Governo Bolsonaro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de julho de 2020

Centrais sindicais preparam ato para quarta-feira (8) para apresentar propostas de combate à crise econômica no país

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA
Não esperamos nada do governo Bolsonaro-Guedes

Centrais sindicais realizarão nesta quarta-feira (8), um ato em frente ao Ministério da Economia para exigir a extensão do auxílio emergencial e apresentar outras soluções para a crise econômica no país. Segundo as entidades, a manifestação, marcada para as 11h, será realizada seguindo “todos os protocolos sanitários e medidas de proteção serão respeitados para evitar contágio”. O ato é organizado por CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT.

Sérgio Nobre, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), afirma que “do governo Bolsonaro-Guedes não esperamos nada. A CUT, o Fórum das Centrais Sindicais, tem propostas para essa crise, para gerar empregos, para o país voltar ao rumo do crescimento. Queremos o direito de mostrá-las ao povo brasileiro”.

O jornal também traz informações sobre a determinação do governo de São Paulo e da prefeitura da capital de remover famílias que moram na região da Luz.

Em ofício enviado a juiz da décima Vara da Fazenda Pública de São Paulo, a Companhia Metropolitana de Habitação do Estado (COHAB-SP),  pede urgência no cumprimento de remoção de cerca de 150 famílias de uma área conhecida como “Quadras 37 e 38”. Documento da prefeitura de São Paulo afirma que esses lotes estão dentro da Parceria Público-Privada (PPP) da Luz. 

Representante das entidades da sociedade civil no Conselho Gestor das Quadras 37 e 38, Renato Abramowicz Santos ressalta que desde 2017 é cobrado do poder público que as famílias tenham suas moradias garantidas de forma definitiva, e alerta para a gravidade da ação das autoridades.

"Estamos numa situação de urgência total. Estamos vendo uma pressão muito grande da COHAB junto com a Secretaria Municipal de Governo para passar pro poder público os imóveis, para poder remover as pessoas em plena pandemia. O que antes era uma situação complicada, está se tornando um atentado sanitário", diz Abramowicz. 

Confira todos os destaques no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos