Uma semana após a vitória histórica de Lula (PT) nas eleições presidenciais, a União Nacional dos Estudantes (UNE) realiza, neste domingo (1º), a mobilização nacional intitulada “Brasil com S”. As manifestações acontecem em 11 estados do país e no Distrito Federal.
Os atos são uma resposta às declarações do candidato derrotado, Flávio Bolsonaro (PL), que questiona o resultado eleitoral. A mobilização, além de celebrar a vitória de Lula, também denuncia e condena os ataques sofridos pelos povos indígenas após o resultado das urnas. Segundo a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), ocorreram mais de 30 denúncias de violência contra indígenas desde a eleição.

Para Camila Moraes, secretária-geral da UNE, os acontecimentos registrados após o resultado eleitoral reforçam a necessidade de manter a mobilização permanente.
“Hoje também deve ser um dia de luta e denúncia aos ataques e ameaças que a extrema-direita segue representando ao povo brasileiro, como estamos vendo, com os ataques aos povos indígenas, trabalhadores e estudantes, numa clara intimidação política. Por isso, acho fundamental que sigamos em estado permanente de mobilização, ocupando as ruas e, principalmente, nos organizando politicamente”, afirmou ao Brasil de Fato.

Mobilização.
A presidenta da UNE, Bianca Borges, participa do ato na Praça Roosevelt, na capital paulista. Em publicação nas redes sociais, ela também ressaltou a importância da mobilização permanente para garantir a continuidade do governo Lula e condenou a violência contra os povos indígenas após o resultado eleitoral. “Nos reunimos também para denunciar os graves casos de violência política, inclusive contra comunidades indígenas”, afirmou.
A mobilização “Brasil com S” ocorre neste domingo em Maceió (AL), Manaus (AM), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), São Luís (MA), Belém (PA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), Brasília (DF) e Maringá (PR).


