Jornal Micuim - Edição #4 - Porto Alegre - Dezembro 2020

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Suprimento de Humor

Edição #4 Porto Alegre Dezembro 2020

A gente procura sarna pra se divertir

Leia e espalhe nossa 3a edição

: S E U Q S A V R A O G Ç D A E T S I V ENTRE

É O S O T I E P S E R S “D E ” O I E M O D E M MEU NO Aroeira, impiedoso Entrevistaço com s te n a rn e v o g e s o c ti lí o p com

VADE-RETROSPECTIVA GRATIDÃO A BOLSONARO

HOMENAGEM A MARADONA OS DISFUNCIONAIS DO ANO E A TERCEIRA QUERELA Edição especial de fim de ano: 20 páginas de graça e azedume

olhas

Se gostar, re

ra outras b p e ss a p r, ia d o e S . a lh o b passe pra sua

E BECK RUSGARAI | ALEXANDR UR CARLOS IT ÃO AD OR PI Z | BRAULIO TAVARES | O CADA VE EN DE OR OR M M TH M BE UI | IC TT AR M NE O TIME DO ANELLI | FRAGA | GILM AYRTON CENTENO | BE TO | A AN IR M O OE BI AR | FA | N AY SO M IS | LAFA SÓ | ESTELA ALLAN SIEBER | AL R VASQUES | ERNANI KO | KAYSER | LAERTE AR GA M ED | A S TI RE KA | UI O SQ EL D M VI CA LO DUNLOP CASTELO | DA RERO | JOTA VERISSIMO | MARCE LLI | JOSÉ ROBERTO TO DO ZE AN AZ RN GU FE | IS AR LU | LM N GI | FRAGA LUCAS LEVITA ÁUDIA | PIETRO C DESCHEEMAEKER | PEDROSO | POMBA CL LU | O S ND ER LA NI OR LI | | S T RA AS VE NC N LA ERTI | VECENTE | SOLDA | TUTE | UB IO GOULART | MAURE MICUIM #1 GO ÁR IA M | NT NI SA | RA A SA OR M AS O M MARIANA TO ALT | RENZ | RAFAEL SICA | RENA ÊA RR CO EL FA RA | HO QUIN


EDITORIAL

As pessoas tinham que parar de ser egoístas e começar a fazer tudo o que eu quero. (@aperteoalt)

MUITO OBRIGADO, BOLSONARO

Queremos agradecer a ele por ter mostrado a verdadeira mediQueremos agradecer ao Bolsonaro, de todo coração, os muitos da dos gordos de caminhonete, como são chamados na intimidade serviços prestados à pátria amada, Brasil. Antes de tudo, queremos agradecer a ele por ter mostrado a os homens do agronegócio. São santos, nada menos. Santos que verdadeira medida das Forças Armadas. Não que a gente não sou- militam numa guerra sagrada contra os chineses, esses comunas besse ou suspeitasse. É que Bolsonaro não só deu a medida exata comedores de ninhos de andorinha. Também militam em outra como desenhou – e com um talento pra botar o Picasso no chine- guerra sagrada: o direito de transformar o país numa imensa lalo. Apenas a turma dos dois neurônios não percebe agora que as voura de soja para alimentar os porcos desses comunas comedores de ninhos de andorinhas. A monocultura é Forças Armadas existem para desfilar no dia nosso destino, garantem os brasilianistas com sete de setembro e proteger a família BolsoLuc Descheemaeker mal contida satisfação. E quem somos nós, vinaro, incluindo aí os agregados. No mais, é ra-latas da gema, pra pôr em dúvida a autoriconferir o soldo. dade intelectual dos brasilianistas? Queremos agradecer a ele por ter mosQueremos agradecer a ele por ter mostrado trado a verdadeira medida da elite brasileia verdadeira medida da indignação da classe ra. Claro, a gente já sabia, mas muito classe mérdia. Rachadinha, dinheiro na bunda, laranmérdia ainda acha que o problema brasileiro jais de todo tipo e os lucros pornôs dos bancos é o povo – é pobre por preguiça, é ignorannão merecem panelaços, o escambo de estate por ter nascido burro e criminoso por ter tais lucrativas por alimentos tipo banana não o banditismo nos genes há gerações. Mais merece camiseta amarela, cidades entregues à uma vez, ao receber apoio para desmontar milícia sócia de políticos não merecem cartazes os restos em estertor do nosso esboço de dena Paulista. A indignação só é acionada pela semocracia e doar de uma vez por todas o país nha nada secreta inculcada profundamente no a banqueiros e multinacionais, Bolsonaro inconsciente dos imbecis por escolas sem pardesenhou com ácido o perfil da elite: cruel, tido e por uma imprensa dedicada à liberdade cínica e insaciável. Mais, Bolsonaro criou o de se expressar a favor dos interesses de seus hino da elite brasileira: que fazer diante do anunciantes, que não se distinguem dos seus, caos? Ora, mais caos, mais miséria, mais of course. Melhor que isso nem o cachorro de mortes e então entoar, com a mão no peito e um tio meu. Basta você dizer PT ou comunisos olhos no infinito: “E daí?” mo, ele rosna e mostra os dentes. Queremos agradecer a ele por ter mosQueremos agradecer ainda por ele ter trado a verdadeira medida dos evangélicos. mostrado a verdadeira medida do governo Não é que não soubéssemos que tratam de esconder seu parentesco com os símios, como quem vira as costas brasileiro. Sua alegre submissão aos gringos é a sinceridade em àquele tio inconveniente. Não é que não soubéssemos que preci- tamanho natural. Outros presidentes, como FHC, não perdiam sam ser alfabetizados porque não entenderam nada do único li- a pose ao abaixar as calças e ficar de quatro. Mas pra que pose vro que folheiam, a Bíblia. Ao dar poder a eles, ficou evidente que nessas alturas da escravidão? É isso aí, Bolsonaro, chega de hipoDeus está em toda parte, menos em decisões governamentais. Vai crisia. Você teve a coragem de gritar I love you enquanto disponiver, Deus deu um chega pra lá porque não quer responsabilidade bilizava as hemorroidas tupiniquins. Enfim, graças ao Bolsonaro, pode-se dizer que o Brasil rasgou a nenhuma sobre o que idiotas atolados na Idade Média fazem em fantasia, que botou seu bloco na rua, que saiu do armário. Eta nóis! Seu nome.

ECCE MICUIM

ENTRAMOS DE FÉRIAS

VOLTAMOS EM MARÇO

Carrapato é a vovozinha. Só porque são confundidos com os filhotes dele não quer dizer que sejam da turma dos ixodídeos e argasídeos, reles ectoparasitas. Micuins são do clã trombiculídeo. Como a própria palavra indica, também não são parentes da anta nem do elefante: não é o nariz deles que tem a forma de tromba. São conhecidos ainda como vermelhinhos ou amarelos, mas sem ter olho puxado ou sofrer de esquerdopatia, pelo menos em grau muito avançado. Se você gosta de piquenique em capoeiras e de rolar na grama com sua gata, em épocas secas, cuidado. Os micuins estão atrás de sua pele – e andam aos milhares. Os micuins dão nome a este suprimento porque, como os humoristas, são seres quase microscópicos e suas picadas causam coceiras tenebrosamente ardidas. Agora, ao contrário dos picados pelos micuins, os poderosos podem até achar graça na picada dos humoristas e, como Freud explica, sentir algum prazer obscuro. Por isso a ideia dos trombiculídeos da casa é outra: causar coceira em você. Sim, você. Pra que se mexa, porra. O Micuim, símbolo deste incômodo jornal, precisava duma cara. Graças ao Uberti, sagaz cartunista do nosso time, o Micuim ganhou o retrato-falado mais expressivo que o bicho poderia ter.

Micuim – Suprimento de Humor do jornal Brasil de Fato RS - Edição #4 Porto Alegre Uma publicação mensal movida a maus ventos, piores eventos e baixos proventos. CONSELHO EDITORIAL Katia Marko, Fraga, Ayrton Centeno, Carlos Castelo, Hals EDITORES Katia Marko e Fraga REDATORES Ayrton Centeno, Carlos Castelo, Ernani Só, Fraga, José Roberto Torero, Marcelo Dunlop, Mário Goulart, Renzo Mora, Katia Marko PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Marcelo Souza

COLABORADORES Alisson, Edgar Vasques, Gilmar Fraga, Kayser, Lancast, Luis Fernando Verissimo, Orlando Pedroso, Rafael Corrêa, Rafael Sica, Santiago, Solda, Uberti, Vecente CONVIDADOS Adão Iturrusgarai, Alexandre Beck, Allan Sieber, Aroeira, Benett, Beth Moreno Braulio Tavares, David Squires, Estela May, Fábio Mantoanelli, Guazzelli, Jota Camelo, Laerte, Lafa, Liniers, Luc Descheemaeker, Lucas Levitan, Mariana Massarani, Mauren Veras, Pomba Cláudia, Pietro, Quinho, Renato Alt, Tute

www.facebook.com/Jornal_Micuim | www.instagram.com/Micuimhumor | Twitter: @MicuimHumor | www.brasildefators.com.br Jornalista responsável: Katia Marko (DRTRS7969) | Todos os direitos reservados © 2020

#2 MICUIM

Eu não guardo rancor, feito aquele sujeito que me prejudicou 12 anos atrás. (@aperteoalt)


CHARGE

A vida anda tão difícil por aqui que meu sonho é ir para a Europa. De Júpiter. (@aperteoalt)

RISCO NACIONAL

Benett

Chargistas: o exército que usa armas de uso exclusivo das forças de inteligência.

Alisson

Lafa

Solda

Rafael Corrêa

Benett Gilmar

Kayser

Rafael Corrêa

Solda

Quinho

Procurei na astrologia um planeta pra culpar por esse nosso inferno astral. Encontrei. É a Terra. (@aperteoalt)

MICUIM #3


PAUTAS

Me respeita que eu sou da época que contra fatos não havia argumentos. (@aperteoalt)

TEXTOU dinos, meio Meio latinos, meio la estiver certa. paladinos. Se a conta

Ayrton Centeno

TODOS OS CARECAS SÃO DEMÔNIOS

A Terra não é redonda, o Sol gira em torno dela e não o inverso, o nazismo é de esquerda e a humanidade descende de Adão e Eva. São ideias aceitas por milhões. Ainda explicam que a vacina chinesa traz um chip que permite aos chinas controlarem nossas mentes. Quem levar a fincada se converterá num dependente de yakisoba, trocará de carro por um Chery e entrará no cheque especial comprando bobagens no Alibaba. Será melhor morrer de covid. Há temor que tanto entretenimento murche no ano que vem. Como o show não pode parar, sugerimos algumas novas prováveis descobertas no campo da ciência. Não somos nenhum Arthur Clarke, um Ray Bradbury ou um Ernesto Araújo entre outros magos da ficção-científica mas batemos a nossa bolinha. É o seguinte: 1) Todos os carecas são demônios enrustidos. Foram punidos pela ira divina para nos ajudar a reconhecê-los mas, burros que somos, não atinamos ainda. O que explica a profusão de comunas como Lênin, Gandhi, Foucault, Sebastião Salgado, Bruce Willys e Guardiola. 2) Todos os personagens da Disney querem destruir a

#4 MICUIM

família cristã. Tio Patinhas financia as FARCs, Elsa é lésbica, Cinderela ataca a monarquia e Bela é chegada ao bestialismo. 3) Todos os esquerdopatas sugam das criancinhas uma substância que lhes dá vida eterna. E depois as devoram. Ôpa, esta última já existe. Perdão leitores. *Jornalista

Carlos Castelo

CARTA AO MINISTRO DA ECONOMIA

Senhor Guedes, Tomei conhecimento de uma lista onde Vossa Excelência separou dezenas de jornalistas, influencers, artistas e outras categorias de formadores de opinião nomeando-os seus detratores. Foi com dor no coração que não vi entre eles meu nome. Notei até a presença do irmão do Lucas Netto dentre seus maiores críticos (e vamos combinar que considerá-lo seu detrator é como acusar o Pocoyo de conspiração internacional). Peço, em assim sendo, uma urgente e necessária revisão na referida listagem. Se a ideia é ser um Quarto Reich é preciso fazer direito. Não adianta querer pagar de nazista fazendo serviço de ponta de rua. Por favor, mais Mussolini, menos Jânio Quadros. Nomeiem o gado nos empregos públicos, mas deem nome aos bois justamente. Mandei inbox a Vossa Excelência com todos os meus artigos anti-establishment, meu currículo mais recente, dados pessoais. E, completando, que já acabou o meu carinho, meia dúzia de palavrões contra essa lama que chamam de sua administração de finanças públicas. Se não for suficiente, posso gravar um vídeo mostrando

a bunda na frente do Ministério. Sugiro, no entanto, que tentemos entrar antes num acordo, evitando assim radicalizações. Minhas nádegas são mais cabeludas do que as mentiras que Vossa Excelência conta todo dia. Mal-intencionadamente, CC *Jornalista e humorista

Ernani Ssó

QUALIDADES MASCULINAS

Putin elogiou as qualidades masculinas do bozo. O bozo se sentiu desvanecido, coisa, cá pra nós, meio gay. Mas estranhei por outro motivo: achava que as qualidades masculinas do bozo jamais seriam vermelhas. Machões de todo o mundo, uni-vos. Nada tendes a perder, fora as pregas. É isso? Sem fronteiras, sem ideologias? Mas, convenhamos, Putin tem razão. São muitas as qualidades masculinas do bozo. Pra começo de conversa, a linguagem de mictório, a argumentação de motorista em brigas de trânsito, as piadas tipo dois neurônios, as multas por excesso de velocidade. Mas Putin devia estar pensando na linha política. A implosão de um país exige muita testosterona, como não? Ou xingar de mariquinhas 170 mil mortos, fora os parentes vivos, não é coisa de macho? Ou compartilhar rachadinha com milicianos não é a medalha de honra da coragem? Agora, na linha sexual, Putin também tem razão. Na adolescência, segundo confessou em programa de tevê, o bozo comia galinhas – não por via oral, bem entendido. Disse também que outros meninos, mais espertos que ele, comiam cabritas. Não, isso não é um

limite nas qualidades masculinas. Nada mais masculino do que se não tem tu, vai tu mesmo. Depois de despachar quatro filhos, o bozo deu uma fraquejada e botou uma menina no mundo, única mácula numa extensa lista de qualidades masculinas. Com argúcia, Putin percebeu o detalhe que matiza a pinimba: é preciso grandes qualidades masculinas para estar satisfeito com a autoria de quatro idiotas, sendo que um é apontado pela Justiça como líder de organização criminosa, outra esplêndida qualidade masculina. Bom não esquecer que o bozo ainda tem a chance de se redimir da fraquejada. Basta dar boa educação à filha, tornando-a um exemplo de submissão às qualidades masculinas. *Escritor e tradutor

Fraga

NO FUNDO DO FUNDO DO FUNDO DO FUNDO

No fundo, no fundo, todo cheque é sem fundos. No fundo de qualquer gaveta tem outra gaveta, muito mais profunda. No fundo do mar, o abismo se abisma consigo mesmo. No fundo da memória imobiliária, as casas tinham fundos. No fundo das fendas, há frestas para outras profundezas. No fundo, os fundilhos não terminam ali. No fundo dos sofás há gente que se afundou e nunca mais foi vista. No fundo, até as coisas mais rasas têm a sua incalculável fundura. No fundo das tumbas, múmias de órbitas fundas contemplam as partes mais curtas da eternidade. No fundo das redes busca-se

uma profundidade maior para o futebol. No fundo dos mais fundos poços de elevadores se acumulam vertigens das alturas. E no fundo bem fundo dos poços, a caçamba passa sede. No fundo das coxias, depois que o teatro se afunda na escuridão, nem as sombras contracenam. No fundo do inafundável Titanic afundou-se o mito da tecnologia perfeita. No fundo da fundição, numa fornalha metafísica, fundem-se o tudo e o nada. No fundo das covas da covid cavou-se o túmulo do ministério da saúde. E no fundo do buracão onde o meteram o Brasil tem outro Brasil subindo pelas paredes. * Jornalista e humorista

Mário Goulart

PORQUE VOTAMOS NO BOLSONARO

Espero haver tempo ainda de esclarecer isso daí. Não era pra escolher o cara mais sem-noção, aloprado e fascista do país? Foi nessa eleição que entrei. Lembro que perguntei, antes, se não dava pra votar mais de uma vez, como quando a gente votava pra estudante mais bonita. Não era pra escolher o mais preconceituoso, violento e antediluviano exemplar de político sobrevivente? Foi nessa eleição que votei, depois de selecionar o pior representante entre os mais racistas, homofóbicos e misóginos. Não era pra votar em quem iria nomear os piores gestores desde 1.500? Na Educação, um que não soubesse português. Na Economia, um bambambã de Chicago, que leria três vezes Keynes no original antes de ferrar os trabalhadores na primeira. No Meio Ambiente, aquele que, extasiado, assistiria a queimadas e desmatamentos declamando “A porra da árvore”, poema seminal de seu líder. E assim por diante. Não era essa a eleição? Putz, por que não nos avisaram? *Jornalista e escritor

Me respeita que eu sou da época em que a gente podia ser apartidário. (@aperteoalt)


Trabalhe com o que você gosta e em breve você não vai gostar de mais nada. (@aperteoalt)

MISTUREBA

Aroeira

HEMORRÓIDAS, AME-AS OU DEIXE-AS

AYRTON CENTENO

Todos sabem que 2020 foi pródigo em grandes momentos da língua nacional, esgrimidos pelo nobre Bolsonaro, espadachim da retórica. Lembram a “gripezinha”, o “E daí?”, o “Não sou coveiro”, o “Ela queria dar o furo” e demais êxtases. Mas esqueceram do nirvana, aquele instante em que a última flor do Lácio desabrochou expondo todo o seu esplendor. Não seria justo com os pósteros que o ano terminasse sem esse registro para a eternidade. “Os caras querem a nossa hemorróida!” proferiu o chefe da pátria amada naquela conferência de sábios no Palácio do Planalto em 22 de abril. Está nos anais. Assim, arremessou num arrabalde da História o desembarque de Cabral e seus lusos 520 anos antes. Com a frase, Bolsonaro ombreia com potências oratórias como Martin Luther King, Lenin, Mandela, Hitler, este seu presumível predileto. Naquele instante, a narrativa nacional foi dividida em AH e DH. Antes e depois das hemorróidas. Não acreditam? Se você entrega as hemorróidas, o que restará para entregar? É imprescindível defendê-las dos aventureiros até o último suspiro. Elas são o “No pasarán” redivivo, reciclado e trocado de lado. Se alguém – o STF, por exemplo – pedisse a apreensão das hemorróidas seria gesto de altíssimo risco institucional. Algo “inacreditável”, como certamente protestaria o general Heleno. Porém, a nossa volta ainda vagam cegos e alienados, bradando contra o colapso da nação. Dizendo que o governo já repassou o Pré-Sal, a Embraer, a base de Alcântara, um pedação da Petrobras e quer entregar mais. Coitados, não percebem como tudo isso é efêmero. Não compreendem onde reside, de fato, a última trincheira da soberania. Saem perseguindo quimeras, esquecendo-se do Santo Graal. Mas tão logo o mito profere a frase nascida para o mármore vem o complemento: “Os caras querem a nossa hemorróida! A nossa liberdade!” Como não atinar com a afinidade entre “hemorróidas” e “liberdade”? Para celebrar o advento, deveríamos alterar os símbolos nacionais. “Hemorróida, hemorróida/ Abre as asas sobre nós” cantaria-se o Hino da Proclamação da República. E o Hino Nacional: “E o sol da hemorróida, em raios fúlgidos/ Brilhou no céu da pátria nesse instante...” Alguns estados poderiam se unir à inovação patriótica, caso de Minas, onde o novidadeiro Romeu Zema também seria sensível. Trocaria o arcaico latim da sua bandeira por “Hemorróidas ainda que tardias”, gesto que todos aplaudiriam. O passo seguinte nessa jornada seria resgatar as palavras de ordem da Idade de Ouro (1964-1985) que frequentavam os adesivos de então e, mesmo com uma gambiarra, adaptá-las a este luminoso 2020. Algo como “Ninguém segura essas hemorróidas” ou “Hemorróidas, ame-as ou deixe-as”.

Adão

Aroeira

BOLSONARIZAR – VERBO TRANSTORNATIVO DIRETO FRAGA

Solda

Não adianta: enquanto não vier o impeachment, o deprimente da república não sairá das nossas vidas. O Bozo não influencia só fanáticos seguidores, já se intrometeu no cotidiano até de quem o detesta ou ignora. Basta ouvir o que brasileiros verbalizam: a partir das suas inclinações, vêm as declinações. Bolsonarizar – O mesmo que barbarizar, estupidificar, desumanizar. Cuidado comigo, senão bolsonarizo – O mesmo que eu faço e aconteço, numa tradução mais virulenta. Ontem bolsonarizamos até tarde – Era meu aniversário e reuni amigos. O vizinho reclamou do som mas metemos o pé na porta dele e pudemos festejar na madruga. Eles bolsonarizaram por 25 km – Percorreram a cidade em carreata com buzinaço por conta de uma fala presidencial contra direitos humanos. Tu bolsonariza todo aquele que cativas – Leitor que faz uma releitura do livrinho O Pequeno Príncipe, com versão doutrinária. Ah, bons tempos quando se bolsanarizava a toda hora, em qualquer lugar – Idoso saudoso da tortura e da ditadura, recluso por ser de grupo de risco. Nós que nos bolsanarizávamos tanto – Outro nostálgico, que ia em cambada ver filmes do Rambo e outros astros truculentos. Se a gente não bolsonarizasse, que vida sem graça seria né? – Filosofada entre reaças, racistas e homofóbicos. Bolsonarizaria tudo outra vez, se preciso fosse, meu horror – Bolero de Gonzaguinha atualizado para 2020. O segurança bolsonarizou o cliente – Agressão contra um consumidor de supermercado, loja ou outro estabelecimento. Bolsonarizante – Adjetivo comum, tão comum que já virou sinônimo de animalizante. Etc.

Precisamos ter uma conversa sobre vocês não estarem prontos pra essa conversa. (@aperteoalt)

MICUIM #5


DESTAQUE DOSSIÊ

Em 2020 a astrologia mostrou que não devemos olhar o futuro através da astrologia. (@bethmoreno)

nais Eis os campeões nacio ivo, do desempenho negat e da do estímulo ao atraso e. improdutividade peren uniu Nunca um governo re raiu tantos imbecis, nem at Esta tantos simpatizantes. im é a galeria que o Micu 2021. espera não repetir em AYRTON CENTENO /

DISFUNCION

Nome: Mourão Nascimento: Era cenozóica Natural: Prússia Atividade: Biscate de vice Mourão não é mouro como sua graça e tez propagam. É ariano, do ramo nórdico, apesar de sua cabeça de coco seco. Revolta-se com a ideia do Brasil ser um país racista, apenas porque, dia sim outro também, polícia e assemelhados matam negros em supermercados, delegacias, viaturas, botecos, ruas, praças e avenidas. Acha besteira existir 13º. salário, que chamou de “jabuticaba”. Na sua ideia, casa comandada por mulher é “uma fábrica de desajustados”. Há quem chame o general de “gorila”, uma total impropriedade. Se assim fosse, saberia mais sobre o habitat de um parente próximo seu, o mico-leão dourado. Postou foto do mico para desmentir as queimadas na Amazônia mas o primata vive apenas na Mata Atlântica. Pagou um mico.

CARLOS CASTELO

Nome: Luciano Huck Nascimento: Berço de Ouro Natural: Jardim Botânico Atividade: Apagador no campo de centeio Eleitor de Bozo, amiguinho de Aécio e peixinho de Guedes, Luciano Huck nem tem mais tempo de curtir seu iate de R$ 30 milhões. É um barquinho de quatro pisos, com 4 suítes, 2 cozinhas, academia e toboágua. Tão chinfrin que nem paga imposto. Não usa seu jatinho financiado pelo BNDES e nem usufrui sua mansão em Angra dos Reis construída irregularmente mas que outro amigão, o ex-governador Sérgio Cabral, ajeitou para tudo ficar numa boa. Acontece que Huck, coitado, passa o tempo todo no Face e no Insta, apagando as fotos em que aparece com seus parças Aécio, Joesley, Temer, Bozo, Geddel, Pezão, Crivella, Russomano, Moro, Junior Durski, Maníaco do Parque, Joseph Goebbels, Benito Mussolini, Augusto Pinochet, Nosferatu, Gengis Khan...

Nome: Osmar Terra Plana Nascimento: 1921 Natural: Cloroquinópolis Atividade: Cobaia Após chamar a atenção da comissão julgadora do Nobel de Medicina ao prever com precisão cirúrgica o total de mortos da covid-19 no Brasil, Osmar Terra Plana acoxambrou-se com o coronavírus. Mas foi de propósito. Apenas para demonstrar a arrasadora eficácia do ozônio retal. Declarou que as aplicações não apenas o curaram mas o rejuvenesceram e abriram-lhe as portas para novas sensações. Dado o sucesso, decidiu percorrer o Brasil levando a Boa Nova. Quer converter os incréus & machos cis convencendo-os de que as aplicações não geram dependência. Mandou fazer um enxoval de calças sem fundilhos para facilitar as demonstrações em praça pública.

#6 MICUIM

Nome: Senador Chico Rodrigues Nascimento: 1881 Natural: Vereda das Guanxumas Atividade: Cofrinho 24 horas Se faltava motivo para os Bolsonaros deixarem de mexer com dinheiro vivo, não há mais. A proeza coube ao senador Chico Rodrigues, do DEM, de Roraima, seu décimo partido. Deu-se depois que a PF flagrou sua excelência com uma maçaroca de cédulas enfiadas no rabo. Desde então, ocorreu forte tendência inibitória do hábito de contar dinheiro lambendo o dedo à moda Bozo. Não se sabe ao certo quantos guarás Rodrigues enfiou no fiofó. O certo é que, diante da cruel ameaça predatória ao canídeo, a buzanfa senatorial cumpriu o lindo e meritório papel de protetora da vida silvestre. Só nesse gesto acolhedor fez mais do que o ministro Salles em dois anos. Parabéns. O Greenpeace agradece.

Nome: Mário Frias Nascimento: 1964 Natural: Playmobil de Cima Atividade: Brado retumbante Menino do Rio, calor que provoca arrepio, o subministro da subcultura Mário Frias senta-se no trono de Disfuncional do Mês com todas as honras, a pompa e a circunstância que sua personalidade ímpar exige. Eclipsou colossos que o antecederam no cargo como Roberto Heil Alvin e Regina Pum Duarte. Mas lhe custou sangue, suor e lágrimas. Vilmente atacado por aquela criatura bobinha e imunda, Frias suou frio, teve uma crise de choro e cortou os pulsos. Mas só um pouquinho que não pode ver hemoglobina senão desmaia. Ator shakespeariano, não se sentia tão ultrajado desde que foi rejeitado para interpretar uma cadeira num episódio do Chaves. Parabéns, Mário. Você merece. Mas não deixe que o fracasso lhe suba à cabeça.

Disfuncional do Ano Horse-Concours Luc Descheemaeker

Nome: Messias R$ 0,99 Nascimento: Priscas eras Natural: Caverna de Altamira módicos Atividade: Genocídios a preços sias Bolsonaro Mes Monarca do Absurdistão, Jair editárias: Fiher ias itan cap dividiu seu reino em Quartelisão, aist esp Bov o, listã lhostão, Evange monia, har em tão, Ratustão e Miliciastão. Viviam aço ped o e exig que , agora ameaçada pelo Centrão maior do reino. e resultante de Bolsonaro é o mais notório espécim ana: o Homo hum m age um desvio genético da linh versidade da Uni à a itad cred é burrus. A descoberta prou de QueiCornualha, no Reino Unido, que com arca brasimon roz as bolsinhas de colostomia do ra correm ago s tista cien lis e estudou seu DNA. Os . ade anid hum a ar salv contra o tempo para dieta do da ive Suspeita-se que a aberração der coletar e car pes r, caça Homo burrus. Incapaz de de nto eme excr de nas ape e frutas, alimentava-s da. mer r só fala mamutes, o que levou a espécie a

Em 2020, os pessimistas foram promovidos a profetas. (@bethmoreno)


Vim do futuro pra dizer que não tem. (@bethmoreno)

NAIS DO ANO Nome: Não Vai Ter Nagelstein Nascimento: Não registrado Natural: Chocadeira de Mussolini Atividade: Desalentado Ala fresca! Enfim, o Rio Grande Velho Sem Porteira, emplaca uma de suas cacholas fulgurantes entre os Disfuncionais do Ano. É Não Vai Ter Nagelstein, ex-quase-prefeito e quase ex-vereador de Porto Alegre. Vavá, chamá-lo-emos assim (obrigado, Michel), já fechou uma mostra de charges ao ver que uma delas mostrava Bolsonaro lambendo as botas de Trump. Era excesso de realismo. Depois, fez a dancinha da covid, debochando dos falecidos e quebrou a internet. Sua última façanha foi esculachar a bancada preta da nova Câmara. Ainda gritou aos quatro ventos que era o único candidato de direita e que os demais eram “50 tons de vermelho”. Fez 20 mil votos. Um milhão de comunas votaram nos outros.

Edgar Vasques

Nome: Sérgio Quiamargo Nascimento: 1887 Natural: Círculo Polar Ártico Atividade: Galerista Convocado pelo chefe supremo, Quiamargo aceitou deixar sua Lapônia natal para visitar o curioso país chamado Brasil. Para não dar Palmares à palmatória, foi logo botando ordem na casa. Descobriu que a galeria dos afrodescendentes fora usurpada por suecos e noruegueses. Estavam lá Gilberto Gil, Martinho da Vila, Elza Soares, Paulo Paim e outros nórdicos. Era demais. Indignado com tanta audácia, jogou sua cabeleira loura para trás e mandou tirar os retratos dos intrusos. Em seu lugar, colocou imagens de Hermeto Paschoal, Sivuca, Marylin Monroe, Angélica e Xuxa.

Subdisfuncionais do Ano

Nome: Bispo Crivella Nascimento: Período paleozóico Natural: Furna dos Crentes Atividade: Santo homem O criacionista Crivella criou muita encrenca na prefeitura do Rio, tanto que os deputados quase lhe deram um pé na bunda. Salvou-se do impíti mas não do bota-fora promovido pelos eleitores no dia 29 de novembro, quando o devolveram aos braços do titio Regredir Maiscedo, papa auto-consagrado da Igreja Universal. Crivella escreve e, o que é pior, também canta. No seu livro Evangelizando a África, o coisa querida diz que os gays tem “conduta maligna”, que a Igreja Católica é “demoníaca”, que o espiritismo não presta e as religiões afro abrigam “espíritos imundos”. Também chamou João Dória de “viado”, ao que o governador paulista respondeu “Sai pra lá, bobinha!” Nome: Sérgio Moro Nascimento: In vitro/data ignorada Natural: Langley/Virgínia Atividade: Gnomo Quem acredita em duendes, acredita em Sérgio Moro. Ele é um deles. Sua obra começou na Lava-Jato e terminou na bozocracia. Foi sepultado com todas as honras no cemitério dos heróis nacionais em Arlington/USA. Mas para muitos fãs ele, a exemplo de Elvis, não morreu. Ainda surge para certas pessoas, aquelas dotadas de poderosa força mediúnica. Daltan Dallagnol já declarou que Moro costuma aparecer a sua frente quando acorda de sonhos molhados. Nas madrugadas insones do Jardim Botânico, os irmãos Marinho se acostumaram a vê-lo levitando sobre os arbustos. Merval e Bonner se abraçam soluçando, Renata os consola. “Calma, gente. Ainda temos o Huck”.

Nome: Ricardo Salles Nascimento: 1755 Natural: Terra do Fogo Atividade: Ministro do Medo Ambiente Salles ameaçou processar o Micuim por não ter recebido a comenda de Disfuncional do Mês. “Deram pro Frias, aquele bobão, e pra Sara, aquela sirigaita, e pra mim não!” enervou-se. “Só porque eu não sei quem foi Chico Mendes? Ou porque ia gastar 100 milhões num satélite que já tinha? A AGU vai pra cima de vocês. Me aguardem”, avisou o Tocha Humana. Covardes que somos, valentemente decidimos homenageá-lo pelo conjunto da obra, sobretudo, casaco e pulôver a destruição de área igual a 3,4 milhões de campos de futebol no Pantanal. Coisa de piromaníaco aprovado com louvor na escola Nero de Labaredas. O cara é fogo.

Decidi fazer regressão para visitar uma vida passada e permanecer lá. (@bethmoreno)

DESTAQUE DOSSIÊ

Edgar Vasques

Nome: Sara Winter, vulgo Sara Giromini Nascimento: 1939 Natural: Não-Me-Toque, RS Atividade: Embaixatriz da Gestapo Os bárbaros não tinham nenhuma compaixão em seus ataques ao império romano. Visigodos cortavam uma das mãos dos bebês. Hunos espetavam crianças em lanças. Teutões trancavam mães e filhos pequenos em celeiros, depois ateavam fogo. Suevos assavam recém-nascidos em fogueiras. A sanguinária Sara Winter, no entanto, não fica atrás dessa galera. Divulgou todas as informações sobre o paradeiro de uma menina de 10 anos, grávida do próprio tio, aos fariseus das redes sociais. Pelas consequências de seus atos cruéis, merecia ser empalada pelos ancestrais da sua estirpe.

Nome: Véio do Havaí Nascimento: 1945 Natural: Circo Orlando Orfei Atividade: Clown Foi resultado de uma paixão arrebatadora entre um palhaço e a mulher-bala de famoso circo: Véio do Havaí nasceu no picadeiro entre um pontapé na bunda do pai e um canhonaço da mãe para divertir a plateia. Seguiu a carreira de ambos ao vestir roupa de palhaço e fazer apresentações bombásticas. Mas, entendendo que fazer palhaçada debaixo da lona era pouco, decidiu viajar e fazer o país todo rir, inclusive seu ídolo Olavo de Carvalho, que o chamou de Zé Carioca antes de mandá-lo à merda. O grande sonho do Véio do Havaí era ser vice do Bolsonaro. Não rolou. Uma pena. Daria barrigadas de riso.

MICUIM #7


MISTUREBA Pietro

2020 foi um ano que vislumbrou na vacina uma injeção de ânimo. (@bethmoreno)

Jota Camelo

Aroeira

INVENTOS BRASILEIROS CARLOS CASTELO É muito interessante essa invenção brasileira, a máscara de queixo. Sei, ao mesmo tempo, que há uma grande crítica, inclusive por parte da comunidade internacional, sobre o uso do artefato. Contudo, nós sabemos que a Ciência pode ser um 2 + 2 = 4, mas a vida não é. A existência é um mistério tão imenso que nem grandes pensadores como Paulo Coelho e Romero Britto, ainda conseguiram dissecá-la em suas geniais criações. Diante desta

premissa, pergunto: e se o povo brasileiro tiver descoberto intuitivamente que o vírus ataca pelo queixo? Como ficará a cara da OMS? Lembremo-nos, como dizia Michel Temer, que estamos aqui por uma série de evoluções concebidas desde o homem primitivo até hoje. Havia metodologia científica no período da Pedra Lascada? Mesmo assim, o Homem chegou até 2020. Quantas máscaras de queixo não teremos

Lafa

Aroeira

inventado em nossa gloriosa saga? Extinguimo-nos, por acaso? Não! Alguns poderão até dizer que, devido a invenções estúpidas do passado, milhões de seres humanos morreram. Sim, é verdade. A catapulta sozinha, durante seu período de testes, deve ter eliminado metade da população da Itália. No entanto, gerou o canhão, que hoje elimina metade da população mundial. Não é um avanço? Portanto, amigos, não olhemos

as iniciativas espontâneas da massa com olhares preconceituosos. Vamos dar uma chance à máscara de queixo brasileira, e um basta ao nosso velho complexo de vira-lata. O Brasil pode, sim, ter geniais e notáveis senhores do saber, como o astronauta Marcos Pontes e o médico Osmar Terra. Afinal, como apregoa nosso Líder Máximo, “todo dia morre gente, eu também vou morrer, vai fazer o quê, porra?”

Benett

AYRTON CENTENO O ANO DO BOI GORDO Os chineses estão certos em algumas coisas como chutar a bunda do Trump ou puxar a orelha do bozoboy embaixaburguer – mas não estão com nada em outras. Vejam só o caso do tal calendário chinês. Muito tempo atrás, Buda chamou todos os animais para uma reunião mas só 12 apareceram. Então, para homenageá-los, criou um horóscopo atribuindo cada ano a um dos bichos que prestigiaram o papo. Desde então, gente no Brasil inteiro quer saber qual é o bicho do ano que vem porque, dependendo dele, os 365 dias seguintes serão assim ou assado. Tremenda roubada. No Brasil, não é o bicho que define o ano mas o inverso. Querem ver?

#8 MICUIM

Em 1954, no lance china, o bicho foi o cavalo. Nada a ver. Aquele ano foi o do suicídio do Getúlio, levado à morte pelo golpe em armação e por Carlos Lacerda. E qual o apelido de Lacerda? Corvo! 1954 deveria ser o Ano do Corvo no Calendário de Pindorama. Outro exemplo: 1960 no horóscopo chinês foi o Ano do Rato. Mas quem se elegeu em 1960 foi Jânio Quadros. Logo, deveria ser o Ano do Gambá. E 1964? Pros amigos orientais, foi o Ano do Dragão. Nada mais falso. Todos sabemos que foi o Ano do Gorila. Aliás, chutando o balde dos chineses, todos os 20 anos seguintes continuariam a ser dos gorilas. Tivemos que chegar a 1985 para

mandar os primatas embora. Foi o ano do Sarney. Ou seja, o Ano dos Marimbondos de Fogo. Tudo errado. Quando Lula se elege, em 2002, é o Ano do Cavalo. Errado de novo. É o Ano do Lula ou, como quer a direita, o Ano do Molusco. Já 2016, o do golpe, surge como o Ano do Macaco. Bem, considerando-se aquela desinteria grupal do impíti na Câmara dos Deputados e as performances simiescas, os chinas, enfim, acertaram uma. Mas, como 2017 foi o Ano do Galo, meteram o pé na jaca uma vez mais. Recuperaram-se em 2018. Foi o Ano do Cão. E cão, para desapontamento dos amantes de pets, é sinônimo de besta, belzebu, maligno,

tinhoso, sujo, cramulhão, chifrudo, ele, capeta, capetão... Veio 2019, Ano do Porco, e a galera amarela gabaritou novamente. Considerando-se os episódios do golden shower e do avião presidencial com 39 quilos de cocaína além de outras porcarias, fez sentido. E 2020 foi o Ano do Rato. No Calendário de Pindorama seria Ano do Gato por conta das rachadinhas, milícias, micheles, wassefs, queirozes e flávios. E 2021 o que nos reserva? Para os chinas, será o Ano do Boi. Humm, será o Ano do Gado? Tomara que não. Vamos torcer para que seja o Ano do Boi Gordo porque de vacas magras basta 2020. Ufa!

De queimadas na Amazônia a pandemia de Covid-19. 2020 foi realmente um ano de tirar o fôlego. (@bethmoreno)


Veja pelo lado positivo: Vamos entrar 2021 mais treinados. (@bethmoreno) No Brasil, a pior das hipóteses nunca é hipotética. (Fraga)

ENTREVISTAÇO

E S O N R E V O G O “ FINGE DE IDIOTA R E D N O C S E A R A P QUE É IDIOTA”

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i/24 Foto: Ederson Casartell

asil de Bolsonaro , mais uma cena do Br dia da ca a , lar ce pin A arte de ista por excelência nato Aroeira no cron Re iro ne mi o ou rm fo ges nosso trans Mas plasmar em char . os em viv e qu os nh e já passou dos tempos medo caso do cartunista qu No . to ra ba i sa o nã o horror cotidian ça apareceu sob s redações, a cobran tra ou e É to Is a, Di O o, invopor O Glob e processos, inclusive s de re s na s ue aq at nal, 35 anos a forma de ameaças, i de Segurança Nacio Le a ia, ár rit to au ria da Justiça, cando uma velha . Obra atual do ministro iou cr a e qu a ur ad dit após o fim da falou de tudo. ia de conversa, Aroeira me e ra ho Em a. nç do pitalisAndré Men ião ao fracasso do ca lig re da , mo nis mi fe Da luta de classes ao rança. mo, de terror e de espe

Fraga - Tens a noção que és o artista que mais usa contundência? Tens uma corrosão a teu serviço e atinges os teus alvos de uma maneira como ninguém atingiu até hoje. Pega no cerne, onde dói mais em cada um. Tens plena consciência desse alcance da tua arte? Aroeira - Têm alguns chargistas que são realmente muito eficientes ou contundentes: a Laerte, a turma da Folha, o Montanaro, um craque também. Esses meninos do Sul, o Santiago, Vasques, e a turma toda. São

craques. Gosto do Dahmer, do Coimbra. Gosto dessa mistura de cartoon/filosofia e charge que a Laerte faz hoje em dia. A consciência que tenho é que a charge cumpre um papel importante hoje nessa movimentação social. Desde muito cedo fui aprendendo, como chargista, a respeitar quem apanha. Perderam a graça para mim piadas sexistas, homofóbicas e racistas. Fui tendo noção do que era a vida, que era uma pessoa branca, heterossexual, cisgênero, de classe média. Tem muita graça fazer piada

Uma certeza já temos. 2021 será um ano ímpar. (@bethmoreno)

com o opressor. A charge surge durante o Iluminismo. Os desenhos eram parte do pacote. Começa tomar a sua forma. Ela já nasce batendo. A charge sempre teve um grande papel. A religião hoje é algo que não pode ser criticado. A maior parte das religiões, por mais bondade que tenham, costumam ser opressoras, sexistas, homofóbicas, castradoras. Não posso mais criticar isso. Você pode ser decapitado, apanhar na rua ou ser processado. Fazer charge passou a ser assustador para quem faz. Ayrton - Já fostes ameaçado? Aroeira - Muitas vezes. Ayrton - Virtualmente ou pessoalmente? Aroeira - Virtualmente, judicialmente e pessoalmente. Ayrton - Com foi a pessoal? Aroeira - O cara chega e fala assim em um lugar onde eu tocava (NR. – Aroeira é saxofonista): ‘Esse negócio que você está falando é perigoso para você. Quem fala o que quer, sofre o que não quer’. Era uma ameaça. E coisas similares por mensagem. Acusam o Charlie Hebdo de ser islamofóbico... Ele é islamofóbico, como é também cristofóbico e judeufóbico.

Eles (a turma do Charlie) detestam as religiões. Fizeram charges sobre tudo, todas elas, da forma mais escrachada. Eu não faria. Mas são franceses e tem um histórico enorme aí atrás de anticlericalismo e tudo mais. Quando estourou o negócio do processo, minha gastrite foi parar nas orelhas. Nunca melhorei desde então. Acho engraçado, como diz o Chico Caruso, “brigar com a piada”. Parte da esquerda muitas vezes reclama. Se eu fizer charge, por exemplo, criticando a liderança do Hamas, provavelmente vou ser criticado dentro da esquerda. E sou um comunista roxo, de carteirinha (risos), trotskista de raiz... Ayrton - Por falar em crítica, ameaça e censura,

a questão que apareceu naquela charge do Bolsonaro com o Netanyahu, que formavam uma suástica, está resolvida ou houve apelação? Aroeira - Está resolvida porque o Ministério Público nem aceitou a denúncia. Uma outra charge do Bolsonaro com a suástica, eu ganhei em primeira instância, mas eles apelaram. Não sei como está. Ayrton - É a da cruz vermelha transformada na suástica? Aroeira - Não. Essa é da Lei de Segurança Nacional. Essa outra era do Bolsonaro candidato ainda. A cruz virava uma suástica. Ele era uma suástica, os braços e as pernas. Aí começava a rolar

“Quando estourou o processo, minha gastrite foi parar nas orelhas” MICUIM #9


ENTREVISTAÇO DOSSIÊ

No Brasil as coisas sempre aconteceram assim, só que agora é com a janela aberta. (@BraulioTavares)

“Nunca achei que o governo sequer tivesse inteligência para ser diversionista”

e eu perguntava ´ninguém vai parar isso?´ Ninguém parou. Olha aí no que deu. Décadas atrás, quando Bolsonaro era ainda um tenente imbecil expulso do exército, deu entrevista para a Veja dizendo que ia explodir um quartel. Era como se o cabo Anselmo casasse com o Hulk, os dois tivessem um filho e virasse aquilo. Desenhei ele como um Estupidossaurus bolsonaurus, a maior besta que já caminhou sobre a face da terra, um dinossauro enorme de coturno. Stela - Tens 66 anos, começastes a desenhar com 17 e transitastes ali pelo período da ditadura militar. Te sentes mais inseguro do que aquela época? Aroeira - Comecei mais cedo, lá pelos 16. Nem sabia que era para me sentir tão inseguro na outra ditadura. Me sinto muito inseguro agora, mas poderia ter me sentido inseguro naquela época se eu tivesse noção do perigo. Aquela construção toda do Iluminismo, a empatia que a literatura criou, tudo aquilo, aqueles anos, séculos disso, quase desapareceram. A gente está agarrado a restos. Há muitas causas. É a naturalização de coisas absurdas como a exploração, desregulamentação, esse escambau todo que os anos 1970/80 viram: Thatcher, Reagan... A desconstrução da ideia de que o outro é importante.

Agora a gente tem que construir isso de novo. No meio da pandemia ficou evidente também o limite. Estava claro com a questão ecológica e agora com a questão da saúde. Assim mesmo, você olha para os resultados das eleições e pensa: será que a gente tem tempo para fazer o juízo entrar de volta na cabeça das pessoas? Kátia - Já que estamos falando de eleição, em 2018 fizestes uma charge que bombou nas redes. Era o Aécio Neves se maquiando e virando o Luciano Huck. Então, a gente vê nas eleições municipais um fortalecimento dessa direita centrista, o dito centrão, mais do que o bolsonarismo. Está se construindo isso para 2022? Aroeira - O Aécio é grosseiro, disparou um processo e foi engolido. Não foi preso, que é uma coisa milagrosa. Huck não desistiu do negócio. Estava conversando com meu sobrinho, que é historiador, menino de esquerda, humanista, e ele fala, ‘A verdade é que a população, a história, as instituições, são todos conservadores, no geral’. Só empurrando, esclarecendo e durante situações revolucionárias, de opressão extrema, condições objetivas raras, em que tudo vai naquela explosão. Normalmente é tudo devagar, precisa-se construir. É o momento da gente agora. Estou olhando com mais atenção para as câmaras do que para os executivos. Fraga - Queria voltar para a charge. Qual é a dificuldade em eleger a charge que importa fazer naquele determinado dia? Aroeira - É difícil. Nunca achei que o governo sequer tivesse inteligência para ser diversionista. Nesse sentido, é difícil escolher qual das grandes bobagens, quais das aparentes cortinas de fumaça, que algumas não são, algumas são - é o governo fingindo de idiota para esconder o fato de que é idiota... A Damares é uma ministra que eu aprendi a respeitar no sentido da periculosidade dela. Ela é um dos eixos de sustentação ideológica do governo com essa catequização e essa mão em um ministério tão sensível. O Salles, por méritos próprios, é um assassino, um devastador, um incendiário. Minha escolha é pegar o chefe geral e vou tentando destroçá-lo e mostrar quão ridículo é. Até que

enjôo. Desenhar esse estropício todo dia não dá. Tento variar e pego um dos outros. E, às vezes, sou obrigado a parar e fazer uma homenagem a alguém que se foi do nosso campo. Alguns são assassinados, outros morrem da covid. A reforma da Previdência dos sonhos desse pessoal mata velhos, pobres, professores, músicos, artistas. Mata todo mundo que eles querem matar. Stela - Ainda sobre a eleição. Foi eleito o primeiro quilombola prefeito. A gente teve pouquíssimo crescimento da eleição de mulheres, que ficou em 12%, enquanto a população é 52% de mulheres. Vinte e cinco trans foram eleitos. E, em Belo Horizonte, uma trans foi a mais votada. Tem também a questão negra. Em Curitiba, foi eleita a primeira vereadora negra. Aqui, no Rio Grande do

“LIDERANÇA N LIDERANÇA APRO

Sul, quatro vereadoras negras, mais um negro. Dos candidatos apoiados pelo Bolsonaro, poucos foram eleitos. Dá para interpretar alguma coisa? É disso que tu falas de empurrar um pouco? Aroeira - Sim. Crescemos em qualidade. Tem um empurrão acontecendo que, na verdade, é surfar uma

onda que está acontecendo aqui e no mundo. Liderança não inventa, liderança aproveita a onda. Parte boa da esquerda brasileira está compreendendo o que está acontecendo. Vejo o crescimento da direita organizada em cima do bolsonarismo, também uma boa notícia. Prefiro enfrentar esses caras do que essa horda de loucos. A questão da saúde é uma delas. Amiga de minha esposa trata câncer no SUS e o aviso que

“Será que a gente tem tempo para fazer o juízo entrar de volta na cabeça das pessoas?” #10 MICUIM

O Brasil tá assim pq brasileiro pensa q a culpa é do ano. (@BraulioTavares)


ENTREVISTAÇO DOSSIÊ

O Brasil está cada vez mais cheio de caras que fizeram carreira na economia privada exercendo cargos públicos. (@BraulioTavares) para sair amanhã. Agora não tem esse intervalo. Está acontecendo naquele momento. Publica na rede e o bolsominion vem te ameaçar, o amigo vem te apoiar e começa a briga no seu perfil... Stela - Teve a tentativa de te enquadrar na Lei de Segurança Nacional, que foi essa questão da charge continuada, do crime continuado e depois veio o Vladimir Herzog continuado, que é o prêmio de jornalismo que premiou pela primeira vez 110 (chargistas). Fala da sensação de receber esses apoios da categoria. Aroeira - São duas coisas aí. A organização que me apoiou, a revista Pirralha, já existia antes disso acontecer. Um grupo de 70 e tantos chargistas e chargistos, tinha muita menina e muito rapaz. Quando aconteceu, o Duke (chargista) sugeriu: ´Vamos fazer uma charge continuada. Usa a ideia do Aroeira`. E o Bruno (chargista) organizou, dis-

NÃO INVENTA, OVEITA A ONDA” o médico deu para ela foi: ´Guarda dinheiro pra comprar remédio para dor porque cortaram aqui pra gente`. É horrível saber disso. Me tirou o sono. É preciso entender o que acontece quando há um desgoverno total. Mesmo com um golpista (Michel Temer) no poder, a saúde se administrava razoavelmente dentro das condições objetivas brasileiras. Aí esses sujeitos chegaram lá e destruíram tudo. Ayrton – És um grande cronista gráfico desses tempos tenebrosos que estamos vivendo, especialmente de 2016 para cá. Teu trabalho circula na internet. Já publicastes em jornal, hoje não mais, correto? Aroeira - Não existe mais jornal, quer dizer, o meu jornal está aos trancos e barrancos lá. Ayrton – Quando alguém fôr estudar o Brasil do Bolsonaro ou o Brasil do golpe vai ter que se referir ao trabalho do Aroeira. Qual é o retorno que recebes? Aroeira - Antigamente tinha retorno por carta no jornal. Depois os e-mails. Cansei de ser chamado de desrespeitoso. `O senhor foi desrespeitoso com o seu governador.` Eu respondia: ´Desrespeitoso é meu nome do meio` (risadas). Quando publicava em jornal, desenhava hoje

tribuiu, avisou por email, organizou um site, instagram e tal. Tinha 400 e tantas charges, mas depois, em outra contagem, deu algo em torno de mil. Foi uma noite em que dormi bem. Me senti abraçado, um montão de gente fez escudo humano comigo. Mostrou o enorme tiro no pé que foi a tentativa do governo. O cartunista hoje em dia, publicando na rede, busca sua forma de auto-financiamento, publica as coisas e busca maneiras do público colaborar. É uma evolução sair de

“Vejo ainda na esquerda o machismo, a homofobia...” um jornal de dono e passar para o crowdfunding, onde meu salário, que diminui bastante por conta disso, é pago pelas pessoas que colaboram com os (sites) Jornalistas pela Democracia ou (Brasil) 247, onde publico, ou o Távola, programa (no Youtube) que tenho com o Miguel Paiva, a Regina Zappa e o Sérgio (Sbragia). Quando eu comecei a fazer charge tinha (na atividade) três ou quatro meninas, um negro e dois gays. Hoje é completamente diferente. Na Pirralha, tem uma briga maravilhosa. Um dia, as meninas falaram assim: ‘Vamos sair da Pirralha`. Mas por quê? ‘Sou mulher e não posso ficar em um lugar onde eu sou minoria porque não existe isso. Não sou minoria, ora essa’. Esse tipo de cobrança vem para melhorar muito. A Pirralha é um empreendimento, mas não tem dono. É um coletivo. Não tinha conhecido isso ainda no Brasil. Katia - Temos no Micuim duas páginas que chamamos de ´Querela` dedicada às mulheres cartunistas. Vamos pra terceira edição e já tivemos entrevistas com Bruna Maia, no último número saiu a Fabiane

Langona, a Helô D´Angelo, a Samanta Flôor. No próximo, vamos ter mais três. Como tu estás vendo isso? Aroeira - Só posso ficar muito feliz. Foi mais suave, para mim, a percepção disso. Fui bem treinado desde cedo. Peguei uma geração de companheiras do movimento estudantil que batiam na gente, nos machismos. Vejo ainda dentro da esquerda, na nossa categoria, no jornalismo, o machismo, a homofobia, um certo paternalismo racial e assim por diante. Mas está acabando porque os protagonistas foram ocupar os seus espaços. É melhor do que lugar de fala. É lugar de ação. A pessoa chega lá e faz. Fraga - Uma pergunta técnica: vejo você meio solitário na sua técnica, na sua arte. Você usa muito o computador e os outros usam menos no sentido de misturar fotografia, desenho e usar os recursos. Aroeira - Eu uso isso aqui (mostra), uma canetinha. Desenho com a canetinha em uma superfície que, por impedância, recebe aquele sinal. Essa caneta é sensível para inclinação e pressão. Parece muito com a

No Brasil, se você começar a ser escrupulosamente honesto vai acabar chamando a atenção das autoridades. (@BraulioTavares)

MICUIM #11


ENTREVISTAÇO DOSSIÊ

Eu pagaria uma fortuna pra não ter que viver pensando em dinheiro o tempo todo. (@BraulioTavares)

“Nunca vi tanta arte explodindo como agora” pena de nanquim. Uso muito o computador, uso muito o lápis. Usava coisas como scanner, mas nem isso uso mais. Eu desenho no papel, às vezes, uma coisa, fotografo com o celular e dou o acabamento no computador. Quando eu saio do computador, raramente uso papel e aquarela. É óleo. Vou pintar à óleo. Demora semanas para fazer. É um outro tempo, uma outra maneira. Fraga - E por que você acha que não tem mais gente praticando da mesma maneira? Aroeira - Tem muita gente. Tem o negócio chamado caricaturama na internet. Têm vários concursos de caricatura. São milhares de pessoas concorrendo. Tem também o contrário: você só desenha em papel e tinta durante 30 dias. Faz um desenho por dia, fotografa, escaneia e publica. Nunca vi tanta arte explodindo como agora. A quantidade de Mozart que existe no mundo é inacreditável. Por outro lado, não somos os donos desses meios de produção, algoritmos e redes. O que aumenta a sensação de injustiça. Não sou daqueles caras que acha que a arte piorou. Bendita juventude, cada vez que vem entra e sacode tudo. Katia - Quais artistas gráficos te inspiram hoje? Aroeira - Estão lá no começo da minha vida. São todos quadrinhistas. Era a Marge, que fazia a Luluzinha. Era a autora, ele é que inventou. O Charles Schulz com o Charlie Brown. A Mafalda veio explodir a minha cabeça.

Era mais que a psicanálise do Charlie Brown ou a coisa deliciosa que era a infância da Luluzinha. Depois, o Carl Barks, inventor do Tio Patinhas, o desenhista do mundo Disney, o maior dele. As aventuras do colonialismo que ele desenhou me fascinaram. Contou para o mundo o que era o capitalismo. A gente é que não entende direito porque estava disfarçado sob o traço e roteiros de um gênio. Na caricatura, os irmãos Caruso, (David) Levine, os franceses como (Jean) Mulatier e outros, fizeram também a minha cabeça, até que eu descobri Toulouse-Lautrec. Toulouse era um genial caricaturista. Ayrton - Estamos chegando ao final de um ano ruim por causa da pandemia e da bozodemia que vivemos desde 2018. Ano novo tem aquela expectativa que as coisas vão melhorar. Vão melhorar mesmo? Como desenharias isso, o que simbolizaria isso? Aroeira - Vai melhorar porque estamos lutando para melhorar e nada é de mão beijada. O mundo não está dividido de forma igual e tem um montão de inverdades que viraram pedras angulares, como, por exemplo, o direito à propriedade privada. As próprias lutas de agora e a maneira como o mundo encarou os flagelos Trump e Bolsonaro mostram que há reação. Sou otimista e o que queria desenhar era uma presidente negra no Brasil. Uma presidente negra nos Estados Unidos. Uma mulher negra

comandando os destinos do mundo. Novo começo seria isso, um renascimento. Sou usuário do planeta e os atuais donos estão me dando uma dor de cabeça tremenda. Stela - Assim como o Micuim, sabes que teu sobrenome é da Aroeira brava, dá muita coceira, dá muita inquietude... Aroeira – Eu, jovem, estava tentando achar um nome de cartunista. Tinha 17 anos, estava com o Lor, o Nilson, o Afo e o Dirceu (cartunistas mineiros). Estava lá bolando nome: Real, Renato, Aroeira, Rear, Rela... Então, o Lor disse: ´Você se chama Aroeira. Já tem nome de cartunista`. Stela - Em uma entrevista no Brasil de Fato falastes que o capitalismo não deu certo. Tenho a impressão que boa parte das pessoas não se dão conta disso... Aroeira - Não se dão conta. O pior tipo de escravidão é aquela em que o escravo não sabe que é escravo e ainda acha que pode virar um dos senhores. É o que a gente vive: a ilusão do empreendedor. É mais eficiente do que correntes visíveis. Por outro lado, informação é o olhar. Você olha e enxerga correntes quando começa a se informar. Minha função é explicar para as pessoas porque o capitalismo não deu certo. Sempre que alguém traz esse assunto, vou mostrando. Será que deu certo o sistema onde isso acontece, aquilo acontece? O que acontece no entorno de Los Angeles, naqueles bairros de casas móveis ou de carros? Aí, você vai para bairros de papelão, onde nem (há) casa, nem carro, nem trailer nem nada. As pessoas moram em caixas de papelão. E é lá, nos Estados Unidos, no centro do capitalismo que deu certo, ora essa! Nunca foi tão fácil mostrar que o capitalismo não deu certo por causa da maneira como os gestores agem: salvar o dinheiro primeiro, depois as pessoas. Se salvarem. Todo mundo é dispensável. A forma de enfrentar isso não é a força. Cadê a Sierra Maestra? Cadê o Palácio de Inverno?

Não há nada parecido no horizonte. O que vejo é outra coisa. Vamos ter que explicar porque esse sistema não funciona e está destruindo o planeta, deixando você triste sem nem perceber. A maior parte das pessoas chega em casa e quer morrer e não sabe disso. Quando você faz uma atividade não fordista é que percebe o horror que é a vida de outro jeito. Quando você tem um trabalho desse tipo mecânico não sabe o seu lugar no mundo. Vai para casa pensar bobagem, querer matar o vizinho porque ele é gay ou porque é preto ou porque pegou uma cota na universidade do seu filho que não estuda e não pegou a vaga. Essa é a pior parte do capitalismo. Ele te deixa tão infeliz que você quer matar alguém e acaba matando. Katia - O que achas da proposta de tributar os super-ricos? Aroeira - Tem super-rico que é menos burro do que os outros que já está se propondo se auto-tributar por aí. Sabem que está ficando perigoso. O embate final em uma situação em que você

não para de aumentar a desigualdade é distopia das piores. Um amigo meu português, sociólogo, veio para o Brasil e trabalhou no governo da Benedita, na tentativa de humanizar a polícia: ´Estudo para não ser um cara pendurado em um pensamento do século XIX originário nas contradições do século XVIII, mas qualquer que seja o problema em cima do qual me debruço como cientista social, a culpa é da porra do capitalismo. Não tem outra`. E eu estou terminando minhas conversas desse jeito: a culpa é da porra do capitalismo. E, olha, estou convencendo as pessoas. Katia - Já temos a nossa manchete: “A culpa é da porra do capitalismo” (risadas) Aroeira - A culpa é da porra do capitalismo. E o pessoal ainda vende isso como uma panacéia, essa merda que espoliou todo mundo. Vou fazer para vocês o desenho da Marielle governando o mundo. Vou botar assim, o pessoal pediu para desenhar o desenho que eu queria poder fazer, a Marielle, ou alguém como a Marielle.

“O capitalismo te deixa tão infeliz que você quer matar alguém” #12 MICUIM

Dinheiro é bom, mas dá muita despesa. (@BraulioTavares)


HOMENAGEM DOSSIÊ

Bom mesmo é ser passarinho, que caga voando e canta sem decorar a letra. (@BraulioTavares)

MARADONA

Ídolo genial, enquanto pôde fez gols memoráveis, alegrou estádios, encantou o mundo, jogou com Deus, driblou a vida.

Jota Camelo

Gilmar Fraga

Aroeira

Quinho

Luc Descheemaeker

Benett

Uberti

Lafa

Allan Sieber

Laerte Lucas Levitan

Edgar Vasques

Tute

Liniers

O Céu é perto, mas o ingresso é caro. (@BraulioTavares)

David Squires

MICUIM #13


ATUAÇÃO

Tem gente que prefere dar o pescoço a cortar do que o braço a torcer. (@BraulioTavares)

QUERELA

#3

Katia Marko*

Mariana Massarani Cidadã: Mariana Medeiros Massarani Artista: Mariana Massarani Registro: 57 Natural: Rio de Janeiro Residência: Rio de Janeiro Atuação: ilustradora Colaboração: Ciência Hoje das Crianças e editoras (Darkside, Salamandra, Companhia das Letrinhas, Global, Projeto) Publicações: Nós, os Ets, Mania de Explicação, Banho, Enreduana, Inês, Hermes e as Charlenes etc. Micuim - Quais suas maiores referências nas artes? Mariana Massarini - Hoje em dia tudo que me cerca nessa quarentena: os livros da minha estante, arte pré-colombiana, arte rupestre brasileira, egípcios, Roger Mello, livros da editora Planeta Tangerina, Lenora Carrington, livros infantis. Quentin Blake, Beatrice Alemagna, Kitty Crowther, Kveta Pacovská, Claire Bretécher, Quino, Sempé e Edward Gorey. E a janelinha que é o Instagram! Laerte, Allan Sieber, Fabiane Langona, Luci Sacoleira, Ciça Fittipaldi, Adão e Zebu. Micuim - Quais as principais dificuldades para ocupar um mercado ainda dominado pelos machos? Mariana - Nunca tive esse problema não. Fui trabalhar na arte do Jornal do Brasil em 1988 e em um período que eu era a única mulher. As vezes eles eram uns chatos outras adoráveis. Em alguns dias achavam que eu era a mãe ou a professora primária deles. Sinto saudades da bagunça e das conversas, Aliedo, Lula Palomanes, Liberati e Claudio Paiva. Micuim - A internet facilita para que mais mulheres se assumam cartunistas/quadrinistas/chargistas/ ilustradoras? Mariana - Ajuda todo mundo! É uma farra só, para o bem e para o mal. Micuim - Sucesso e/ou prestígio garantem receber mais grana do que os guris? Mariana - Hoje em dia ilustro mais livros infantis, não vejo diferença de pagamento entre os sexos. Na verdade, a gente tem que saber se valorizar e negociar, escolher bem com quem vai trabalhar, ficar esperto nos contratos e no caso dos livros e álbuns sempre receber direito autoral. Tem uma biografia do Saul Steinberg que mostra como ele lutava que nem um leão para poder ser bem pago e principalmente continuar dono de suas imagens. Micuim - Quanto tempo levou até você sentir que obteve respeito profissional? Mariana - Até hoje ainda recebo propostas tipo: vai-ser-muito-bom-para-a-sua-carreira. Juro. Pedindo desenhos de graça. Se a causa for bacana não me importo em desenhar nada. Micuim - Você é uma das veteranas nas artes gráficas. Como foi iniciar nessa área e quais as diferenças que vê pras mulheres que estão começando nos últimos tempos? Mariana - Amo a liberdade da Fabiane Langona, fala sobre tudinho! Menstruação, relacionamentos, política etc. Caramba, ela é boa demais! Mais moderna e doida que a Claire Bretécher. Nem um pouco chata. Sem o mimimi das outras que andaram fazendo cartum feminino nas gerações anteriores.

#14 MICUIM

Gargalhar, humor, riso, desenho. São palavras masculinas. Rir destemperadamente era só para mulher vulgar. E vulgaridade não garantia casamento. O que por muito tempo afastou as mulheres do humor. Mas nem todas. Algumas foram vanguarda ao rasgar o Manual da Esposa. Mesmo que sob a proteção do pseudônimo. Como a primeira cartunista no Brasil, Nair de Teffé, nascida em 1886, que assinava seus desenhos como Rian (seu nome ao contrário).

O silêncio da no é cruel. Es Chico Caruso ber, é pouco l de Patrícia Ga Mas os tempo e do lar” que solto. E elas s que insiste no

Mauren Veras Cidadã: Mauren Veras Artista: Mauren Veras Registro: 40 Natural: Florianópolis/SC Residência: Viamão/RS Atuação: Ilustradora, cartunista Colaboração: Revista Donna, entre 2017 e 2018, behance.net/maurenveras, maurenveras.com Publicações: Os livros infantis O Cocô Amigo (2018) e A Cidade das Chupetas (2020), ambos publicados pela Much Editora. Micuim - Quais suas maiores referências nas artes? Mauren Veras - Minhas referências mais antigas: Maurício de Souza, Dik Browne, Charles Schulz. Depois, a Laerte, Angeli, Adão... Meu referencial mudou bastante desde que me tornei mãe. Consumo muita literatura infantil, desenho animado e, quanto mais simples o traço, mais me diverte e inspira. Gosto muito da série animada Hilda (baseada nos quadrinhos de Luke Pearson) e até da Peppa (me julguem). Amo demais o trabalho da Eva Furnari e da Mariana Massarani. Micuim - Quais as principais dificuldades para ocupar um mercado ainda dominado pelos machos? Mauren - Minha inserção no mercado é bem recente. Meio que vivo numa bolha embalada pela maternidade, onde as pessoas que mais consomem meu trabalho são basicamente mães e pediatras, psicopedagogas, psicólogas, odontopediatras. Mas há alguns anos, lembro que recebi o comentário “Fulano de tal (cartunista carioca) só diz que gosta do teu trabalho porque quer te comer”. E rola muito disso: parece que o trabalho de uma mulher que faz humor só tem valor quando é validado por um homem. Dá muita raiva. Micuim - A internet facilita para que mais mulheres se assumam cartunistas/quadrinistas/chargistas/ilustradoras? Mauren - Total! Quanta guria boa aí levando seu trabalho adiante por causa das redes sociais? A Bruna Maia publicou pela Cia das Letras, isso é incrível! E se não tem editora pra endossar, tem financiamento coletivo pra impulsionar e realizar, tem a própria rede de seguidores pra fomentar o trabalho. A pessoa só tem que saber como nutrir essa relação artista-público. Micuim - Sucesso e/ou prestígio garantem receber mais grana do que os guris? Mauren - Acho que pra qualquer pessoa só isso não sustenta. Como falei antes, a pessoa tem que se relacionar com o público, entender quem é o público, entender bem qual é o seu próprio produto e saber vender. Micuim - Quanto tempo levou até você sentir que obteve respeito profissional? Mauren - Muito tempo, mas esse sentimento de não ter respeito profissional é inconstante, vem e vai. Talvez seja uma síndrome da impostora se manifestando, não sei. Micuim - Você conta numa entrevista que resolveu voltar a contar histórias a partir da maternidade. Como foi esse processo? Mauren - Eu sempre gostei desse universo de fantasia que permeia a infância e a maternidade, me permitiu entrar de cabeça na ilustração e na literatura infantil. Outra coisa que me dá muito prazer é escrever, eu escrevia e desenhava quando criança. É meio piegas dizer isso, mas ser autora de livros infantis era sonho de infância. Um sonho que foi morrendo com o passar dos anos e com a ideia de que eu tinha que caber na expectativa alheia. Meu trabalho hoje, com 40, foi uma construção bem diversa. A formação em jornalismo e o trabalho com publicidade me ensinaram a comunicar. Há pouco tempo comecei a aprimorar mais minha técnica, estudar mais, coisa que eu não dava bola antes.

Quem tá num barco afundando é capaz até de morder anzol. (@BraulioTavares)


Inexperiente: todo aquele cara que acha que a experiência que tem já basta. (@BraulioTavares)

história em relação ao mundo feministranho pensar que contemporâneas de o e Millôr Fernandes, como Hilde Welembrada. Ou ainda o trabalho ousado alvão, nossa Pagu. os são outros. E apesar do “bela, recatada assombra nossas cabeças, o traço corre se divertem escancarando toda a moral os relegar o espaço privado. Chega de

vassouras, espanadores e colheres de pau. O lápis e o papel são suas armas para ganhar o mundo e contar uma nova história, cheia de graça, cores, odores, sabores e corpos livres. Querela, a nova série do Micuim, vem para romper paredes e mostrar o mundo feminino dos quadrinhos. * Integra o coletivo Querela - Jornalistas Feministas

ATUAÇÃO

HUMOR É COISA

DE MULHER

Pomba Cláudia Cidadã: Cláudia de Rodrigues Borba Borini Artista: Pomba Cláudia Registro: 35 Natural: Porto Alegre Residência: Porto Alegre Atuação: 1) Ilustração, desenhista, criadora de logos, sites e blogs. 2). Cinema: produtora, roteirista, diretora, ilustradora de storyboard. 3) Letras: poeta, professora, escritora, redatora, revisora de textos. Colaborações: Blog Fanzine Kill, O Zine À Margem e o Site Pomba Cláudia (WIX) Publicações: Sem Trégua e Edição de Risco 3, coletâneas da Grafar; Rodolfo Zalla SketchBook Tributo. Micuim - Quais suas maiores referências nas artes? Pomba Claudia - Os desenhos da Disney foram a primeira referência. Depois, na adolescência, gostava de desenhar personagens inspirados nos filmes Braindead e Mars Attack, de Petter Jackson. As ilustrações da Mad também me ajudaram a encontrar estilo. Conheci o trabalho da Mellinda Gebbie em Lost Girls que me trouxe possibilidades de ver e construir meu jeito de desenhar. Além disso, tenho o trabalho das minhas amigas e amigos como uma forte inspiração. Micuim - Quais as principais dificuldades para ocupar um mercado ainda dominado pelos machos? Pomba Claudia - Muitos amigos grafistas comentam que não dominam o mercado nacional, que a arte não é valorizada aqui, e concordo com eles, mas há privilégios de longa data no reconhecimento dos trabalhos de homens. Não acho uma competição rosa X azul, mas algo de artistas passando perrengue somado ao fato de que a crítica sobre o trabalho feito por uma mulher sempre vem mais áspera. Micuim - A internet facilita para que mais mulheres se assumam cartunistas/quadrinistas/chargistas/ilustradoras? Pomba Claudia - Acredito que a internet facilita para todas as pessoas divulgarem seus trabalhos e conhecer novas redes de contato. As redes ajudam a conhecer mais trabalhos e encontrar pessoas com interesses em comum e abre espaço para a diversidade. Micuim - Sucesso e/ou prestígio garantem receber mais grana do que os guris? Pomba Claudia - Não sinto que eu tenha isso. Eu desenho porque é uma necessidade de expressão, não um empreendimento. Mas enquanto houver cartunistas versus cartunistas mulheres, é porque as mulheres estão em balão isolado desse conjunto maior, precisando criar sua própria rede. Micuim - Quanto tempo levou até você sentir que obteve respeito profissional? Pomba Claudia - O mundo parece que nos engole. Quando criança sonhava em ser ilustradora profissional, mas sempre fui condicionada a escolher outro caminho e hoje em dia trabalho como professora em duas escolas e também sou revisora de textos. Embora eu realize alguns trabalhos, eu não consigo levar a ilustração como uma profissão, pois fica difícil conciliar com o meu emprego que não é relacionado a ilustrações. Micuim - O que te inspira a desenhar? Pomba Claudia - Talvez me sinta inspirada a desenhar quando não paro pra me julgar e analisar o que vou desenhar ou comparar meu trabalho com o de outras pessoas. Quando o desenho é uma essência. Hoje não acho que desenhe bem, me julgo e me critico muito, mas sigo desenhando para mim, para não matar essa parte de mim que eu gosto tanto.

Chega uma hora em que a gente desiste de fazer contas e começa a fazer de conta. (@BraulioTavares)

MICUIM #15


MISTUREBA DOSSIÊ

A primeira regra do Clube de Tiro: convencer todo mundo de que aquilo é apenas um Clube de Tiro. (@BraulioTavares)

Orlando

Vecente

Rafael Corrêa

Laerte

10 FRASES

CARLOS CASTELO

Não existe mais pecado original, os coreanos falsificaram. Quem disse que o Brasil não tem tradição, e a traição? Na lata de lixo da História nós já estamos. Só falta ver se somos recicláveis. Quando eu e minha verdade conversamos, só sai mentira. No concerto das nações, o Brasil é a pandeirola. Estou me guardando para quando o carnaval chegar - em 2023. O homem é a hiena do homem. Pior que o conservador raiz, só o progressista de ocasião. Tem uma coisa boa em Bolsonaro. De tanto ele dar bola fora, ninguém fala mais da Seleção Brasileira. Domingo é um dia sabático.

Rafael Sica

ESSES LOUCOS ANOS 20

MÁRIO GOULART

Aprender que a Terra é plana – dê uma corrida até a linha do horizonte e não pare na beirada, pra ver – foi uma das maiores lições de 2020.

13 REALIDADES

FRAGA

Ao amanhecer, a realidade é nítida demais, por isso muitos não a enxergam. Se realidade aumentada faz sucesso no país, imaginem realidade alimentada. A realidade adora pessoas perturbadas, que a compreendem muito melhor.

Esperto é o relógio que não leva mais volta do governo. Acho errado quem fez bariátrica pagar menos pra comer em rodízio. Por anos eles deram prejuízo. Tá na hora dessa conta fechar. Você sabe que a noite vai estar morta quando no lugar que você vai está escrito “Aqui Jazz”.

Se a gente não encarar a realidade, ela também vai nos olhar meio de lado.

A amizade entre dois animais só é possível até um descobrir que o outro é delicioso.

Cuidado com a realidade nacional: todo dia ela liquida milhares de realistas.

Odeio ver cego com mulher bonita. Deixa elas pra quem enxerga.

Ray Charles, no som: “Geórgia oh Geórgia/ Não encontro paz/ Só uma velha doce canção/ Mantém Geórgia em minha mente”. Donald Trump, no sofá, aos prantos.

Na vida, só a realidade não tem patrocínio.

São Pedro disse 3 vezes que não conhecia Jesus. Era um teste pra ver se ele seria um bom porteiro.

A realidade anda tão tensa que até os barômetros têm que tomar anti-hipertensivos.

Eu não sou bipolar. Eu só sou fã do Schrödinger.

Em 2021 voltarão os apertos de mão e os beijos, sendo mantidas as cotoveladas. Nas ruas, as pessoas continuarão mascaradas, mas serão na maioria os assaltantes tradicionais.

Não é a vista que tá cansada. É a realidade que esgota o olhar.

O preço do arroz subiu tanto que, se você molhar seu celular, tá mais barato comprar um novo.

A realidade ocorre em 360°. Porém a grande mídia – omissa, submissa – prefere ângulos obtusos.

Tenho um amigo que é fera. Ontem mesmo ele me mordeu.

Ninguém precisa fugir da realidade. Ela também está em fuga.

Por mais dura que seja a realidade, de noite ela ainda serve de colchão sob as marquises.

#16 MICUIM

FÁBIO MANTOANELLI

“Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora”, ameaçou Bolsonaro. Consultando dados do Exército brasileiro, seu porta-voz disse que foi um mal-entendido: “Quando acaba a pólvora é que vem a saliva”.

Quando a realidade fica descontrolada, entra num boteco e toma uns coquetéis molotov.

Pietro

13 FRASES

Verissimo

Aroeira

A baleia jubarte vem pro litoral brasileiro pra acasalar. Olha onde chegamos. Até baleia vem pro Brasil fazer turismo sexual. Pessoas que caminham chegam mais longe. Como exigir dos cariocas que eles fiquem em casa, se nem conseguimos convencê-los a usarem camiseta? Se o povo já está preocupado com a pandemia, imagine quando virar olimpiadademia.

