Fique ligado

206 anos de Karl Marx: Boitempo e MST promovem comemoração neste sábado (4)

'Festa de aniversário' com palestras e seminários chega a 7ª edição e também celebrará os 40 anos do MST

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A festa contará com a presença do cientista político alemão Michael Heinrich, considerado um dos maiores especialistas em Karl Marx do mundo - Foto: Wikimedia Commons

No próximo sábado (4), ocorre a tradicional Festa de Aniversário de Karl Marx, promovida pelo sétimo ano consecutivo pela editora Boitempo. O evento, organizado em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o apoio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco, começa às 10h, no Galpão do MST, no centro de São Paulo. A entrada é gratuita.

A festa contará com a presença do cientista político alemão Michael Heinrich, considerado um dos maiores especialistas em Karl Marx do mundo, Alysson Mascaro, Luciana Genro, Rita von Hunty e Ricardo Antunes. Também haverá descontos de até 50% nos livros que serão comercializados, oficinas, refeições agroecológicas produzidas pelo MST, mesas de discussão, roda de samba, entre outras atividades.

Além de comemorar os 206 anos de Marx, considerado o criador do socialismo científico, o evento também celebra os 40 anos do MST. “Os jovens que buscam a transformação revolucionária do mundo sabem que a teoria precisa ser instrumento da política, da materialização dos seus ideais em projetos concretos. A extrema-direita há anos vem distorcendo o pensamento marxiano. Nosso esforço é para que o debate real alcance cada vez mais pessoas”, comenta Ivana Jinkings, diretora da Boitempo.

Jinkings afirma que Marx foi “ao mesmo tempo um teórico e militante, um pensador e um dirigente revolucionário coerente com um dos elementos essenciais do marxismo, que é a interpretação do mundo. Mas não apenas a interpretação do mundo, mas a sua mudança. Então essa interpretação aliada a um projeto de sua transformação”.  

“Esse é o sétimo aniversário de Marx, que a gente vem comemorando desde 2018, quando era comemorado o bicentenário do Marx. De lá para cá, todos os anos a gente faz uma grande festa, com muito debate, às vezes com filme, com teatro, com música e sempre um bolo no fim da festa.” 

Confira a programação 

10h30 – 12h 
Anticolonialismo e marxismo: de Marx a Gaza 
Bruno Huberman, Osvaldo Coggiola e Soraya Misleh, mediação de Carolina Iara  

12h30 – 14h 
Para ler O Capital de Marx 
Aula de Michael Heinrich, mediação de Mariana Fix  

14h30 – 16h 
Por uma crítica radical da sociedade brasileira 
Alysson Mascaro, Luciana Genro e Thiago Torres (Chavoso da USP), mediação de Rita von Hunty 

16h30 – 18h 
Marxismo e transformação social 
Jones Manoel, Ricardo Antunes e Silvia Adoue, mediação de Carolline Sardá  

18h 
Bolo e samba marxista 

Edição: Matheus Alves de Almeida