Desenvolvimento

Empresa de aviação contrata profissionais formados pelo Passaporte Universitário de Maricá

Profissionais vão atuar em projetos da Desaer, que possui unidade incubada no município e planeja ampliação

No audio source provided.

Prefeitura do município realizou uma reunião com a empresa para anunciar contratações
Prefeitura do município realizou uma reunião com a empresa para anunciar contratações | Crédito: Prefeitura de Maricá/Divulgação


Um total de 40 profissionais formados e estudantes de engenharia vinculados ao Passaporte Universitário de Maricá estão entre os trabalhadores selecionados para atuar no desenvolvimento de projetos da Desaer, empresa brasileira de desenvolvimento aeronáutico que prepara sua implantação no município. Criado pela Prefeitura, o Passaporte Universitário é um programa que oferece bolsas integrais para moradores de Maricá cursarem o ensino superior, ampliando o acesso à formação profissional.

A unidade da Desaer em Maricá está instalada no Galpão Tecnológico e integrada ao ecossistema de inovação coordenado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), que participa da iniciativa ao lado da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Em março, o município assinou com a empresa uma Encomenda Tecnológica e um termo de cooperação para o desenvolvimento de aeronaves regionais e modelos destinados ao transporte de cargas. O investimento municipal inicial é de R$ 32 milhões, destinado a estudos de engenharia, testes e validação.

:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::

Para o prefeito Washington Quaquá, a chegada da Desaer representa uma oportunidade de transformar a política de formação universitária em empregos qualificados no próprio município. “Este grupo de profissionais é apenas o começo. Com a Desaer, queremos que Maricá siga o exemplo de São José dos Campos com a Embraer e se torne um polo aeronáutico, com tecnologia, trabalho qualificado e novas oportunidades para a população”, afirmou.

Para os profissionais formados pelo Passaporte Universitário, a parceria representa a possibilidade de permanecer em Maricá e trabalhar em uma área de alta especialização. A proposta é integrar formação acadêmica e experiência prática, permitindo que engenheiros e estudantes participem desde as etapas iniciais do desenvolvimento tecnológico das aeronaves. Segundo o CEO da Desaer, Evandro Fileno, a intenção é que Maricá seja a base de desenvolvimento da empresa. “A ideia é que a matriz da Desaer fique em Maricá. A cidade será o ponto de partida para o desenvolvimento e para a transferência de tecnologia às unidades que forem instaladas em outros continentes”, afirmou.

A Desaer é uma empresa brasileira criada por antigos trabalhadores da Embraer em 2016 com a proposta de desenvolver aeronaves voltadas ao mercado regional e projetos de aviação utilitária. A companhia busca, desde então, estruturar projetos e parcerias para viabilizar sua produção e ampliar sua presença no mercado aeronáutico.

Editado por: Juliana Passos

|

Newsletter