Jair Bolsonaro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 11 de junho de 2020

Governos com perfil autoritário que começam a perder base e apoio tendem a ampliar seu autoritarismo

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Governos com perfil autoritário que começam a perder base e apoio tendem a ampliar seu autoritarismo

Jair Bolsonaro recriou, nesta quinta-feira (11), o Ministério das Comunicações, e o entregou para deputado do centrão, Fábio Faria (PSD-RN), genro de Silvio Santos, dono do SBT.

Para falar sobre esse movimento, o Jornal Brasil Atual Edição da Tarde conversou com o jornalista e professor de comunicação da Universidade de São Paulo (USP), Laurindo Lalo Leal Filho. "Somos obrigados a concordar com o que disse o ex-ministro Moro: Bolsonaro está criando, ou fortalecendo porque já existia,  um 'Ministério da Propaganda'. Governos com perfil autoritário, quando eles vão perdendo a sua base popular e apoio de setores amplos da sociedade, tendem a ampliar seu autoritarismo", afirmou o professor. 

"Esse autoritarismo se da por duas vias: pela força, veja o que ele faz, por exemplo, permitindo uma venda desenfreada de armas, que vai beneficiar as milícias. E de outro lado, a ação via propaganda, tentando de alguma forma mudar esse perfil que está bastante deteriorado frente à sociedade", completou Leal Filho. 

O programa também recebe a jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Carol Barreto, do Sindicato dos Jornalistas do município do Rio de Janeiro, para falar sobre o caso do repórter da Rádio Nacional, que pertence à EBC que foi afastado da cobertura do Ministério da Saúde após ter questionado a pasta sobre a nomeação de militares sem formação médica.

Confira as duas entrevistas e todos os destaques do jornal no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos