HOMENAGEM

Deputados concedem título de cidadão pernambucano a dirigente do MST radicado no Recife há 13 anos

Paulo Mansan, gaúcho de Maquiné, chegou ao Recife em 2011 representando organização de jovens camponeses católicos

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Mansan hoje é dirigente do MST e coordena a campanha Mãos Solidárias - Rebeca Martins

O gaúcho Paulo Mansan, conhecida figura entre os movimentos populares de Pernambuco, recebe na noite desta quarta-feira (17), às 18h, o título de Cidadão Pernambucano, concedido pela Assembleia Legislativa (Alepe).

A honraria foi aprovada por unanimidade ainda em 2021, pelo então deputado Isaltino Nascimento (PSB) e será entregue pela deputada Rosa Amorim (PT), colega de militância do homenageado.

Mansan hoje é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e coordena a campanha Mãos Solidárias, que desde 2020 já beneficiou 30 mil famílias em situação de vulnerabilidade, através da distribuição de 1,6 milhão de marmitas e 1,3 mil toneladas de alimentos in natura arrecadados junto a agricultores do MST.

O gaúcho, do município de Maquiné, foi seminarista e começou sua militância na Pastoral da Juventude Rural (PJR). Recebeu a tarefa política de assessorar nacionalmente a organização a partir do Recife, para onde veio em 2011. A proximidade construída entre PJR e MST levou o movimento sem terra a convidar Paulo para integrar suas fileiras. Passados 13 anos, Mansan é membro da direção nacional do MST.

Rosa Amorim se disse “honrada” e avalia o reconhecimento como “merecido”. “É uma honra fazer a entrega deste título. Atuei ao lado de Mansan na Campanha Mãos Solidárias e nas fileiras do MST por muito tempo, antes de ser deputada. É inegável a importância de sua atuação para o nosso estado”, destacou a deputada petista. A homenagem acontece no Auditório Sérgio Guerra, no prédio da Alepe, na Rua da União, bairro da Boa Vista.

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira