classe trabalhadora

‘Voto de Flávio Bolsonaro foi, além de eleitoreiro, hipócrita’, diz coordenador do movimento Vida Além do Trabalho

Lucas Sidrach ironizou ausência do senador: 'Se ganhasse por hora trabalhada, não ia receber salário ontem'

Flávio Bolsonaro fez ato em Porto Alegre enquanto senado votava o fim da escala 6×1
Comício atraiu eleitos do PL e apoiadores ao Largo Glênio Peres, reduto dos movimentos sociais no centro da capital gaúcha | Crédito: Fernanda Bastos/Sul21

O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) foi um dos grandes impulsionadores da luta pelo fim da escala 6×1, que teve vitória nesta quarta-feira (14), em votação em dois turnos para a aprovação no Senado. A organização conseguiu até mesmo eleger um de seus integrantes a deputado federal nessas eleições, o agora deputado federal Rick Azevedo (Psol-SP).

Ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, Lucas Sidrach, coordenador nacional do movimento, ressalta que o dia foi de celebração. Já nesta quinta-feira (15), a luta continua, pois Flávio Bolsonaro (PL) ameaça descaracterizar o projeto caso seja eleito. “Temos um caminho muito tortuoso e não basta fazer todo esse processo, porque há um risco de ataques à classe trabalhadora, principalmente nesse segundo turno”, alerta.

Sidrach destaca que a demanda de redução da jornada de trabalho é muito antiga e considera que, atualmente, as pessoas passaram a compreender melhor do que se trata o fim da escala 6×1. “Vendo o Senado se dobrar, mesmo com muita dificuldade, mesmo com muito esforço do lado de lá para desvirtuar a pauta, sabemos que os grandes empresários do país fizeram de tudo para que essa discussão não avançasse de forma alguma e aqui eu destaco as grandes mídias, as grandes corporações. O pequeno empresário, apesar de tudo que foi falado, vai ser beneficiado com o fim da escala 6×1.

Para ele, a conquista “mostra que a sociedade civil, os movimentos populares, a luta organizada fazem toda a diferença”. Lucas Sidrach avalia que o voto de Flávio foi, além de eleitoreiro, hipócrita. “Flávio, para enganar a sociedade, depois de todo um trajeto para defender a PEC das Horas Trabalhadas, na hora de bater o gol, ele rompe com os empresários, e isso gera uma situação contraditória. A gente percebe que as lideranças do PL se colocaram à disposição de interferir no processo”, critica. “Se Flávio Bolsonaro recebesse por hora, nem salário ele receberia”, ironiza Sidrach, ao destacar a ausência presencial do senador na votação.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 12h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter