Brasil de Fato

Uma Visão Popular do Brasil e do Mundo

#Panelaço A Cidade é Nossa #GlobalNoise acontece sábado pelas ruas de São Paulo

No dia 13 de outubro será realizado um panelaço mundial; na capital paulista, o tema será a especulação imobiliária, com concentração a partir das 10h na favela do Moinho; trajeto inclui Ocupação Mauá, Ocupação São João e Edifício Martinelli








do Ocupa Sampa


Em 2011, o mundo foi surpreendido com uma explosão simultânea e de rápida disseminação de protestos com reivindicações específicas de cada região, mas com formas semelhantes de luta e consciência. A dimensão foi global: queda das ditaduras na Tunísia, no Egito, na Líbia e no Iêmen, greves na Espanha e na Grécia, revoltas nos subúrbios de Londres, ocupações contra o setor financeiro nos Estados Unidos, manifestações no Chile…

A ideia de ocupar o espaço público se espalhou e um ano depois, estamos realizando outro chamado global pedindo por mudanças. Vamos às ruas mostrar que a luta continua e que nossas vozes não foram – nem serão – caladas. Vários movimentos ao redor do mundo se juntaram e planejaram o evento 13o (lê-se “treze ó”) #GlobalNoise. Assim, no dia 13 de outubro de 2012 será realizado um panelaço mundial. A manifestação é um símbolo de esperança e unidade, com base em uma grande variedade de lutas por justiça e igualdade, garantindo que, juntos, podemos ser a mudança que queremos ver no mundo.

Em São Paulo, nossa pauta será a especulação imobiliária. A bolha da especulação aumenta cada vez mais e vemos os que se levantam contra essa realidade ficarem sem moradia. Favelas são queimadas sem explicação, ocupações sofrem reintegrações constantemente, crescem os despejos e realocações de comunidades historicamente organizadas – situações que ocorrem em áreas de futuro investimento financeiro.

Nos organizamos para fazer barulho e chamar a atenção para o tema. Com panelas, caçarolas e latas, sairemos às ruas pelo verdadeiro direito à cidade. As mortes – principalmente nas periferias – causadas pela polícia, a luta dos índios Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, a luta contra as obras no Santuário dos Pajés, em Brasília, e Belo Monte em Altamira, também serão questões lembradas.

A concentração para o panelaço será na Favela do Moinho (comunidade que já passou por dois incêndios, o primeiro em 22 de dezembro do ano passado e o segundo no último dia 17), às 10h, onde faremos um piquenique e uma oficina de cartazes. A saída será às 14h. Seguiremos para a Ocupação Mauá, Ocupação São João, Edifício Martinelli, e terminaremos o protesto no Vale do Anhangabaú, com uma aula pública/roda de conversa.

Acompanhe a página do evento no Facebook: http://www.facebook.com/events/507176699312201/?fref=ts

Trajeto 13o #Panelaço A Cidade é Nossa #GlobalNoise:

A)Moinho - R. Dr. Elias Chaves - Santa Cecília
Cruzar Al. Eduardo Prado até Av. Rio Branco
Av. Duque de Caxias


B) Ocupação Mauá - R. Mauá, 240 - Santa Cecília
Rua dos Protestantes
Rua Gen. Couto de Magalhães
Rua do Triunfo
Av. Ipiranga

C)Ocupação São João Av. São João, 588
Rua Dom José de Barros

D) Edifício Martinelli ocupação Av. São João, 35 – Sé
Rua Líbero Badaró

E) Anhangabaú: Viaduto do Chá