O que mais me assusta em certos crimes bárbaros é que eles me inspiram punições ainda piores. (@BraulioTavares)


MISTUREBA

Hoje em dia as pessoas acham que competitividade é a mesma coisa que competência. (@BraulioTavares) Estava dando uma volta outro dia, do pavilhão Cozinha para o Centro Cultural W.C., quando tocou o telefone. Era a mãe, direto dos escombros da 21ª Grande Faxina que promovia na pandemia. “Achei um monte de revistas ‘Playboys’ no quartinho de fundos. Estão no saco e vão para o lixo.” Era preciso pensar rápido. Emendei então, com a voz mais calma que consegui modular: “Ótimo. Só tenho de recortar os contos inéditos da Margaret Atwood e as crônicas do Rubem Braga. Ah, e tem aquela entrevista com o Paulinho da Viola, chegou a ler?” Golpe baixo, eu sei, mas a coleção estava salva. Bem mais difícil que convencer a dona Maria, contudo, será contar às futuras gerações a importância da famigerada “revista do coelhinho”, que neste inacreditável ano de 2020 foi devidamente tosado e extinto também das bancas americanas, seguindo a tendência. Mestre Luis Fernando Verissimo, que morava em Washington em 1953, pagou uma moeda pela “Playboy” nº 1, a da Marilyn Monroe, e viu de perto sua chegada no Brasil, nos anos 1970, em plena ditadura: “Só um número determinado de peitos podia aparecer em cada edição e nunca dois na mesma página. Imagino as discussões conceituais entre editores e censores. Uma mulher com os dois seios de fora esgotava a cota da página ou contava como uma única exposição, dando direito ao bônus de mais um seio, desde que não fosse muito grande? Os regimes autoritários costumam cair pelas suas contradições e sua ilegitimidade, mas o ridículo também ajuda.”

Aroeira Era uma vez um cara na pandemia. Vamos chamar o cara de Príncipe, só para dar um ar de conto de fadas. O Príncipe morava sozinho. E fazia o que todo príncipe fazia na pandemia: via Netflix, jogava videogame e se masturbava. Muito. Tanto que se apaixonou por sua mão direita. Ele a colocava em almofadas, passava-lhe cremes, só lavava a louça com uma luva, passava-lhe cremes, cuidava das unhas, passava-lhe mais cremes etc... Sua mão direita era motivo de gozo e regozijo. Porém, um dia, quando ela estava dormindo, digo, dormente, ele sutilmente usou a esquerda. Foi paixão à primeira vista. Ou, no caso, ao primeiro toque. A mão esquerda era o oposto da direita, mas era tão boa quanto.

Benett

A HISTÓRIA DO BRASIL NAS CAPAS DA PLAYBOY

A MÃO DO PRÍNCIPE

Lancast

JOSÉ ROBERTO TORERO

MARCELO DUNLOP

Foram menos de 500 edições até a revista brasileira sair de cena em 2018, atirando-nos uma calcinha, mas desconfio que, um dia, as capas de “Playboy” serão um documento histórico valioso, caso, claro, sejam examinadas por um olhar sério e menos pervertido (“Vejamos, 1981, a censura parecia abrandar e… rapaz, que mamilão!”). Examinemos alguns exemplos: * 1976: Regina Duarte em capa estilosa e de bom gosto. Décadas depois ela… deixa pra lá. * 1979: Primeira capa com um chocante mamilo feminino à mostra, da americana Laura Lyons. Apogeu da política “o que é bom para os EUA, é bom para o Brasil.” * 1981: Lucélia Santos enroscada com uma cobra. Nasce a consciência ecológica. * 1984: Roberta Close na capa. A primeira trans do país a ganhar respeito (e pedrada dos falsos moralistas, claro). * 1985: Prima de Jânio Quadros na capa. Nascia a pornopolítica no Brasil. * 1986: Capa com Lilian Ramos, aquela mesma, amiga do Itamar. * 1997: A sem-terra Debora Rodrigues nua. Já que a grande mídia toda enquadrava os movimentos sociais, “Playboy” não poderia ficar atrás. * 2005: Começa uma infindável série de “furacões” das CPIs, amantes de doleiros e senadores, E por aí vai. Consegue imaginar que manchetes “Playboy” nos reservaria se estivesse viva, com saúde e sem roupas hoje? “Bomba! A musa chinesa que fez Ernesto Araújo repensar suas relações exteriores!” “A cadete que deixou o ministro da Saúde louquinho: ‘Ganhei esse corpinho só com ioga e cloroquina” “Enfim, nua! Pastora evangélica posa com noiva lésbica enroscada na goiabeira!” Ufa, escapamos. Vá em paz, “Playboy”.

Pietro

Aroeira

Um preconceito é uma regra guerreando contra 99 exceções. (@BraulioTavares)

Jota Camelo

O problema é que as mãos queriam ser mãos únicas. Uma tinha ciúme da outra. E começaram a brigar. Não trabalhavam mais em conjunto. Muitos pratos e copos foram quebrados assim. Quando a direita passava creme na esquerda, tentava quebrar seus dedos. Quando a esquerda tirava a cutícula da direita, o sangue jorrava. O Príncipe teve que desistir das loções e das unhas cortadas. Mesmo lavar as mãos ficou impossível, porque elas torciam os dedos uma da outra. As duas foram ficando sujas, ásperas, cheias de manchas. A tal ponto que ele desistiu de usá-las. E assim, quem diria, o Príncipe ficou na mão.

MICUIM #17


MISTUREBA DOSSIÊ

Como exigir dos cariocas que eles fiquem em casa, se nem conseguimos convencê-los a usarem camiseta? (@oFabioMan)

Aqui estamos, na borda de mais um precipício, quer dizer, de mais um Ano Novo com recessão, pandemia e bolsonaro. Estamos prontos a desbravar este desconhecido que alguns chamam de futuro, outros de destino e os pessimistas – antes do porre de espumante – de poço sem fundo. Se alguns darão este passo com esperança – tolinhos, na maioria – outros, aqueles que não têm a cabeça na Lua e sim os pés na Terra, borram-se todos com aquilo que nos aguarda e que, num passado distante, já foi chamado de “porvir risonho e franco”. Assim, num serviço de utilidade pública e visando a redução do consumo de rivotril, maracujina e fraldas geriátricas, vamos tentar demonstrar que, nos 365 dias e noites que nos emboscam, a maior parte das coisas não se alterará substancialmente. Vamos fazer aqui as Grandes Previsões para 2021. Mas não recorreremos a um astrólogo chinelão tipo Olavo de Carvalho. Fala sério, porra! Contatamos Mãe Milícia, nossa personal fortune teller, que atende durante a semana, sábado, domingos e dias santos de guarda na Chácara da Metralhadora. Com sua bola de cristal 6G da Huawei, mimo de Xi-Jinping, ela foi logo nos acalmando. -- Relaxa, meu filho. Tudo está no seu lugar, graças a Deus. Vamos acompanhá-la: 1) “Trump vai reconhecer a derrota e cumprimentar Biden. Bolsonaro não se pronunciará” 2) “Bolsonaro romperá relações com Washington. Biden mandará cortar a Netflix do Planalto. As relações serão reatadas” 3) “Foragido do FBI, Trump irá morar num cafofo de Rio das Pedras, dividindo um beliche com Queiroz” 4) “Pela quinta vez, Bibo Nunes desistirá de ver Toy Story. “Não suporto filme-cabeça”, justificará. 5) “Marta Suplicy se filiará ao Patriota, casará com o Véio da Havan e dará à luz um casal de gremlins”. 6) “Fux se apresentará no Supremo de capa laminada como cover de Elvis. Mas Gilmar lhe arrebatará a peruca e cantará ´It´s Now Or Never`”. 7) “´Manhattan Connection` será exibido na Rede TV às 3h da madruga entre os programas ´Afasta-te do Demo, Irmão!` e ´Fala Que Eu Te Escuto`” 8) “O julgamento de suspeição de Moro no STF será adiado para 2088. Se houver quórum” 9) “Frederico Wassef será nomeado ministro do STF. Bretas chorará baixinho agarrado ao seu fuzil” 10) Os ex-PMs Ronnie Lessa e Elcio Queiroz serão absolvidos. Seu álibi: na hora da morte de Marielle e Anderson estavam matando outras pessoas longe dali. 11) “Militares irão para as pastas de Educação, Relações Exteriores, Cultura e Turismo. E um miliciano para Direitos Humanos” 12) “No final de 2021, haverá 123 mil milicos no governo” 13) “Para acalmar as senhoras dos generais que reclamam da ausência dos maridos, o governo implantará os ministérios do Tricô & Pesponto e Decoração de Interiores” 14) “Ernesto Araújo será transferido do Exterior para Decoração de Interiores. Decretará que o marxismo cultural está presente em qualquer tom de vermelho, inclusive o rosa, causando reação de Damares e nova revolta das patroas dos militares” 15) “Borat Sagdiyev, repórter especial do Cazaquistão, entrevistará Bolsonaro para que explique como se envolveu sexualmente com uma galinha”

FOLHASP

BORAT VEM AÍ AYRTON CENTENO

Laerte

Alisson

Guazzelli

Benett

Solda

PRÊMIO JABUTI ANUNCIA 10 NOVAS CATEGORIAS PARA 2021 CASTELO

- Melhor amigo de jurado. - Melhor approach com influenciadores e youtubers. - Melhor temática oportunista. - Melhor livro que ninguém entendeu. - Grande Prêmio “Meu livro vai virar série do Netflix”. - Melhor resenhador empregado de grande editora. - Menção Honrosa “Sou filho de escritor famoso”. - Melhor floodagem divulgando livro. - Prêmio “Já ganhei mais de 20 concursos literários”. - Melhor plágio de obra internacional.

RENZO MORA MÁSCARAS

Sairei dessa pandemia mais forte, solidário e dando valor às pequenas bençãos da vida. Ou a mesma besta que sempre fui. Ou morto e enterrado. Sei lá. A única certeza é que sairei dela com dezenas de máscaras que serão subitamente inúteis. O que vamos – todos nós - fazer com essa enormidade de pano e tiras elásticas? A tentação de me tornar assaltante de banco é grande, mas nesse caso a máscara deveria vir acompanhada de falta de caráter, um revólver e de cojones – só vim equipado de fábrica com o primeiro, careço dos seguintes. No mais, quem vai assaltar alguma coisa com os óculos permanentemente embaçados? O reaproveitamento como fantasia de carnaval é possível, mas tem limitações óbvias: a cor monotonamente branca, a temática incerta (-Que fantasia é essa? - Zorro... Batman... – Eles cobriam o entorno dos olhos – e não a boca e o nariz – Ah, Foda-se seu nerd), o esgotamento da moda, a lembrança de um tempo que todos queremos esquecer. A adaptação para uma fábrica artesanal de estilingues é uma possibilidade, mas minha startup – embora ecologicamente correta – talvez careça de demanda. Sim, a essa altura você deve estar pensando: “Por que ele não enfia os artefatos no rabo como o Chico Rodrigues faz com seu dinheiro?” Já cogitei. E até topo. Mas só se nosso presidente fizer o mesmo com toda a cloroquina que ele mandou fabricar com nosso dinheiro e que não serve para nada. Está lançado o desafio. It’s your move, Pres.

#18 MICUIM

Sabe o que ajuda a deixar as mãos higienizadas? Lavar aquela pia cheia de louça. (@oFabioMan)


TIRAS DOSSIÊ

Com essa doença espalhada no Brasil todo, o Bolsonaro não pode mais fazer piadinhas sadias. (@oFabioMan)

TIRAS

am Eles tiram de letra, tir rro, diariamente, tiram sa tiram álbuns e livros.

Alexandre Beck

Colaborador do jornal Zero Hora

Edgar Vasques

Colaborador do jornal Extra Classe

Laerte

Colaboradora do jornal FolhaSP

Estela May

Colaborador da Revista Trip

Rafael Corrêa

Colaborador do jornal Extra Classe

Se o povo já está preocupado com a pandemia, imagine quando virar olimpiadademia. (@oFabioMan)

MICUIM #19


FINALEIRA Gilmar Fraga

Santiago

#20 MICUIM


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