Lockdown em Manaus

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 15 de janeiro de 2021

É fundamental adotar medidas radicais de isolamento social nas regiões que enfrentam situações críticas, diz Chioro

Ouça o áudio:

vacina
Arthur Chioro, quando ministro da Saúde (2014), anuncia inclusão de vacina para grávidas contra coqueluche, difteria e tétano (DTPa) no SUS - Valter Campanato / Agência Brasil

O PT e o PCdoB protocolaram uma ação no Supremo Tribunal Federal, solicitando que a Corte obrigue o presidente Jair Bolsonaro a fornecer, em até 24 horas, oxigênio e insumos necessários aos hospitais de Manaus. 

No pedido emergencial, os partidos pedem ainda que seja instaurado um lockdown no estado, até que a situação seja normalizada.

Em entrevista ao vivo, Arthur Chioro, médico sanitarista e ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, afirma que a medida de lockdown é urgente no estado: "Numa situação crítica como essa é preciso proteger a capacidade do sistema de saúde, então é fundamental adotar medidas radicais de isolamento social nas regiões que estão enfrentando situações críticas. Não há outra alternativa, é preciso reduzir o Rt, a taxa de transmissão, isso só poderá ser enfrentado com lockdown", afirmou o ex-ministro da Saúde.

Chioro também falou sobre a situação brasileira em relação às vacinas contra a covid: "Nós não deveriamos estar vivendo isso. O Programa Nacional de Vacinação do Brasil, reconhecido internacionalmente como um dos melhores programas, dotou o país de uma capacidade imensa de resolver o problema da vacinação; e o governo Bolsonaro cometeu tantos erros, politizou tanto a questão das vacinas, fez tanta irresponsabilidade, que estamos no pior dos cenários. Eu antevejo, com muita dor no coração, que nós devemos arrastar os nossos dilemas com a covid até o final de 2022", afirmou o especialista. A entrevista completa com o ex-ministro começa no minuto 22. 

Confira todas os destaques do dia e a entrevista no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos