No conto “A Roupa Nova do Rei”, publicado em 1837 pelo escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, dois homens enganam o rei vaidoso dizendo terem tecido uma roupa invisível para os tolos. Para não querer parecer ignorante, tanto o rei quanto seus súditos fingem estar vendo a roupa. Ao sair vestido com a “roupa” nova, enquanto todos seguem calados, uma criança grita: – o rei está nu!
Os atuais membros da comissão que escolhe o prêmio Nobel da Paz são: Jørgen Watne Frydnes, Asle Toje, Anne Enger, Kristin Clemet e Gry Larsen. Dentre os membros cabe destacar que eles vão desde um acadêmico de clara orientação de direita em política externa, outro membro de uma organização de liberdade de expressão do norte global, outros dois políticos de orientação conservadora e uma com ligação histórica com setor progressista, atualmente, gerente de uma holding.
Ao que parece, todos/as com aquele típico olhar característico do norte global e seus referenciais universais. A América Latina continua sendo vista com exotismo, a eles/as não interessam se aprofundar com responsabilidade nas análises políticas desde o sul. Dos seus pontos de vista noruegueses (e particulares), do centro de sua estabilidade econômica e política, para não dizer da pressão que estão submetidos, apontam o virtuoso e o indecoroso para se receber um prêmio sobre a paz. Uma paz em abstrato, ou pior, viciada por suas vivências e relações sociais.
Viver as contradições dos problemas latino-americanos, grande parte deles provocados pelos países do Norte Global, não é uma opção para este tipo de Comitê. A Venezuela da premiada María Corina Machado, curiosamente, é um típico país com a história recheada de desestabilizações democráticas e golpes de Estado, patrocinadas por Estados do Norte Global.
Aos membros do Comitê norueguês, não interessa a vontade e os interesses soberanos do povo venezuelano. Mais do que isso, não interessa a eles a história da premiada María Corina, bem conhecida por estas bandas de cá. Contemos algumas:
– Não interessa se ela apoiou em 2002, um Golpe de Estado fracassado, que retirou o presidente legítimo Hugo Chávez por 48 horas da presidência, assinando um manifesto (que pregava o fechamento do Congresso e a destituição da Suprema Corte) reconhecendo o golpista Carmona como presidente autoproclamado;
– Não interessa, se ela seguindo as orientações dos Estados Unidos no primeiro mandato de Trump, em 2019, tenha apoiado e feito pressão como líder da oposição venezuelana para o reconhecimento de outro “presidente” autoproclamado, ou seja, sem mandato, chamado Juan Guaidó;
– Não interessa se ela esteja inabilitada eleitoralmente na Venezuela desde 2014 (pena de 15 anos, segundo a legislação) pela ocultação de ativos que deveria ter declarado, e mesmo assim tenta concorrer a eleição em 2024, sabendo que estaria impedida, com o intuito de mera desestabilização das eleições presidenciais;
– Não interessa que ela instigue e apoie as graves sanções econômicas há anos, que fragilizam economicamente, empobrece o povo venezuelano e aumenta o fluxo migratório do seu país, aos moldes do que defende o filho de Bolsonaro para o Brasil;
– Não interessa que ela seja defensora da intervenção militar de outro país (Estados Unidos) no seu próprio país (Venezuela) violando frontalmente a soberania e o respeito às fronteiras;
– Não interessa se ela apoia o genocídio do povo palestino, e estimulou intervenção no seu país, firmando contrato de cooperação com o partido Likud de Israel, liderado por ninguém menos do que Netanyahu.
Esta é a atual premiada do Nobel da Paz de 2025.
É dever de qualquer latino-americano dizer em alto e bom som, que o prêmio Nobel está nu. Sob o manto da noção liberal de democracia, a comissão impôs ao mundo, goela abaixo, o prêmio a uma cidadã antidemocrática de extrema direita, unindo-se a ela na naturalização das violações à soberania dos países latino-americanos em pleno século XXI.
A expressão “o rei está nu” significa que uma verdade óbvia, mas até então ignorada ou escondida, foi finalmente revelada — geralmente uma verdade incômoda, mas uma verdade. Todos sabiam, mas ninguém ousava dizer. Com María Corina foram queimadas as roupas e os reis juntos.

