Manifestações

Milhares de pessoas saem às ruas na Argentina na primeira mobilização contra o governo de Milei

Apesar das ameaças do governo de Javier Milei, a mobilização foi realizada, denunciando os planos de austeridade

Brasil de Fato | Buenos Aires (AR) |
Milhares de argentinos se manifestaram, nesta quarta-feira (20), "contra as medidas de austeridade econômica" implementadas pelo governo de Milei - Guido Piotrkowski

Milhares de argentinos se manifestaram, nesta quarta-feira (20), "contra as medidas de austeridade econômica" implementadas pelo governo de Javier Milei. Desde cedo, o dia começou marcado por uma alta tensão, a partir de uma grande operação policial realizada nas principais entradas da cidade de Buenos Aires. 

A Ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou que estrearia seu "protocolo anti-piquete", apresentado na última sexta-feira (15), com o qual ameaçaram que não iriam permitir que a manifestação fosse realizada. No entanto, a convocação conseguiu superar o medo que o governo tentou instalar. 

:: Perto de Bolsonaro e sem Lula, Milei toma posse e promete 'remédio amargo' contra inflação ::

Tratou-se de uma mobilização pacífica organizada por movimentos sociais e organizações políticas de esquerda. Enquanto os movimentos sociais e partidos ligados ao peronismo não participaram. A mobilização foi convocada sob os slogans de repúdio ao ajuste econômico, ao acordo com o FMI e à restrição do direito de protesto.  

Há anos, todo dia 20 de dezembro, movimentos sociais e partidos de esquerda na Argentina organizam esta mobilização. A data lembra o levante social de dezembro de 2001, que forçou o então presidente Fernando de la Rúa a renunciar. Durante essa ocasião, as mobilizações ocorreram depois que De la Rúa decretou o estado de sítio e uma repressão feroz que deixou 39 manifestantes mortos, em meio a um contexto de profunda crise econômica.  

O documento oficial da mobilização, lido na Plaza de Mayo, denunciou que o plano econômico de Milei pretende "encher os cofres do FMI, os credores da dívida externa fraudulenta e os setores mais concentrados da classe capitalista". Acrescentando que o plano para enriquecer os setores econômicos concentrados está sendo executado "enquanto se diz ao povo que "não há dinheiro". 

Além disso, o documento denunciou que "Milei, junto com Patricia Bullrich, está lançando um protocolo ilegal para proibir mobilizações populares e protestos sociais. Essa é uma tentativa de atacar um direito democrático elementar que foi restringido pela ditadura militar genocida há 40 anos. Trata-se de uma iniciativa ilegítima, ilegal e antidemocrática. Eles sabem que o povo argentino não ficará de braços cruzados diante desse ajuste brutal e dos ataques aos nossos direitos. É por isso que eles querem proibi-los. Dizemos não ao protocolo, não à repressão e não à criminalização dos protestos. Defesa irrestrita do direito de protesto e mobilização popular, do direito de greve e de ganhar as ruas contra esse pacote reacionário". 

A polícia tentou várias vezes impedir que os manifestantes chegassem à Plaza de Mayo. No final da mobilização, as organizações sociais denunciaram que a polícia prendeu três manifestantes.

Enquanto o evento ocorria, o presidente da Argentina, Javier Milei, foi à sede da Polícia Federal Argentina junto com vários de seus ministros. De lá, foram divulgadas imagens do monitoramento ao vivo que o presidente realizou por meio das câmeras da polícia.

Edição: Rebeca Cavalcante