além da respiração

Programa Bem Viver: qual o impacto do coronavírus no sistema nervoso?

Estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta possíveis danos neurológicos causados pela covid-19

Ouça o áudio:

Virologista explica que "só o fato do vírus estar presente no tecido nervoso, já é nocivo para as célucas cerebrais" - Juniorbolivar/Wikimedia Commons
A covid-19 cada vez mais mostra afetar outros sistemas biológicos além do respiratório

O programa Bem Viver desta terça-feira (20) destaca um estudo que aponta os possíveis danos ocasionados pelo coronavírus no sistema nervoso central. A pesquisa é da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e revela que o coronavírus agravou uma lesão cerebral prévia de uma criança que foi a óbito por conta do vírus. 

:: "Invisíveis em vida e em morte": país não sabe quantos imigrantes morreram por covid ::

A edição adentrou também uma instituição de ensino com estruturas precárias. Essa é a situação vivida pelos alunos da Escola Estadual Indígena José Joaquim, localizada na Terra indígena São Marcos, em Roraima. Há 30 anos os moradores reivindicam uma estruturação básica no local. Cansados de esperar, moradores e cerca de 40 famílias se mobilizaram para construir a escola. 

:: Para especialista, “a volta da fome está condenando o país e as próximas gerações” ::

Sobre sociedade e meio ambiente, o assunto da vez é uma propaganda feita pela Vale. A mineradora afirmou que as águas do Rio Paraopeba, que foi atingido pela lama da barragem do Córrego do Feijão, em 2019, estão recuperadas. A informação é questionada por quem apoia de perto o trabalho de recuperação ambiental e social na região. Segundo especialistas, as águas do rio continuam inutilizáveis. 

:: Campanha "Natal sem Fome" é retomada após três anos ::

Outro destaque do programa é o projeto Marmitas da Terra, uma ação voluntária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Paraná que vem ocorrendo desde maio. Até agora, 17 mil refeições foram doadas para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na Região Metropolitana de Curitiba. 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Daniel Lamir