Telhado de vidro

Em debate na Band, Lula critica Jair Bolsonaro: ‘Eu não sou pai que protege o filho’

Petista respondeu a ataque sobre Lulinha citando troca na PF em 2020 e mandado de prisão contra Eduardo Bolsonaro

Lula responde a provocações de Flávio Bolsonaro em debate na Band
Lula responde a provocações de Flávio Bolsonaro em debate na Band | Crédito: Renato Pizzutto/Band

No debate da TV Bandeirantes na noite deste domingo (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao responder a uma provocação do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sobre seu filho, Fábio Luís Lula da Silva.

Flávio Bolsonaro perguntou onde está o filho do petista e afirmou que Fábio estaria “fugido”. Lula rebateu: “Eu não sou pai que protege o filho como você foi protegido pelo seu pai. Não escondo nem mudo diretor da PF nem mando ministro embora.”

O presidente também citou o irmão do senador, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro, que vive nos Estados Unidos desde 2025. “O que vocês estão fazendo é tramar contra o país, seu irmão está fugido nos Estados Unidos”, afirmou. Flávio Bolsonaro respondeu que o irmão está “exilado”.

A troca na PF em 2020

A fala de Lula remete à reunião ministerial de 22 de abril de 2020. No vídeo do encontro, divulgado em maio daquele ano por decisão do então ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, Jair Bolsonaro afirmou que não esperaria a família e os amigos serem prejudicados para trocar a “segurança” no Rio de Janeiro.

Dois dias depois da reunião, Sergio Moro, então ministro da Justiça e Segurança Pública, pediu demissão e acusou Bolsonaro de tentar interferir na Polícia Federal (PF). A saída ocorreu junto com a exoneração do diretor-geral da corporação, Maurício Valeixo. Moro, eleito governador do Paraná pelo PL no último dia 4, esteve na comitiva de Flávio Bolsonaro no debate.

Investigações

Fábio é alvo de três inquéritos no STF, abertos a partir de julho com autorização dos ministros André Mendonça e Flávio Dino, por suspeita de tráfico de influência e corrupção junto a órgãos do governo federal. Ele não foi denunciado e não é réu. Sua defesa nega irregularidades.

Já Eduardo Bolsonaro tem mandado de prisão expedido em 8 de outubro pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Ele foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão por coação no curso do processo, por articular sanções do governo de Donald Trump contra o Brasil para pressionar o Supremo no julgamento da trama golpista, que condenou seu pai. Eduardo diz ser alvo de perseguição política e afirmou que não pretende voltar ao Brasil.

Editado por: Rafaella Coury

|

Newsletter