O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que fará um pronunciamento à nação na próxima semana, assim que recuperar a voz. O anúncio foi feito em um áudio enviado ao canal Exército do Lula, coordenado pelo deputado federal André Janones (Rede-MG), no WhatsApp, o primeiro recado do presidente aos apoiadores do canal depois da vitória no segundo turno, no domingo (25).
“Vocês estão percebendo que eu estou com a minha voz muito rouca. Eu estou tendo pouca atividade essa semana até recuperar minha voz”, explicou Lula. “Na próxima semana, eu pretendo fazer um pronunciamento à nação”, afirmou.
No áudio, o presidente agradeceu aos eleitores e atribuiu a vitória à mobilização popular. “Vocês sabem que eu devo essa eleição ao povo brasileiro. Essa eleição foi o povo que ganhou, foi a juventude que ganhou, foram as mulheres que ganharam”, disse.
Lula também lembrou os eleitores idosos que foram votar mesmo com dificuldades de saúde. “Nada pagará a gratidão que eu tenho por vocês, porque vocês resolveram assumir a responsabilidade de cuidar do Brasil.”
‘A verdade vai prevalecer’
Reeleito para o quarto mandato, Lula disse que vai governar com a responsabilidade de quem venceu com o apoio direto da população.
“Daqui para frente, eu sou um presidente que tem que carregar a responsabilidade de ter vocês como vitoriosos nessas eleições”, declarou. “Pode se preparar, que eu e o meu general Janones vamos trabalhar muito. Nós vamos fazer com que a verdade prevaleça neste país e a mentira desapareça de uma vez por todas.”
A mensagem chega numa semana marcada pela fuga do candidato derrotado, Flávio Bolsonaro (PL), para os Estados Unidos, e pela divulgação de uma carta golpista em que o senador inicialmente se apresentava como presidente eleito, contrariando o resultado reconhecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e até pelo PL.
Lula abriu o áudio com uma brincadeira sobre a estrutura do canal, que reuniu milhões de apoiadores na reta final da campanha: “Boa tarde ao Exército do Lula e do Janones, porque aqui tem marechal e general ao mesmo tempo”. O presidente também prometeu manter a mobilização depois da eleição. “Estarei fazendo uma live com meu amigo Janones, porque nós não vamos deixar de trabalhar para o nosso Exército ficar cada vez mais atento, cada vez mais forte e cada vez mais vitorioso”, disse.
Janones havia anunciado uma live com participação do presidente para esta quinta-feira, mas a transmissão foi adiada pela rouquidão de ambos, devido a desgaste e esforço vocal na reta final da campanha eleitoral.

