Podcast

PAPO ESPORTIVO | Será que nossos clubes aprenderam alguma coisa neste ano?

O grande X da questão é saber se todos os envolvidos nessa história finalmente aprenderam com seus erros em 2018

Ouça o áudio:

O Flamengo é um que precisa aprender (e muito) com os equívocos dessa temporada
O Flamengo é um que precisa aprender (e muito) com os equívocos dessa temporada - Gilvan de Souza / Flamengo
O grande X da questão é saber se todos os envolvidos nessa história finalmente aprenderam com seus erros em 2018

Todo fim de ano é a mesma coisa no futebol. É um tal de especulação pra lá, contratação pra cá, renovação ali, consulta por valores aqui e uma série de outras papagaiadas que realmente enchem a paciência de quem já está cheio de saudades dos nossos campeonatos. Sim, a gente reclama pra caramba deles, critica a organização e a qualidade do futebol jogado, mas a grande verdade é que a gente não vive sem eles.

Bom, mas esse nem é o assunto principal da nossa coluna. Estamos chegando no final de 2018 e acredito eu que você esteja fazendo aquela famosa reflexão de fim de ano. Será que eu aproveitei todas as oportunidades? Será que eu poderia ter sido uma pessoa melhor? Será que eu votei certo? Enfim… Assim como nós, reles mortais, refletimos acerca de nossas atitudes, não seria muito bom se nossos clubes fizessem o mesmo? Aprender com os erros é uma maneira de crescer não é?

Será que o Flamengo finalmente aprendeu que não adianta nada ter dinheiro saindo pelo ladrão se você não sabe como gastá-lo? Já tem tempo que os dedos estão apontados para as carências do elenco rubro-negro, para a política equivocada na venda de ingressos para os jogos da equipe e também para uma certa soberba da diretoria no trato com o torcedor e com os demais clubes. As consequências das atitudes equivocadas vieram na forma dos milhares de memes zoando o tal “cheirinho”…

Será que o Vasco finalmente aprendeu que é preciso arrumar a sua casa o quanto antes? Amigo, sejamos francos. O Cruzmaltino só não foi rebaixado porque tinha equipe pior do que ele nesse Brasileirão. A eleição para presidente do clube que nunca termina, a péssima utilização dos já escassos recursos do clube, o planejamento equivocado para 2018 e as bravatas da diretoria ainda tomam conta do dia a dia do Gigante da Colina. É preciso mudar. E pra ontem.

Será que o Fluminense entendeu que é preciso manter seus compromissos em dia? Adiantou alguma coisa reclamar do Gustavo Scarpa no início do ano (que saiu do clube alegando atraso no pagamento dos seus vencimentos) e deixar todo o elenco tricolor à míngua no final da temporada e encher o saquinho dos deuses do velho e rude esporte bretão pedindo um milagre na reta final? Já passou do tempo do clube ter aprendido a viver sem patrocinadores ou mecenas. O Flu é bem maior do que isso. Não é?

E será que o Botafogo entendeu que o bom e barato nem sempre é a melhor solução? O time teve Felipe Conceição, Alberto Valentim, Marcos Paquetá e encerrou o ano com Zé Ricardo. Se não fosse a eliminação na Copa Sul-Americana e o tempo livre para treinar, o fim de ano do Glorioso poderia ter sido bem pior do que foi. Ainda mais com a diretoria batendo cabeça em decisões complicadas, como o planejamento para o ano inteiro e a utilização de verbas da televisão. Até pancadaria rolou, meu amigo…

E será que nós torcedores aprendemos que futebol não é apenas o nosso time? Digo isso porque vejo muita gente adotando uma postura bem semelhante com a que vimos nas eleições. Se é a favor do meu time, é notícia. Se é contra, é fofoca. Em tempo: já passou do tempo da gente banir o machismo, o racismo, a homofobia e qualquer tipo de preconceito dos estádios. A gente é bem maior que isso né?

Fim de ano é assim mesmo. A gente reflete, pensa, repensa e faz planos. Assim como nossos clubes. O grande X da questão é saber se todos os envolvidos nessa história finalmente aprenderam com seus erros em 2018.

Edição: Jaqueline Deister