fortes chuvas

Granizo danifica mais de 1,3 mil casas e afeta 6,3 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Santiago e Alegrete concentram os maiores impactos do temporal; Defesa Civil não registra mortos nem feridos

No audio source provided.

Quatro imagens mostram cubos de gelo sobre solo, na cidade de Alegrete, no Rio Grande do Sul
Moradores de Alegrete (RS) registraram chuva de granizo neste sábado (26) | Crédito: Reprodução/Redes sociais

Uma forte chuva de granizo atingiu o Rio Grande do Sul na noite deste sábado (26), afetando 6.347 pessoas e danificando 1.314 residências. Segundo balanço da Defesa Civil estadual divulgado neste domingo (27), Santiago, na região central, e Alegrete, na fronteira oeste, foram os municípios mais atingidos. As informações são do G1.

Em Santiago, onde cerca de 4 mil pessoas e mil casas foram afetadas, moradores registraram pedras de gelo que chegaram a dimensões semelhantes às da palma de uma mão. Em alguns locais, o acúmulo de granizo deixou o chão coberto de branco.

Alegrete contabilizou cerca de 2 mil pessoas afetadas e 300 residências danificadas. O Instituto Federal Farroupilha suspendeu as aulas por tempo indeterminado após registrar danos significativos nas instalações do campus.

Não houve mortes nem feridos. Vinte pessoas precisaram deixar temporariamente suas casas, mas não há desabrigados, desaparecidos ou óbitos em investigação.

Leia também: Temporal atinge 119 municípios no Rio Grande do Sul, com duas mortes e 122 ocorrências

Previsão

A instabilidade deve continuar. Para este domingo (27), a Defesa Civil alerta para possibilidade de granizo de grandes proporções e rajadas de vento acima de 90 km/h em diferentes regiões do estado. As temperaturas podem chegar a 35°C no Norte e Noroeste, enquanto o extremo sul pode registrar mínima de 12°C.

Até segunda-feira (28), o acumulado de chuva pode ultrapassar 200 milímetros na Campanha e no Oeste, com volumes superiores a 170 milímetros em apenas 24 horas.

Editado por: Monyse Ravena

|

Newsletter