Podcast

Feijão combina com patê sim!

O feijão branco não é muito calórico

Ouça o áudio:

Patê delicioso, brasileiro, perfeito pra comer com torradas, pães, palitos de cenoura, nachos e panquecas.
Patê delicioso, brasileiro, perfeito pra comer com torradas, pães, palitos de cenoura, nachos e panquecas. - Blog Comida Saudável Pra Todos/reprodução
O feijão branco não é muito calórico

Não tem como negar que a combinação de arroz com feijão é uma paixão nacional. E entre a grande variedade de feijões, os paulistas preferem a versão carioca, já os cariocas gostam mais do preto. 

Temos também outros tipos, como o fradinho, moyashi e de corda. Uma outra opção é o feijão branco, rico em fibras, proteínas, cálcio, ferro, fósforo e ácido fólico. Que tal aproveitar todos esses benefícios dessa leguminosa de uma maneira fácil e saborosa? 

Confira a receita de patê de feijão branco*:

Ingredientes

  • 1 xícara de feijão branco cozido (lembrar de deixar de molho por 24h antes de cozinhar)
  • 1/2 xícara de semente de girassol sem casca
  • 1 ramos de alecrim fresco
  • 1 limão grande
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1/3 de xícara de água
  • 1 colher de café de sal

Modo de fazer

Cozinhe o feijão branco, por 20 minutos na panela de pressão, para ele ficar bem molinho e homogêneo na pastinha. Em uma frigideira, jogue a semente de girassol e espere ficar moreninha. Essa "torra" a jato vai dar um gostinho especial para a pastinha.

Despeje as sementes de girassol no liquidificador e bata até virar uma farofa. Depois, coloque o azeite na frigideira e o ramo de alecrim. Com o fogo baixo, dê uma leve fritada nos ramos de alecrim por cerca de 3 minutos. Depois disso, despeje o feijão, o azeite, o alecrim (sem o caule, só as folhas), o sal, o limão e a água no liquidificador e bata. Está pronto! 

Observação: Sirva frio, depois de pelo menos 1 hora na geladeira. Dura cerca de uma semana em um pote bem fechado. 

 

* Receita retirada do blog Comida Saudável Pra Todos

 

Edição: Michele Carvalho