Combate ao racismo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 11 de agosto de 2020

Movimento negro pressiona TSE para que implemente, em 2020, distribuição proporcional de recursos do fundo eleitoral

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Parlamentares querem o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) seja cassado, após a divulgação de que ele teria enviado cópia, à embaixada dos Estados Unidos de um dossiê sobre militantes antifascistas. O arquivo inclui informações de centenas de pessoas e foi elaborado pelo deputado estadual Douglas Garcia (PTB-SP). 

Garcia afirmou ter enviado o dossiê às autoridades estadunidenses, junto com o filho do presidente. Os deputados da oposição falam em crimes de lesa-pátria e traição cometido pelos parlamentares, ao conspirarem com estrangeiros contra nacionais.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também afirmou que Eduardo Bolsonaro deveria ser “denunciado e cassado” pela entrega do dossiê aos norte-americanos. O possível crime de traição do filho do presidente esteve entre os assuntos mais comentados no Twitter. A embaixada dos Estados Unidos no Brasil negou, ao site O Antagonista, que tenha recebido de Eduardo Bolsonaro o dossiê elaborado pelo Ministério da Justiça sobre grupos antifascistas.

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde traz detalhes sobre o pedido de audiência de organizações do movimento negro com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para discutir sobre candidaturas negras nas eleições municipais, previstas para este ano. As organizações exigem que a distribuição proporcional de recursos do fundo eleitoral entre em vigor para as próximas eleições. 

Confira também informações sobre a pressão que realizam movimentos populares e parlamentares da oposição para que o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, priorize a votação do Projeto de Lei que determina a suspensão de despejos enquanto durar a pandemia. 

E ainda em notícias sobre a pandemia, pesquisa recente aponta que há uma subnotificação de casos de covid-19 em São Paulo de cerca de 84%. A cifra é resultado da terceira fase de um mapeamento organizado por pesquisadores da USP e da Unifesp, em parceria com laboratórios privados e o Ibope Inteligência, realizada no final de julho. 

Foram colhidos exames de 1.470 pessoas, e 17,9% tiveram resultado positivo para anticorpos de coronavírus, o que equivale a dizer que 1,5 milhão de pessoas adultas já foram contaminadas na capital paulista.

Como não contabiliza os casos leves, a Secretaria Municipal da Saúde registra somente 246.730 casos confirmados, cerca de 16% do total estimado pelo mapeamento. No final de julho, a capital paulista registrou aumento de 74% nos novos casos de covid-19.

Ouça o jornal completo no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

 

 

Edição: Mauro Ramos