Bancos

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 24 de setembro de 2020

"Santander assumiu um compromisso, e agora está demitindo trabalhadores em grupo de risco", denuncia sindicalista

Ouça o áudio:

Comissão de Empregados do Santander denuncia demissões, terceirizações e imposição de acordo prejudicial de home office para os trabalhadores do banco - ANASPS

Trabalhadores do banco Santander realizaram nesta quinta-feira (24), um Dia Nacional de Luta contra as Demissões e Terceirizações realizadas pelo banco. Em março, a empresa havia assumido o compromisso de não realizar cortes durante a pandemia. 

"Em 5 de junho o Santander começou a fazer demissões, como se a pandemia já tivesse terminado", denunciou em entrevista ao Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, a coordenadora nacional da Comissão de Empregados do Santander, Lucimara Malaquias.

"Além do compromisso público feito em março, o Santander também colocou em seu balanço trimestral que não faria esses desligamentos. E o pior é que são demissões de pessoas que estão no grupo de risco, idosas, doentes; chegamos ao cúmulo nesse mês, quando tivemos a demissão de uma gestante que o banco não reintegrou via negociação, mesmo com os exames comprovando a gestação. Foi necessário mover uma ação judicial pra que o banco voltasse atrás desse absurdo ilegal", denunciou Malaquias. 

O jornal também traz informações sobre os atos realizados por estudantes nesta quarta-feira (23), em diferentes regiões do Brasil atos contra os retrocessos na educação. 

Convocadas pelas entidades União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e Associação Nacional de Pós-Graduandos, as manifestações ocorreram em 18 estados, além do tuitaço, com a hashtag “#SalveAEducação”.

Entre as reivindicações, os estudantes e entidades ligadas à educação questionam a proposta do governo federal de cortar quase R$ 2 bilhões do setor. Para Iago Montalvão, presidente da UNE, essa medida afetaria as estruturas das universidades, como laboratórios e representaria uma queda de 18% no Plano Nacional de Assistência Estudantil.

Confira no programa ainda, as atualizações sobre a crise das queimadas no país. Números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o Brasil já registrou 148 mil focos de incêndio em 2020, entre os meses de janeiro e setembro.

No ano passado, no mesmo período, foram contabilizados 136 mil casos. Os números deste ano são quase o dobro dos focos registrados em 2018, que teve 87 mil pontos de queimada.

Ainda de acordo com o Inpe, o Brasil é campeão disparado de focos de incêndio da América do Sul. A Argentina, que aparece em segundo lugar, soma 55 mil casos.

De acordo com Suely Araújo, especialista em políticas públicas do Observatório do Clima, "a política de destruição ambiental e o desmonte do Ministério do Meio Ambiente ajudam a explicar esse aumento".

Confira todos os destaques e jornal completo no áudio acima.
------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos