filme percorre o caminho dos alimentos até os consumidores, enquanto aborda os saberes, as práticas e os desafios enfrentados pelos agricultores.
A partir dos relatos e das experiências dos próprios feirantes, o documentário também registra e valoriza a história da Feira Livre no município gaúcho, contextualizando o papel da atividade na economia local e na subsistência das famílias que dela dependem.
A produção também propõe discussões sobre o cultivo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e a inserção desses alimentos na rotina da comunidade. As mudanças climáticas e a necessidade de políticas públicas voltadas ao setor também estão entre os temas abordados pelo filme.

Documentário evidencia trajetória de agricultores e importância da agroecologia
A pré-estreia ocorreu na última quinta-feira (17), em sessão realizada no campus da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em São Lourenço do Sul. Cerca de 50 pessoas participaram da atividade, entre os protagonistas Luciano e Roni Mühlenberg, agricultores feirantes, integrantes da comunidade universitária e público em geral.
Durante a sessão, os protagonistas ressaltaram a importância da obra para a compreensão do cotidiano e das dificuldades da produção agroecológica, entre elas a falta de subsídios governamentais. Apesar dos desafios, destacaram que o trabalho também representa uma missão de vida, que ultrapassa a dimensão financeira. “Para ser feliz, não basta ter sucesso, dinheiro, é preciso ter alma”, destacou Luciano.
O diretor, Pedro Henrique Farina Soares, contou um pouco sobre o processo de construção do audiovisual. “O seu Roni e o Luciano são personagens incríveis. O documentário apenas tenta transmitir aquilo que já é inerente deles. Pessoas que possuem uma grande convicção naquilo que fazem. Mesmo com todas as adversidades mantém em si um encantamento pela vida simples, sem abandonar seus ideais que ainda hoje são considerados utópicos para muitas pessoas”.
Produção independente
Em atividade em São Lourenço do Sul desde 2015, o coletivo Vozes em Movimento produz e divulga conteúdos independentes, além de promover atividades culturais, como cine-debates, rodas de conversa e saraus temáticos.
“Vida Feirante” foi viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio de edital aprovado pela Coordenadoria de Cultura da Prefeitura de São Lourenço do Sul. A produção também conta com o apoio do Pancpop, projeto vinculado ao Núcleo de Estudos em Agroecologia da FURG — Campus São Lourenço do Sul.
Além do documentário, o coletivo possui outras quatro produções audiovisuais, todas financiadas por editais culturais e disponibilizadas gratuitamente no YouTube.
Assista ao documentário “Vida Feirante” no YouTube.

