O Arruda Bar recebe o lançamento do Zine produzido coletivamente no 1º Laboratório de Leitura Bicicleta e Direito à Cidade, uma realização do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IABRS) e da Frente Bicicleta e Direito à Cidade.
O encontro, nesta quarta-feira (7), às 20h, será um espaço para conhecer e retirar o Zine, trocar ideias sobre direito à cidade, mobilidade urbana e as possibilidades de produzir e viver a cidade a partir da bicicleta. A atividade é gratuita, aberta ao público e não necessita de inscrição.
Clube de Leitura
Durante o mês de agosto, a Frente Bicicleta e Direito à Cidade promoveu encontros abertos e gratuitos na sede do IABRS, para a leitura coletiva da obra “Direito à Cidade”, de Henri Lefebvre.
“Os encontros foram espaços importantes de trocas de ideias e experiências, disparadas pela leituras dos capítulos do livro de Henri Lefebvre”, pontua Rodrigo Dalenogare Jaskowiak, arquiteto e um dos organizadores do coletivo.
Além das rodas de conversas, o 1º Lab de Leitura contou com um giro prático de pedal coletivo, onde as participantes puderam levar as discussões à prática da vivência na rua.
Para ele, é importante que o assunto circule para além dos encontros: “O Zine foi construído coletivamente através das anotações e gravações dos encontros e é um dispositivo para que essas discussões ecoem em quem não pode participar do grupo”.
A obra, escrita em 1968, foi lida coletivamente, com uma proposta de reflexão com parâmetros contemporâneos.
Segundo Nica Maleoa, também integrante do coletivo, esses encontros geraram o Zine e também os episódios de um podcast como forma de ocupar espaços físicos e digitais e pensar em mais formas de compartilhamentos.
Os encontros ainda foram gravados e editados e estão disponíveis para audição no Spotify.


