Saúde

Receita de peixe ao molho de tomate ajuda em casos de insuficiência renal e hepática

Ingredientes auxiliam na limpeza dos rins e do fígado

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,

Ouça a matéria:

Filé de peixe ao molho de tomate contém benefícios para a saúde renal e hepática / Vix

Pelo menos 30% dos brasileiros possuem excesso de gordura no fígado, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia. A doença tem como consequência mais grave a insuficiência hepática, que é quando o órgão deixa de desempenhar as funções normais.

Consumir peixe pode ajudar a melhorar a saúde e qualidade de vida das pessoas que sofrem desse distúrbio e também daqueles que sofrem de insuficiência renal, doença que atinge os rins. Isso porque a carne branca possui grande quantidade de ômegas, como conta a nutricionista Fernanda Buscarati: 

“Principalmente o ômega 3, que ajuda na questão de inflamação e da filtração de gordura pelo fígado, então pra quem tem uma insuficiência hepática é bem legal o consumo do peixe. O azeite também é uma fonte importante desses ômegas, principalmente o azeite de oliva extra virgem."

E que tal consumir essa proteína em uma deliciosa receita de filé de peixe ao molho? Para o preparo é indicado o uso de peixes como o saint peter, linguado, pescada branca ou salmão, por serem mais consistentes na hora do cozimento.

A receita foi retirada do Livro de Receitas da Oficina de Culinária do A.C. Camargo Câncer Center, órgão especialista em conhecimento científico sobre oncologia. A publicação reúne diversas receitas que permitem o aproveitamento máximo de cada alimento.

Para começar o preparo, tempere o filé de peixe com uma colher de sopa de suco de limão: "Além de aderir um gosto muito legal à preparação, ele acaba desnaturando também um pouco do peixe e aí auxilia também nessa questão de absorção de proteínas, que é o que o doente renal também tem um pouco mais de dificuldade", explica Fernanda.

Para fazer o molho, refogue três colheres de sopa de cebola picada em três colheres de sobremesa de azeite e acrescente um tomate picado, uma colher de chá de cebolinha, uma folha de louro ou manjericão e sal à gosto. 

Como a insuficiência renal e a hepática são consequências de lesões nos rins e no fígado, respectivamente, principais órgãos responsáveis pela desintoxicação do nosso organismo, a nutricionista indica a ingestão de alimentos antioxidantes, que atuam na limpeza e aliviam o trabalho destes órgãos.

"A cebola, ela entra com a quercetina, que é um flavonoide importante, um antioxidante, então combate os radicais livres do nosso corpo", diz.

Buscarati ainda afirma que o aquecimento do tomate na hora do preparo do molho intensifica a liberação do antioxidante licopeno, presente na fruta. A receita indica ainda o uso de um suplemento nutricional que deve ser diluído em água e acrescentado ao molho. 

De acordo com a nutricionista, os suplementos entram como forma de combater a perda de massa magra, muito comum em quem tem insuficiência renal e hepática.

"Em todos os suplementos, o que a gente tem presente é a taurina e a carnitina. E aí, a função de ambos, a carnitina principalmente, atua na geração de energia, e a taurina no ganho de massa muscular", comenta.

Para finalizar, grelhe o peixe com uma colher de sobremesa de azeite e sirva com o molho. 



INGREDIENTES:

- 1 filé de peixe

- 1 colher (sopa) de suco de limão

- 3 colheres (sobremesa) de azeite

- 3 colheres (sopa) de cebola picada

- 1 tomate pequeno picado em cubos - 1 folha de louro

- 1 colher (chá) de cebolinha

- 100 ml água

- 6 colheres (sopa) de nutricional em pó sem sabor

- Sal e manjericão a gosto

MODO DE PREPARO:

Tempere o filé de peixe (saint peter, linguado, pescada branca e salmão) com suco de limão e sal à gosto e reserve. Em uma panela, refogue com duas colheres de sobremesa o azeite, a cebola, o tomate, a folha de louro, o manjericão, a cebolinha e o sal e deixe cozinhar até engrossar o molho. Desligue o fogo. Tempere o filé de peixe com suco de limão e sal à gosto e reserve. Em uma panela, refogue com duas colheres de sobremesa de azeite, a cebola, o tomate, a folha de louro, o manjericão, a cebolinha e o sal e deixe cozinhar até engrossar o molho. Desligue o fogo. Em um recipiente a parte, dilua o suplemento nutricional em pó sem sabor na água. Acrescente o suplemento ao molho e reserve. Grelhe o filé de peixe em uma colher de sobremesa de azeite. No momento de servir, coloque o molho sobre o peixe.

Edição: Camila Salmazio