O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, manifestou nesta quarta-feira (14) seu apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pelas redes sociais, Sánchez vinculou a vitória de Lula à manutenção da democracia e conquistas sociais no país.
“Lula representa um Brasil que luta contra a injustiça, a desigualdade, que amplia direitos e que defende a democracia diante do autoritarismo”, escreveu o premiê socialista. Ainda segundo o espanhol, “o Brasil merece seguir avançando para um futuro de esperança e progresso”.
Lula e Sánchez mantêm boas relações desde que o petista voltou ao Planalto. Em abril, o presidente visitou o premiê espanhol em Madri e ambos assinaram 15 acordos de cooperação. Os convênios ocorreram em áreas como minerais críticos, cultura, ciência e tecnologia, igualdade de gênero, de raça e combate a mudanças climáticas.
Eles também têm em comum o fato de serem alvos de ataques por parte de Donald Trump. A Espanha tem sido um dos países europeus mais firmes na condenação do genocídio palestino e da guerra dos EUA contra o Irã. Já o Brasil entrou na mira de Washington por Lula ter se tornado um dos poucos líderes latino-americanos a não adotar o alinhamento automático com a Casa Branca.

