Raúl Antonio Capote

Mestre em Relações Internacionais e História Contemporânea, escritor e jornalista do Granma Internacional. Também é professor de História de Cuba da Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana, foi durante anos o agente Daniel dos serviços de inteligência cubana. O jornalista é autor de vários artigos e dos livros “El caballero ilustrado” (novela), “Juego de Iluminaciones” (contos), “El adversario” (novela) e “Enemigo” (testemunho), também publicado no Brasil com o título “Inimigo: A guerra da CIA contra a juventude cubana”.

O relógio do juízo final: uma crônica sobre a banalização do Apocalipse

No audio source provided.

Uma ativista acena com uma bandeira cubana a bordo da embarcação Maguro -- simbolicamente renomeada "Granma 2.0" em homenagem ao iate usado pelos guerrilheiros de Fidel Castro para lançar sua revolução em 1956 -- que chega do México com ajuda humanitária como parte do comboio Nuestra América, atracando no porto de Havana em 24 de março de 2026
Embarcação Maguro, que viajou do México com ajuda humanitária para Cuba em março de 2026 | Crédito: Yuri Cortez/AFP

O Relógio do Apocalipse foi ajustado para 85 segundos antes da meia-noite

O dia amanhece em Havana com aquele sol turvo que anuncia tempestade; ligo o rádio a pilhas enquanto preparo o café da manhã – hábito adquirido nos dias de apagão – e a notícia paira no ar como um mau presságio: o Relógio do Apocalipse foi ajustado para 85 segundos antes da meia-noite.

Fico por alguns instantes com a colher no ar, suspensa entre a xícara e o açúcar; são 85 segundos, ou seja, nada, apenas um suspiro, o tempo que um religioso leva para fazer o sinal da cruz antes de atravessar a rua.

Mas então tomo o café, folheio o resto do jornal e sigo com a rotina; a vida continua, e ali, nesse gesto tão humano de normalizar o que deveria nos aterrorizar, reside o verdadeiro perigo da nossa era.

Vivemos cercados de ameaças sem nos abalar, enquanto as grandes potências reduzem perigosamente o limiar da dissuasão nuclear.

Enquanto escrevo estas linhas, os Estados Unidos e Israel se preparam para atacar instalações nucleares iranianas sem que a comunidade internacional consiga emitir uma condenação firme.

O extraordinário em tudo isso não é que isso aconteça; o surpreendente é que recebamos isso com a mesma emoção com que consultamos a previsão do tempo ou lemos os resultados do beisebol ou do futebol.

Assim, a frieza burocrática, essa linguagem de trâmite administrativo das elites que governam o planeta, aplicada ao fim do mundo, é, talvez, o sintoma mais inequívoco de nossa época.

A indústria do medo, entretanto, está lucrando à grande; a construção de abrigos particulares disparou 200% desde 2022, e os bunkers de luxo proliferam como cogumelos, equipados com chuveiros antirradiação, paredes de concreto e aço e reservatórios de água potável para resistir por meses.

O custo dessas modernas arcas de Noé oscila entre 150 mil e 350 mil euros na Europa; os cientistas, no entanto, se apressam em desmascarar essa fantasia. Brooke Buddemeier, do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, lembra que, após uma explosão nuclear, uma pessoa tem apenas 15 minutos para buscar proteção contra a chuva radioativa.

A realidade é que os bunkers subterrâneos não protegerão as pessoas. Devemos investir na prevenção da “proliferação nuclear”; no entanto, as pessoas preferem acreditar na salvação individual em vez de na responsabilidade coletiva.

Mas a realidade é bem menos fotogênica: os especialistas concordam que, mesmo que alguém conseguisse se refugiar a tempo, o chamado “inverno nuclear” levaria à ruína a agricultura mundial e condenaria os sobreviventes à fome, às epidemias e à violência extrema.

A imprensa ocidental, entretanto, vem disseminando a ideia perigosa de que uma guerra nuclear é apenas mais uma forma de conflito, mais um degrau na escalada bélica, como quem passa do facão para o fuzil e do fuzil para o míssil.
Essa “normalização” do apocalipse é, talvez, a vitória mais perversa da indústria de armamentos: fazer com que a destruição total nos pareça, simplesmente, inevitável.

Há alguns anos, o cineasta japonês Ryusuke Hamaguchi estreou um filme que não tinha nada a ver com a guerra atômica, mas que, no fundo, falava da mesma coisa: de como as feridas não cicatrizam se não forem nomeadas, de como o silêncio corrói a alma.

Talvez aconteça algo semelhante conosco em relação à ameaça nuclear: ficamos tão calados, nos acostumamos tanto com sua presença invisível, que nem mesmo a percebemos mais.

Na madrugada em que corrigia estas linhas, espreitei pela varanda; o bairro estava calmo, um cachorro cor de caramelo balançava a cabeça preguiçosamente na calçada, e o céu começava a tingir-se daquele azul profundo que antecede o amanhecer.

Pensei nos meus netos, pensei nas crianças de Hiroshima, carbonizadas em um instante enquanto brincavam nos pátios das escolas; lembrei-me da frase que Albert Camus escreveu no dia seguinte àquela primeira explosão: “A civilização técnica acaba de atingir seu maior grau de selvageria”.

Já se passaram muitos anos, mas o relógio continua sua contagem regressiva, imperturbável, enquanto tomamos café e folheamos o jornal, como se nada estivesse acontecendo.

**Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil de Fato.

Editado por: Vivian Virissimo

|

Newsletter