Homenagem

‘É na crise que a gente tem a possibilidade de mudar de opinião’, diz Linn da Quebrada

Homenageada pela Goiânia Mostra Curtas, artista aposta na esperança coletiva em meio às disputas

No audio source provided.

Linn da Quebrada no pocket show Corpo Cruzado, na abertura da 24ª Goiânia Mostra Curtas, no Teatro Goiânia, na terça-feira (6)
Linn da Quebrada no pocket show Corpo Cruzado, na abertura da 24ª Goiânia Mostra Curtas, no Teatro Goiânia, na terça-feira (6) | Crédito: Larissa Melo

Conviver com o mistério, atravessar as disputas e, acima de tudo, encontrar preciosidade no que é vivido. Nesta semana, Linn da Quebrada foi homenageada na abertura da 24ª Goiânia Mostra Curtas, em Goiás, coincidentemente, no mesmo dia em que, na capital, Flávio Bolsonaro (PL) recebeu o apoio político de Ronaldo Caiado (PSD). Cenas totalmente distintas em sua forma, mas que não deixam de levantar uma provocação que vem da curadoria do evento e também da multiartista: a “disputa da imaginação”.  

“Isso tudo que existe só existe porque já foi imaginado um dia”, disse Linn ao Brasil de Fato DF, após deixar o palco. A frase poderia servir de epígrafe à própria Goiânia Mostra Curtas, que, depois de discutir a política da memória em 2025, dedica a 24ª edição à política da narrativa e da imaginação: quem conta as histórias, quais delas ganham espaço e como as imagens moldam o presente e o futuro que se consegue imaginar. Realizado pelo Icumam Cultural desde 2001, o festival segue até domingo (11) com programação gratuita no Teatro Goiânia, na Vila Cultural Cora Coralina e na Galeria Cerrado, no centro da capital goiana.

Ao receber a homenagem, Linn disse que não deixava “de passar um filme” na cabeça sobre o que vem construindo como multiartista. Durante a abertura, o público assistiu a blasFêmea | Mulher (2017), curta experimental dirigido e protagonizado por Linn. Ela lembra que fez o filme no começo da carreira, quando tinha “muitas inquietações, muitos desejos, muitas dúvidas e uma grande encruzilhada” à frente. Quase uma década depois, ela avalia que a obra ganhou outros sentidos e segue presente no momento político, não só para travestis e outros corpos dissidentes, mas pelo que se pode construir a partir desse encontro. “E isso é sagrado. Isso é blasfêmia. Isso é profano. Isso assusta e isso é urgente.”

A noite de abertura também homenageou o Sertão Negro, complexo de criação, formação e convivência que reúne ateliês, residências artísticas, biblioteca, cineclube e agroecologia a partir de saberes afro-brasileiros e indígenas. O prêmio foi recebido pela diretora artística do Sertão, Beatriz Lemos, como um reconhecimento profundamente simbólico ao legado da escola, com suas artes e educação enquanto territórios vivos de fabulação. “Ter nossa trajetória celebrada por um festival em nosso território é de tal relevância para muitas gerações da cidade, válida a urgência de colocarmos os saberes dissidentes no centro do debate cultural, pautando o presente com soberania”, comenta. Beatriz lembra que “disputar narrativas é também criar e sustentar novas formas de habitar o mundo”.

Com as homenagens feitas, Linn atravessou a plateia até o palco para o pocket show Corpo Cruzado, com “amor amor”, ao lado de Giovani Cidreira, da baixista Erica Silva e da baterista Dominique Vieira. O repertório foi pensado para o momento no festival, atravessado também pela lírica de Giovani e Linn sobre o atual momento político que atravessa o país. Perguntada sobre o que a homenagem daquela noite representava, Linn devolveu a dúvida como resposta: “Eu ainda não sei. E que bom que eu não sei”.

Esperançar

Após dez anos de carreira, Linn conta que segue aprendendo a se seduzir pelas próprias contradições. E nessa caminhada, não deixar de “esperançar” – possibilidade que a multiartista fundamentou em momentos de reciprocidade com a cosmovisão de seu babalorixá. A esperança é “algo que não seja sobre mim, não seja sobre você, mas seja sobre algo que a gente possa fazer juntos. E isso é confuso. Talvez a esperança seja confusa”, refletiu. E nesses, talvez, desencontros, Linn reforça a busca pela fé em algo: “a gente talvez esteja procurando no que acreditar. E a gente é muita gente. E a gente se perdeu no meio de toda essa gente”.

Para ela, as redes sociais ajudam a explicar os caminhos que vêm sendo construídos. “Elas nos deram a grande possibilidade de sermos únicas, de termos um perfil, de sermos adoradas, de termos milhares de seguidores ou poucos seguidores, mas a possibilidade de ser alguém. E eu já quis ser alguém. Porque eu já quis que alguém acreditasse em mim. Talvez seja isso que estamos tentando buscar singularmente, enquanto pessoas. Mas a luta é coletiva. Eu me encontro no coletivo, eu me reconheço no coletivo”, afirmou, colocando a dimensão de Linn da Quebrada como o próprio “encontro desses vários corpos”.

Daí a leitura de que o momento, embora assuste, também guarda uma oportunidade. “Eu sinto que verdadeiramente nós estamos vivendo um momento de crise, e a crise é um momento muito perigoso, porque é na crise que a gente tem a possibilidade de mudar de opinião. É a crise que faz com que a gente possa pensar diferente de como já pensa. Nós estamos nos vendo obrigadas a olhar para além das nossas bolhas, para ouvir além daquilo que nós já conhecemos. Isso tem que ser considerado, de alguma forma, precioso”, continua. 

A esperança, nessa conta, não vem pronta. Para um projeto coletivo num país em que a frustração não começou na última década, Linn diz que “a gente precisa ter onde se agarrar”.

“São tantos sonhos sendo construídos, tantos sonhos sendo desmoronados à nossa frente, há tanta miséria. É muito complexo”, complementa. A multiartista também chegou a fazer uma autocrítica do campo progressista: “É muito petulante da nossa parte achar que isso que a gente está construindo é o que todo mundo está vivendo, o que todo mundo está sentindo, o que todo mundo está entendendo. Talvez seja importante, mais do que nunca, que esse esperançar esteja ligado a uma coligação”, reflete. 

Imaginação

É nesse ponto que a fala de Linn encontra o tema do festival. “O festival fala sobre imaginar. Nós estamos numa disputa da imaginação”, retoma. Segundo a multiartista, “é preciso desentender um pouco e aceitar um pouco a ignorância” para construir, de fato, políticas públicas abrangentes, estas que exigem ir além do que se acredita e se entende. 

Ícone do art déco goiano, o Teatro Goiânia recebe a 24ª Goiânia Mostra Curtas, com programação gratuita até domingo (11) | Crédito: Larissa Melo

Na cerimônia de abertura, a diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla, seguiu a mesma linha ao apresentar a edição. “Nenhum futuro nasce daquilo que já conhecemos, ele começa quando somos capazes de imaginar outras histórias. São elas que moldam nossa percepção do passado, orientam nossas escolhas no presente e ampliam aquilo que conseguimos imaginar para o futuro”, afirmou.

À reportagem, Abdalla explica que a escolha de Linn levou em conta uma presença que “amplia uma reflexão para além da própria tela”. A homenagem, segundo ela, foi pensada como um encontro com o público, por meio de diferentes linguagens, do curta ao show. “Sua trajetória de resistência e sua trajetória artística dialogam com a ideia de construir no presente e imaginar novos sonhos e caminhos para o futuro”, afirma.

Sem comentar diretamente a coincidência com a agenda de Flávio Bolsonaro na capital, a diretora define Linn como “uma agitadora cultural que propõe uma reflexão sobre sua existência diante de cenários violentos”. “Sua voz, corpo e performance representam uma comunidade que muitas vezes não é vista ou reconhecida”, diz. Para ela, o festival busca “oferecer espaço seguro para toda existência”, compromisso que, segundo Abdalla, envolve público, equipes e programação.

Imaginar e intervir

Em Goiás, disputar a imaginação também é disputar a ideia de que a vida no estado se resume ao latifúndio e ao poder ruralista. Imaginar e intervir com outras vidas possíveis abriu as sessões competitivas do festival, realizado na quarta-feira (7). Os nove títulos selecionados pelo curador Fábio Rodrigues Filho tratam de envelhecimento, luto, memória, figurações da infância e corpos dissidentes. 

Plateia de diferentes gerações acompanha a Curta Mostra Goiás, que reuniu filmes sobre envelhecimento, luto, memória e corpos dissidentes, na quarta-feira (7)
Plateia de diferentes gerações acompanha a Curta Mostra Goiás, que reuniu filmes sobre envelhecimento, luto, memória e corpos dissidentes, na quarta-feira (7) | Crédito: Larissa Melo

Para Gabriela Marques, professora e pesquisadora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG) e jurada do festival, as obras apresentam não apenas caminhos rumo a uma modificação da realidade no estado, como já interferem nesse universo. “São filmes que já têm uma narrativa bem mais amadurecida e trazem essa diversidade goiana, principalmente aqui da capital”, avaliou. A construção, de acordo com a jurada, é resultado de muitos anos de formação e de incentivo à produção, que se traduz no primeiro dia de mostra como “um bom presságio”. 

No estado, o gargalo, segundo Gabriela, está menos nos temas e mais no acesso. Uma sessão numa quarta-feira à tarde, no centro da cidade, já define quem consegue assistir. “Se o filme não chega, a temática também acaba não chegando”, disse. É diante desse contexto que ela defende a preservação audiovisual como política pública, para que obras como as produzidas em Goiás não se percam “nos canais individuais de cada um” depois de circularem em festivais. Durante a conversa, a pesquisadora também cita o Tela Brasil, do governo federal, como um exemplo.

Gabriela também defende que a circulação dos filmes não dependa apenas de quem filma. Para levá-los a escolas, centros culturais de periferia, associações e espaços de convivência, diz ser preciso financiamento para equipe, projeção e som. Como experiências bem-sucedidas, ela cita o Cine Maria Grampinho, coordenado pela professora Ceiça Ferreira, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que circulou por escolas, e o Festival Audiovisual Vera Cruz, da região Oeste da cidade. “Quanto mais espaço para exibir, melhor”, finaliza.

Durante a quarta-feira (7) a programação garantiu também um momento de formação, em que as pessoas participantes puderam discutir pensamento, narrativa e construção de mundos para desenvolvimento de projetos. O dia se encerrou com a segunda exibição do festival: Curta Mostra Brasil. A curadoria com o tema “terra que nos atravessa” reuniu filmes que buscam dimensionar territórios a partir de seus vínculos e memórias, para além somente da paisagem. Já no recorte “modos de vida”, numa perspectiva ancestral, a mostra reuniu mais nove produções de diversos estados, com destaque para histórias do Norte do país. 


Apoie a comunicação popular no DF:

Faça uma contribuição via Pix e ajude a manter o jornalismo regional independente. Doe para [email protected]

Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro das notícias da região.

Entre em nosso canal no Whatsapp e acompanhe as atualizações.

Faça uma sugestão de reportagem sobre o Distrito Federal, por meio do número de Whatsapp do BdF DF: 61 98304-0102

Editado por: Clivia Mesquita

|

Newsletter