representatividade

Programa Bem Viver destaca participação das mulheres na política brasileira

Brasil está entre as nações com menores índices de ocupação feminina nos cargos públicos

Ouça o áudio:

Mais de 60% dos municípios brasileiros não contam com candidaturas femininas na disputa pela prefeitura nas eleições deste ano - Fábio Pozzebom/Agência Brasil
As mulheres são maioria no eleitorado, apesar de ocupar apenas 15% dos cargos legislativos

A participação das mulheres na política brasileira é uma das pautas do Bem Viver desta terça-feira (03). Há 90 anos, no dia 03 de novembro de 1930, foi instituído o direito ao voto feminino no país, restrito para mulheres alfabetizadas. Somente em 1965 foi instaurado o acesso ao sufrágio feminino sem restrições. E, desde então, as mulheres brasileiras lutam para ocupar espaço entre os cargos públicos e políticos do Brasil. 

:: Eleições EUA: o que está em jogo para o povo estadunidense e para a América Latina? ::

Ainda no tema da política, que tal testar seus conhecimentos sobre o que faz um prefeito? Para você ficar por dentro do assunto, a edição apresenta a plataforma interativa Quiz Brasil de Fato, que realiza perguntas descontraídas e de maneira didática acerca do papel do poder público e da conjuntura política nacional.

:: Acompanhe a nossa cobertura sobre as eleições municipais 2020 ::

Outro destaque do programa é a situação das famílias afetadas pelo rompimento da Barragem do Fundão, localizada em Mariana (MG). O crime aconteceu há 5 anos e até hoje famílias lutam pela indenização e recuperação ambiental, social e econômica da região. 

:: A resistência feminista nas eleições municipais ::

Outra pauta que junta denúncia e meio ambiente é a situação de destruição do Pantanal, piorando mês a mês neste ano. Junto com a Amazônia, o bioma registrou recorde no número de incêndios em outubro, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir