Brasil de Fato

Uma Visão Popular do Brasil e do Mundo

Ativistas organizam evento que reforça apoio à Palestina

Objetivo é construir apoios para o Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Iseael (BDS). Charge de Latuff em que se lê "Comprando produtos de Israel está financiando o aparthied"








Da Redação

O boicote a Israel e o apoio à luta da Palestina ganha novo fôlego internacional no mês de março. Em todo mundo será realizada a Semana contra o Apartheid de Israel (Israeli Apartheid Week – IAW). O evento acontece em várias cidades do mundo há nove anos e, segundo o site oficial, busca aumentar a consciência das pessoas sobre as políticas de apartheid em Israel contra os palestinos e construir apoios para a campanha de Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Iseael (BDS).

Assista (em inglês) a convocatória do evento

No Brasil, a Frente da Palestina da Universidade de São Paulo (USP) planeja atividades entre os dias 11 e 15 de março, como mesas de debates, exibições de filmes, palestras e oficinas culturais. Na Europa, as ações da IAW estão ocorrendo desde 25 de fevereiro. Na Palestina, estão programadas atividades para as datas de 8 a 15 de março. Nos Estados Unidos e Canadá, as ações acontecem de 4 a 8 de março e na África do Sul, de 11 a 17 de março.

No último ano pelo menos 210 cidades participaram da Semana contra o Apartheid. Ainda de acordo com o site, qualquer um poder contribuir com a semana, planejando atividades em cidades ou escolas, por exemplo. Basta enviar um e-mail para [email protected].