A Rússia e a Ucrânia chegaram a um acordo de cessar-fogo temporário na cidade de Oleshky, na região de Kherson, a partir de 29 de outubro, para permitir a entrega de ajuda humanitária e a evacuação de civis. O acordo ocorre em meio ao agravamento da crise humanitária na cidade, onde moradores enfrentam dificuldades de acesso a alimentos, eletricidade e assistência médica.
O anúncio foi feito inicialmente pela Casa Branca, que atribuiu à primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, a mediação do acordo. A trégua prevê a suspensão temporária das operações militares na localidade e a criação de um corredor humanitário para permitir a evacuação segura da população.
De acordo com os dados mais recentes, aproximadamente 2 mil pessoas, em sua maioria idosos, vivem na região. Segundo informações do censo de 2022, mais de 24 mil pessoas viviam em Oleshky.
“Quem desejar evacuar receberá apoio coordenado e transporte para o destino de sua preferência. Espero que alguns queiram ir para a Rússia e outros para a Ucrânia”, declarou Melania Trump.
Posteriormente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou o cessar-fogo e informou que os militares estão trabalhando para estabelecer a trégua na região. Segundo ele, a retirada dos moradores deverá levar vários dias.
O porta-voz do Kremlin também saudou os esforços da primeira-dama dos EUA, Melania Trump, e afirmou que os militares estão coordenando os termos do cessar-fogo. Segundo ele, isso foi discutido durante as conversas entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump.
“Os militares estão trabalhando para coordenar um cessar-fogo nesta área, a fim de garantir que esta missão humanitária seja realizada. Aqueles que desejarem poderão deixar a aldeia”, disse ele.
A cidade de Oleshky foi ocupada pelas forças russas no início da guerra da Ucrânia, em 2022. No segundo semestre de 2026, a situação na região se tornou extremamente crítica. A população local teve problemas de fornecimento de alimentos, eletricidade, assistência médica adequada e sem condições de deixar a cidade em segurança.
O porta-voz do Kremlin enfatizou que o acordo de cessar-fogo na cidade “requer preparativos extensos e complexos, envolvendo uma ampla gama de representantes”.
“Acolhemos com satisfação os esforços da primeira-dama dos EUA, Melania Trump, que deu uma contribuição significativa para a coordenação da operação humanitária na aldeia de Oleshky, na região de Kherson. Em cumprimento aos acordos entre os presidentes Putin e Trump, Yana Lantratova, Comissária Presidencial Russa para os Direitos Humanos, e sua homóloga ucraniana, realizaram um trabalho significativo com a participação direta da Sra. Trump”, disse Peskov a repórteres.
Em 16 de outubro, o presidente Vladimir Putin discutiu a crise humanitária em Oleshky com o Papa Leão XIV. Durante a conversa, o pontífice expressou “profunda preocupação com a grave situação humanitária” na cidade e pediu um cessar-fogo. Ele acreditava que um cessar-fogo permitiria a entrega de alimentos e ajuda médica, além de garantir a evacuação voluntária e segura dos civis.

