Podcast

PAPO ESPORTIVO | Meu caro Neymar

Chegou a hora de amadurecer, meu caro Neymar. É agora ou nunca.

Ouça o áudio:

A torcida brasileira não quer ver Neymar nem pintado de ouro. E isso às vésperas da Copa América
A torcida brasileira não quer ver Neymar nem pintado de ouro. E isso às vésperas da Copa América - Lucas Figueiredo / CBF
Chegou a hora de amadurecer, meu caro Neymar. É agora ou nunca.

Meu caro Neymar, a sua vida não tem sido lá muito fácil nessas últimas semanas. É perda de título, bronca da torcida nas arquibancadas e nas redes sociais, troca de sopapos com alguns “malas” nas arquibancadas além de uma verdadeira chuva de críticas da imprensa de todo o mundo. Falam que você não quer mais saber de futebol, que você se preocupa mais com cabelos e com o Instagram do que o campo e bola além de uma série de outros impropérios impublicáveis aqui.

Sim, tem gente que vai falar que você não sabe o que é dificuldade. Discordo destes em parte por saber que você, meu caro Neymar, não teve uma infância lá muito fácil. Como a grande maioria dos brasileiros. Seu talento nos gramados fez com que você se tornasse o que é hoje: um dos melhores jogadores do mundo e camisa 10 da Seleção Brasileira. Não é pouca coisa.

A verdade, meu caro Neymar, é que já era pra você ter ganhado o mundo. Mas ainda não ganhou. O que você ganhou, meu caro Neymar, foi a implicância e a rejeição do torcedor. Confesso que nunca vi uma situação como essas na minha vida. Hoje, o brasileiro prefere ver você fora da Seleção e entende que Tite precisa colocar você na “geladeira” pra “aprender a ser homem”. Chegamos num ponto em que se cogita a não convocação do melhor jogador de um país por conta de comportamento.

Notícias e mais notícias surgem sobre supostas brigas suas com seus companheiras de Paris Saint-Germain ou sobre você estar forçando uma barra para se transferir para o Real Madrid. A fama de “cai-cai”, uma certa arrogância no trato com a imprensa que não vem de hoje e um ar de desdém em cada entrevista concedida para esse ou aquele canal de TV só colocam ainda mais lenha nessa fogueira. Ao mesmo tempo, como já falei, a torcida brasileira não quer ver você nem pintado de ouro. E isso às vésperas de uma Copa América. De uma Copa América aqui no Brasil, Neymar. Será que você entende a gravidade da situação?

E ao ver seu exército de “parças” (que só passam pano nas suas atitudes e nunca agem como verdadeiros amigos) e a sua postura diante das críticas, não vejo outra coisa a fazer senão a ser franco e dar o papo reto:

Chegou a hora de amadurecer, meu caro Neymar. É agora ou nunca.

Entendo que tem muito torcedor mala que passa dos limites. Entendo que tem muito jornalista metido a engraçadinho que adora pegar no seu pé apenas por puro prazer de ser chato. E entendo que você apanha mais que o trabalhador brasileiro na reforma trabalhista quando você está com a bola no pé. Mas é preciso ter sangue frio em determinados momentos. Ainda mais quando o mundo inteiro está de olho em você.

Você é um baita jogador. Dos melhores que eu vi. Mas ainda vejo você, meu caro Neymar, abaixo de Messi, Cristiano Ronaldo e vários outros.

Falta postura de craque. Falta autocrítica nas derrotas e bom senso nas vitórias. A vontade de calar seus críticos é perfeitamente compreensível. Mas o lugar de calar cada um deles é dentro de campo. Com gols e títulos. O caminho é esse, meu caro Neymar.

É bem possível que você não faça a menor ideia de quem eu sou. É bem possível que você acabe me colocando na sua listinha de críticos. É bem verdade que você acabe passando longe deste texto. Mas tenha a total certeza de que só você, meu caro Neymar, pode resolver isso. Basta jogar bola e ser realmente o cara legal que você parece ser no seu Instagram. É simples. Vão continuar pegando no seu pé por um bom tempo ainda. Mas você vai poder esfregar os títulos na cara de cada um deles. É assim que se responde dentro do futebol!

Ou você acaba com essas atitudes ou essas atitudes acabam com você.

O papo foi dado, meu caro Neymar.

Aquele abraço…
 

Edição: Brasil de Fato (RJ)