Os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e da Venezuela, Oliver Blanco, realizaram uma reunião bilateral na Espanha na terça-feira (3). O encontro ocorreu paralelamente aos trabalhos da 30ª Cúpula Ibero-Americana em Madri. A atividade marcou um passo importante na retomada do diálogo institucional e no fortalecimento das relações diplomáticas entre as duas nações sul-americanas.
Durante a conversa, Vieira convidou o colega venezuelano para uma reunião em Brasília, convite aceito prontamente, ainda sem data definida. O objetivo do futuro encontro na capital brasileira é reativar as comissões mistas de cooperação que estavam paralisadas, além de avançar na assinatura de novos acordos bilaterais de integração.
“Os ministros discutiram a situação na Venezuela, inclusive as iniciativas de reconstrução após os terremotos ocorridos em junho último. Trataram também da retomada de temas de interesse comum, como as relações comerciais e a cooperação amazônica. Vieira convidou o chanceler venezuelano a realizar visita oficial ao Brasil para retomar o tratamento da agenda bilateral entre os dois países. O convite foi prontamente aceito por seu homólogo”, escreveu o Itamaraty, em nota.
O Ministro Mauro Vieira e o novo Chanceler da Venezuela, Oliver Blanco, mantiveram reunião bilateral hoje em Madri, à margem da XXX Cúpula Ibero-Americana. pic.twitter.com/yKvqvtcoQP
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) November 3, 2026
Além do fortalecimento de iniciativas voltadas para a conservação da Amazônia e para o desenvolvimento sustentável, os diplomatas avaliaram estratégias para dinamizar o fluxo comercial e otimizar o transporte de mercadorias na fronteira comum.
“Daqui de Madri, analisamos oportunidades para aprofundar nossas relações bilaterais, fortalecer o intercâmbio comercial e ampliar a cooperação em matéria de proteção da Amazônia e desenvolvimento sustentável, em benefício de ambos os países”, publicou o chanceler venezuelano em sua conta na rede social X.
Sostuvimos un encuentro bilateral con el ministro de Relaciones Exteriores de Brasil, Mauro Vieira, a quien transmitimos las felicitaciones de la presidenta. E @delcyrodriguezv al presidente Luiz Inácio Lula da Silva por su reelección.
— Oliver Blanco (@OliverBlanco) November 4, 2026
Desde Madrid revisamos oportunidades para… pic.twitter.com/JjfKQHrMQc
Segundo a chancelaria venezuelana, o ministro Oliver Blanco ainda transmitiu as saudações da presidenta venezuelana em exercício, Delcy Rodríguez, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por sua reeleição.
O encontro bilateral é mais um passo na reaproximação diplomática entre os dois países após um período de distanciamento. A relação foi afetada anteriormente pelo não reconhecimento brasileiro do resultado eleitoral venezuelano de 2024 e por divergências sobre a entrada do país no Brics.

