Pesquisa

No Rio, Paes tem 36% e Ruas 23%, diz Quaest; Benedita lidera disputa ao Senado

Candidatos de direita ao Senado, Carlos Jordy e Carlos Portinho, ambos do PL, aparecem com 10% cada um

No audio source provided.

Eduardo Paes (PSD) e Douglas Ruas (PL) são candidatos ao governo do Rio
Eduardo Paes (PSD) e Douglas Ruas (PL) lideram disputa pelo governo do Rio nas eleições de 2026 | Crédito: Tomaz Silva/ABr e Alerj

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) mostra o ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) na liderança na disputa pelo governo estadual, com 36% das intenções de voto. Em segundo aparece Douglas Ruas (PL), com 23%. A diferença entre os dois, no entanto, caiu de 21 pontos percentuais, na pesquisa anterior, para 13 neste.

Em terceiro lugar está o ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos), com 8% das intenções de votos.

Os demais candidatos: Cyro Garcia (PSTU), William Siri (PSOL), Coronel Busnello (Missão), André Marinho (Novo) e Juliete Pantoja (UP) têm 1% cada um. Luan Monteiro (PCO) não pontuou.

A pesquisa aponta ainda que o número de eleitores indecisos segue o mesmo do levantamento anterior: 16%. Os que pretendem votar em branco, nulo, ou que não pretendem votar são 12%.

No segundo turno, Eduardo Paes aparece em vantagem, com 44% das intenções de votos. No entanto, ele tinha 52% no levantamento anterior, uma queda de 8 pontos percentuais. Já
Ruas aparece com 31%, tendo crescido 5 pontos desde a última pesquisa.

Senado

A ex-governadora do Rio de Janeiro e atual deputada federal Benedita da Silva (PT) lidera a disputa pelo Senado no estado, com 15% das intenções de votos.

Carlos Portinho e Carlos Jordy, ambos do PL, aparecem em seguida, com 10% das intenções de votos cada um.

Depois vem Marcelo Crivella (Republicanos), com 7%; Pedro Paulo (PSD) com 6%; Monica Benicio (PSOL), com 4%; e Waguinho (Republicanos), com 3%.

Helio Secoo (Missão), Michelly Xavier (UP) e Marcos Dias (Podemos) têm 1% das intenções de voto cada um. Paula Falcão (PSTU), Luciano Mattos (PRTB), Vinicius Benevides (UP), Luiz Eugenio (PCO) e Ó Clemente (Democrata) não pontuaram.

Eleitores indecisos somam 21%. Votos em branco, nulos e quem não vai votar são também 21%.

A pesquisa foi contratada pela Globo. A Quaest ouviu 1.302 pessoas de 16 anos ou mais entre 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-04982/2026.

Editado por: Rodrigo Gomes

|

Newsletter