A comunidade da Bonja, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, vai receber a primeira etapa do projeto Residência Vielas – Arte e Inclusão Social, nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19). A iniciaitva é promovida pelo Vielas Espaço Cultural, de Caxias do Sul, e busca valorizar a diversidade e promover transformação social por meio da arte e da educação.
A programação acontece no Centro de Educação Ambiental (CEA) e inclui duas oficinas: Arte com Sucata, ministrada pelo artista plástico Andrigo Martins, e Música, conduzida pelo produtor musical e rapper Nego Dinóia, ambos de Caxias do Sul. As demais oficinas estão previstas para ocorrer entre outubro e dezembro, voltadas a crianças, jovens e educadores sociais do CEA, conforme disponibilidade e interesse dos participantes.
“A Bonja foi escolhida por sua história de luta e resistência, que dialoga diretamente com a trajetória das favelas de Caxias do Sul. Queremos criar pontes, aproximar territórios e mostrar como a arte pode ser um caminho para a transformação social”, afirma Catiuscia Xavier, voluntária do Vielas Espaço Cultural e assistente de produção do projeto.

Além das atividades inaugurais, a etapa de Porto Alegre prevê mais cinco oficinas voltadas a jovens e educadores: Tranças Afro, com a trancista Geórgia Rosa; Graffiti, com a artista visual Sabrina Souza; Fotocerâmica, com a mentora de projetos criativos Carol Biberg; Produção de Vídeos com Celular, com o cineasta Gustavo Spolidoro; e Arte e Inclusão, com a arte educadora e consultora em acessibilidade Patrícia Rangel. Todas as oficinas são gratuitas e oferecem certificado de participação.
A expectativa é que mais de 200 pessoas sejam impactadas diretamente ao longo dos 12 meses de execução do projeto, que seguirá em 2026 no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz, em Caxias do Sul. O ponto alto será o Festival Residência Vielas, previsto para maio ou junho do próximo ano.
Na cidade da Serra gaúcha, as atividades serão voltadas a professores e estudantes da rede escolar, com reserva de vagas para crianças e jovens da comunidade. A participação será mediante inscrição em formulário eletrônico, que será divulgado próximo ao início das oficinas.