Lava Jato

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 10 de agosto de 2020

Críticas de entidades à prisão de pesquisador da Fiocruz estão entre os destaques do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Dom Pedro Casaldáliga, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, morreu na manhã deste sábado (8). O bispo estava internado na UTI da Santa Casa de Batatais, interior de São Paulo, com graves complicações pulmonares. A morte do religioso foi por embolia pulmonar. 

O velório ocorreu na tarde do sábado na capela do Clareitiano, na cidade de Batatais (SP). O corpo de Dom Pedro foi levado para Mato Grosso nesta segunda-feira (10). O sepultamento será no "Cemitério Karajá", em São Félix do Araguaia (MT), onde foram enterrados indígenas e trabalhadores explorados nas fazendas de gado. O lugar havia sido escolhido pelo próprio bispo. 

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz detalhes sobre as críticas de entidades como Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e Cebes (Centro Brasileiro de Estudos de Saúde), à prisão do pesquisador Guilherme Franco Netto, durante a operação Dardanários.

A ação foi um desdobramento das investigações da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro em São Paulo, que apuram desvios na área da saúde.

Em uma nota conjunta, as entidades afirmaram que Neto é figura importante da comunidade acadêmica e entre os profissionais da saúde e do meio ambiente, e que por isso, a prisão é vista com “perplexidade e apreensão”.

"Guilherme Franco Netto possui uma longa trajetória de serviços públicos prestados ao país e relevante atuação acadêmica no âmbito da saúde pública brasileira e internacional", diz um trecho da nota. 

“Não devemos permitir que acusações e conclusões precipitadas atinjam a honra de instituições e pessoas comprometidas com o país”, encerra o texto.

A presidenta do Cebes, Lúcia Souto, considerou a prisão de Neto “extrema”, e afirmou que os motivos reais que levaram o pesquisador à prisão ainda não estão claras.

Confira ainda detalhes sobre o levantamento preliminar da Aliança Nacional LGBTI+ que aponta um número recorde de pré-candidaturas do movimento LGBTQI+ para as próximas eleições. Até o momento a entidade registrou 497 pré-candidaturas, 485 à vereança e 12 a prefeituras. Em 2012, por exemplo, o número era inferior a 200.

Ouça o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos