Recuo

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 28 de outubro de 2020

Após repúdio massivo, Jair Bolsonaro volta atrás em decisão de privatizar Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Ouça o áudio:

Rechaço à medida aprovada por Bolsonaro nas redes levantou as hashtags #DefendamOSUS #SUSPúblico e #ImpeachmentDeBolsonaro - Andréa Rêgo Barros/PCR

Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quarta-feira (28) que revogará o Decreto Nº 10.530, publicado ontem, e que permitia ao Ministério da Economia fazer estudos para incluir Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). A proposta foi fortemente criticada por parlamentares da oposição, ex-ministros da Saúde, Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outras entidades, além de ser rejeitada nas redes sociais durante todo o dia, com hashtags como #DefendamOSUS #SUSPúblico e #ImpeachmentDeBolsonaro. 

Uma das entidades que manifestou repúdio à medida, foi o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Em nota o presidente do CNS, Fernando Pigatto, afirmou: "estamos nos posicionando perante toda a sociedade brasileira como sempre nos posicionamos contra qualquer tipo de privatização, de retirada de direitos e de fragilização do SUS. Continuaremos defendendo a vida, defendendo o SUS, defendendo a democracia.”

Confira também no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, a denúncia do movimento negro de ação da Polícia Militar que seguiu participantes de tour sobre cultura negra em São Paulo.

No último sábado (24), durante uma excursão no centro da cidade de São Paulo, realizada pela empresa de turismo e cultura negra, BLACK BIRD, policiais militares abordaram e seguiram o grupo por três horas.

A abordagem e intimidação da polícia, segundo representantes do movimento negro e organizações de direitos humanos, além de serem desrespeitosas, evidenciam o racismo estrutural do país.

A empresa de turismo BLACK BIRD resgata histórias afro-referenciadas, através de passeios pelas ruas de São Paulo e de Salvador, além de incentivar pessoas negras a viajarem e conhecerem melhor a história do Brasil.

Guilherme Soares Dias, sócio fundador da BLACK BIRD, comenta que a equipe se sentiu coagida e constrangida durante o trabalho. A PM de São Paulo respondeu, em nota, que estava monitorando a área por pensar se tratar de uma manifestação política.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos