Podcast

Comida de verdade: Aprenda como fazer peixinho empanado

O peixinho também é conhecido como orelha de coelho e lambari-da-horta

Ouça o áudio:

Saiba como fazer uma deliciosa receita utilizando uma planta alimentícia não convencional (PANC): o peixinho
Saiba como fazer uma deliciosa receita utilizando uma planta alimentícia não convencional (PANC): o peixinho - Guilherme Petro
O peixinho também é conhecido como orelha de coelho e lambari-da-horta

O peixinho é uma PANC, sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais. Essas plantas crescem em lugares, como calçadas e jardins, e até são cultivadas, mas pouca gente consome, justamente por não saber que elas são comestíveis.

O peixinho é bastante usado na medicina popular para acalmar a tosse e irritações. É bem comum nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, porém, ainda é pouco utilizada na alimentação.

Pensando nisso, o Brasil de Fato traz uma receita que leva a planta como seu principal ingrediente. O cozinheiro, educador e jornalista, Guilherme Petro ensina a fazer peixinho empanado sem utilizar ovos.

Imagem: Camila Rosa

 

Ingredientes:

Plantas peixinho

Amido de milho

Sal

Farinha de rosca

Azeite ou óleo

Temperos a gosto

Passo a passo

Faça uma mistura de água, amido de milho e sal até ficar um líquido espesso, mas não tão espesso a ponto de pesar nas folhas, só o suficiente para umedecê-las para poder colar a farinha de rosca.

Depois de fazer o líquido, basta colocar as folhas lavadas e secas na farinha de rosca, que pode ser temperada com sal, especiarias, pimentas, páprica, açafrão, o que você tiver em casa.

Depois, é só fritar no óleo ou no azeite raso até dourarem e colocar para secar no papel toalha.

A receita é bem simples e fica uma delícia e pode ser utilizada como acompanhamento ou servir de petiscos, que ficam deliciosos.

 

 

Edição: Michele Carvalho