O primeiro debate do segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) começou na noite deste domingo (18) na TV Bandeirantes, no bairro do Morumbi, zona sul de São Paulo (SP). Na primeira parte, os candidatos respondem a perguntas sorteadas. Em seguida, passam às perguntas diretas entre si.
A emissora classifica o encontro como histórico. A vinheta do debate foi executada ao vivo pelo maestro João Carlos Martins e sua orquestra. O debate é realizado em parceria com o Estadão, a TV Cultura, a TV Gazeta e a Jovem Pan News.
O Brasil de Fato acompanha o debate e, a partir das 22h, faz uma análise ao vivo no canal do BdF no YouTube e na Rádio Brasil de Fato (98.9 FM). Participam os jornalistas Monyse Ravenna e Igor Carvalho, com comentários do cientista político Paulo Roberto Sousa.
Comitivas
Lula chegou acompanhado da primeira-dama Janja da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), do ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, e de seu coordenador de campanha, Marco Aurélio Carvalho. Também integraram a comitiva Simone Tebet (PSB), o deputado federal André Janones (Rede-MG), a deputada federal Luna Zarattini (PT), o senador Camilo Santana e o Ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.
Flávio Bolsonaro chegou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), os senadores eleitos por São Paulo André do Prado (PL) e Guilherme Derrite, o senador Sergio Moro, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), o ex-procurador Deltan Dallagnol e o empresário Pablo Marçal.
Do lado de fora
Em frente aos estúdios, a reportagem do Brasil de Fato registrou um contraste entre as militâncias. Oito apoiadores aguardavam a chegada de Flávio Bolsonaro, enquanto mais de uma centena de apoiadores de Lula esperavam pelo presidente.
Segundo turno
No primeiro turno, Flávio Bolsonaro terminou à frente, com 47,03% dos votos válidos, contra 45,16% de Lula. A votação do segundo turno está marcada para 25 de outubro.

