Benefícios da mexerica

Mexerica: benefícios, produção e a diferença entre os vários tipos

A fruta possui grande quantidade de água e ajuda na hidratação do corpo

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,

Ouça a matéria:

A mexerica ajuda a prevenir o câncer, além de melhorar a visão e o processo de digestão / Arquivo ANPr

A mexerica, também conhecida como tangerina, é uma fruta popular no mundo inteiro. Ela tem facilidade de se adaptar em locais de climas tropicais e subtropicais, como o Brasil. A mexerica possui muita água, por isso é comum comê-la em dias quentes, para hidratar o corpo.

Dentre os seus benefícios estão as grandes quantidades de fibras, que auxiliam na prevenção de diabetes e colesterol alto, e de vitaminas A e do complexo B. De acordo com a nutricionista Carla Caratin a tangerina também é rica em vitamina C. "A vitamina C é extremamente importante para o fortalecimento do sistema imune, então ela reforça as defesas do nosso corpo e também é um antioxidante importante, ou seja, previne o envelhecimento das nossas células. Isso serve tanto na questão estética, pensando no envelhecimento precoce, mas também na prevenção de alguns tipos de câncer", afirma.

Apesar de existirem várias espécies de tangerinas pelo mundo, algumas são mais cultivadas do que outras. A nutricionista explica que apesar dos sabores diferentes, os benefícios tendem a ser os mesmos. "O que muitas vezes faz diferença é a quantidade de fibras que algumas espécies tem mais e principalmente a quantidade de frutose", informa.

Além de todos os benefícios, a mexerica é de fácil cultivo e é possível, inclusive, ser plantada em vasos. "Algumas pessoas tem cultivado frutíferas nas sacadas e varandas. A mexerica, dependendo da espécie, não cresce tanto, o que torna possível você ter até em um apartamento o pé de mexerica. E em um quintal você tem todas as condições para esse cultivo tranquilamente”, recomenda Carla.

Edição: Júlia Rohden