covid-19

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 8 de julho de 2020

Bolsonaro veta facilitação de acesso ao auxílio emergencial e água a povos indígenas

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

O presidente Jair Bolsonaro vetou facilitação de acesso a auxílio emergencial e água a indígenas durante a pandemia. Ao sancionar o Plano Emergencial contra covid-19 em territórios indígenas, Bolsonaro vetou 16 dispositivos. 

O plano foi aprovado na Câmara dos Deputados em 21 de maio e no Senado em 16 de junho. A medida determina que povos indígenas, comunidades quilombolas e demais povos tradicionais sejam considerados "grupos em situação de extrema vulnerabilidade" e, por isso, devem receber atenção expressiva do sistema de saúde pública. 

Também nesta quarta-feira (8), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo adote uma série de medidas para conter a covid-19 entre a população indígena. A decisão foi em resposta à ação movida pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e seis partidos da oposição, na qual a gestão de Bolsonaro é acusada de omissão.

Ainda no jornal, Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo entrega documento à Prefeitura exigindo medidas emergenciais para garantir emprego às mulheres no retorno a seus postos e auxílio para aqueles que perderam trabalho.

Adriana Magalhães, dirigente do Sindicato dos Bancários de SP e representante da CUT-SP no Conselho, conta que neste momento de flexibilização da quarentena, com muitas pessoas tendo que voltar a trabalhar, é necessário que a preferência pelo home office seja oferecida às mulheres chefes de família, com a garantia de não perder o emprego.  

"Nós percebemos que em vários da economia, principalmente no comércio e serviços, as mulheres, mães ou responsáveis por crianças, estão sendo dispensadas porque não têm com quem deixar os filhos. Nós propomos que, quando acontecer, o retorno presencial seja, primeiro, para aqueles trabalhadores que têm com quem deixar seus filhos ou que não têm filhos", explica Magalhães. 

Confira ainda a denúncia do Sindicato da Alimentação de Criciúma e região, da retirada de aventais de plástico de trabalhadores do frigorífico da JBS na cidade de Nova Veneza (SC).

Todos os destaques no áudio acima.

 ------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 


========== 

Edição: Mauro Ramos