Cenário possível

Datafolha aponta 2º turno entre Cleitinho e Patrus em MG

Senador tem 40% das intenções de voto, contra 16% do petista; Alexandre Kalil aparece com 11%

No audio source provided.

Eleições 2026
À esquerda Patrus Ananias (PT), à direita Cleitinho (Republicanos) | Crédito: Divulgação

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º) aponta para um segundo turno entre Cleitinho Azevedo (Republicanos) e Patrus Ananias (PT), na disputa pelo governo de Minas Gerais. O senador lidera com 40% das intenções de voto, enquanto o petista aparece em segundo lugar, com 16%.

Alexandre Kalil (PDT) tem 11% e ocupa a terceira posição. Flávio Roscoe (PL) e Mateus Simões (PSD) aparecem com 4% cada, seguidos por Gabriel (MDB), com 2%.

Ben Mendes (Missão), Professor Túlio Lopes (PCB), Henrique Áreas (PCO), Indira Xavier (UP) e Rafael Duda (PSTU) têm 1% cada. Outros 9% afirmaram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos, e 8% estão indecisos.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, Cleitinho chega a 49%. Patrus tem 20%, e Kalil aparece com 13%. Roscoe e Simões registram 5% cada, enquanto Gabriel tem 3%.

Veja os resultados da pesquisa estimulada para o primeiro turno:

  • Cleitinho Azevedo (Republicanos): 40% (antes 40%)
  • Patrus Ananias (PT): 16% (antes 15%)
  • Alexandre Kalil (PDT): 11% (antes 9%)
  • Flávio Roscoe (PL): 4% (antes 5%)
  • Mateus Simões (PSD): 4% (antes 5%)
  • Gabriel (MDB): 2% (antes 3%)
  • Ben Mendes (Missão): 1% (antes 1%)
  • Professor Túlio Lopes (PCB): 1% (antes 2%)
  • Henrique Áreas (PCO): 1% (antes 1%)
  • Indira Xavier (UP): 1% (antes 1%)
  • Rafael Duda (PSTU): 1% (antes 1%)
  • Branco, nulo ou nenhum: 9% (antes 9%)
  • Indecisos: 8% (antes 10%)

Segundo turno

O Datafolha testou dois confrontos diretos para um eventual segundo turno. Contra Kalil, Cleitinho aparece com 56%, ante 27% do ex-prefeito de Belo Horizonte. Outros 12% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois. E 5% estão indecisos.

No cenário entre Cleitinho e Patrus, o senador registra 60%, e o petista, 24%. Brancos, nulos ou nenhum somam 11%. 5% não souberam responder.

Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Cleitinho tem 27%, Patrus aparece com 10% e Kalil com 5%. Nesse levantamento, 41% dos eleitores estão indecisos.

A pesquisa ouviu 1.204 eleitores de 16 anos ou mais entre 28 de setembro e esta quinta-feira (1º). A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. Encomendado pela Globo e pela Folha de S.Paulo, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número MG-09729/2026.

Editado por: Rodrigo Gomes

|

Newsletter