VOTO DE CABRESTO?

PT Paraná cria canal de denúncias de violência política e ameaças

Guilherme Kilter (Novo) e Jessicão (PL) pediram demissões de trabalhadores que votam em Lula; MPT recomendou retratação

Kilter e Jessicão pediram demissões de trabalhadores que votam em Lula e no PT
Kilter e Jessicão pediram demissões de trabalhadores que votam em Lula e no PT | Crédito: Reprodução/Redes sociais

Nessa terça-feira (27), o Partido dos Trabalhadores (PT) no Paraná abriu um canal de denúncias de casos de violência política, ameaças e intimidações eleitorais. No Brasil, há uma onda de episódios de agressões praticadas por bolsonaristas desde da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno das eleições presidenciais, nesse domingo (25).

Para fazer a denúncia, é preciso informar o nome e contato da pessoa denunciante; a cidade e local onde ocorreu o fato; a data e horário da ocorrência; uma descrição do ocorrido: o que aconteceu, como aconteceu e quem estava envolvido; a identificação dos envolvidos, se conhecida; provas disponíveis: fotos, vídeos, áudios, prints, links ou testemunhas; informação sobre registro de boletim de ocorrência ou denúncia a outro órgão, se houver.

O canal de denúncias abriu contatos pelo Whatsapp (41 9993-3793) ou e-mail ([email protected]). O PT informa que as informações são sigilosas e que respeitará a privacidade das pessoas envolvidas.

Extrema direita pede demissões de trabalhadores que votaram em Lula

Após o resultado do segundo turno, os deputados estaduais eleitos Guilherme Kilter (Novo) e Jessicão (PL) publicaram vídeos e mensagens nas redes sociais incentivando empresários e seguidores a demitirem trabalhadores ou prestadores de serviço que votaram no presidente Lula. Jessicão usou a expressão “demita o mal”, enquanto Kilter afirmou que, se as empresas precisassem cortar gastos, deveriam “começar pelos petistas”. 

O Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR) abriu investigações contra ambos por suspeita de assédio eleitoral e discriminação no ambiente de trabalho. O MPT-PR expediu recomendações exigindo que ambos apaguem as postagens e publiquem uma retratação oficial informando que o voto é livre e que empregadores não podem cometer retaliações políticas.

Em todo o país, políticos da extrema direita têm incentivado intimidações e realiações em razão do voto.

Editado por: Murilo Bernardon

|

Newsletter