Brasil de Fato

Uma Visão Popular do Brasil e do Mundo

No encalço dos megaeventos esportivos, documentário alerta que “o país está em jogo”

O perigo anunciado pelo filme é que por trás dos jogos há especulação imobiliária, despejo de comunidades, violência social, entre outros











Foto: Reprodução



1º/10/2012

Vivian Fernandes,

De São Paulo, da Radioagência NP

Cena do documentário mostra a cidade do Rio de Janeiro - Foto: Reprodução

Percorrendo as comunidades do Vidigal, Vila Autódromo e Providência, a Zona Portuária e o Maracanã, no Rio de Janeiro, o documentário “Domínio Público” alerta que “o país está em jogo”. Erra quem pensa que a Copa do Mundo de 2014 trata apenas de futebol. O perigo anunciado pelo filme é que por trás dos jogos há especulação imobiliária, despejo de comunidades, violência social, entre outros.

Realizam o filme, de forma independente, os cineastas Fausto Mota, Raoni Vidal e Henrique Campos. Na obra estão relatos de moradores, debates e conflitos dos atingidos pela Copa. Também entrevistas com o professor universitário e pesquisador sobre megaeventos Carlos Vainer, o deputado estadual Marcelo Freixo e o deputado federal Romário.

O documentário procura investigar “para onde estão indo os bilhões de reais investidos” na Copa do Mundo e nas Olimpíadas. Para os cineastas, está “claro que grande parte desse dinheiro sairá dos cofres públicos e servirá para enriquecer um grupo restrito de empreiteiros, políticos, bancos e empresários”.

Ainda em formato de mini-documentário, os idealizadores pretendem que a obra vá a fundo na investigação e seja ampliada para um filme longa-metragem. Para isso, eles se baseiam no formato colaborativo de financiamento, no qual qualquer pessoa pode fazer sua doação ao projeto, através do site catarse.me/dominiopublico.

Domínio Público from Paêbirú Realizações on Vimeo.