Eleições e cultura

Como uma mobilização de fãs do BTS levou eleitores ausentes para o 2º turno

Movimento incentivou o público do BTS a votar para ganhar uma surpresa no show que acontece nesta quarta (28) em SP

Fotografia de mãos segurando um ingresso para o show do BTS e um adesivo com o texto "comeback nas urnas".
Fãs do BTS integram mobilização política. | Crédito: Reprodução

Os fãs do grupo sul-coreano BTS que votaram no segundo turno das eleições terão um presente especial no show do grupo de K-pop, que acontece nesta quarta-feira (28) em São Paulo.

Organização não governamental criada por fãs do grupo sul-coreano que tem entre os focos a conscientização cívica, o Army Help The Planet, ou simplesmente ARMYs, mobilizou-se pela participação no 2º turno das eleições, conjuntamente com o Instituto Lamparina e o Instituto Plena Cidadania, que une cultura pop, comunicação e mobilização para estimular a participação democrática.

“Ver os jovens afastados nos fez perceber que a gente precisava trazer isso para o nosso público, que é um público jovem. Mostrar que política é, sim, importante, que política está no nosso dia 24 horas, e que a gente precisa muito participar da política”, explica A codiretora Army Help The Planet, Mariana Faciroli.

Para essas eleições, foram feitas ações na Paulista, com distribuição de santinhos, e na internet, garantindo cerca de 12 mil acessos. Além do BTS, fãs de outros artistas, como Beyoncé e Taylor Swift, também participaram da iniciativa.

No show do BTS desta quarta, primeiro em solo brasileiro após sete anos, os fãs que apresentaram o comprovante de votação dos dois turnos receberam gratuitamente os mystery packs, pacotes surpresa com itens produzidos por outros fãs, como os famosos photocards e um ingresso ilustrativo.

Não é de hoje que a ONG procura o engajamento. Em 2021, foi iniciada a campanha “Tiro o Título, Army”, trazendo esses conteúdos informativos sobre a importância do voto, além de explicação sobre assuntos como Estado Democrático de Direito ou as funções dos cargos políticos.

“Quando elas olharam para esse mystery pack que seria distribuído hoje, elas falaram que amaram essa surpresa, porque a gente entrou dentro da cultura do K-pop”.

“A política pode ser uma coisa legal. A política está na nossa vida. A política deve e precisa ser estimulada. Então, a gente, enquanto organização sem fins lucrativos, que atua com voto jovem, com participação cidadã, com educação política, a gente acredita na cultura, a gente acredita na música, a gente acredita nessas articulações poderosas para garantir e fortalecer a nossa democracia”, lembra Larissa Dionísio, do Instituto Lamparina.

Em um dos atos na Avenida Paulista em defesa da democracia, o presidente Lula agradeceu publicamente aos fãs da música pop pelo envolvimento.

Editado por: Gia Matheus Almeida

|

Newsletter