Terra molhada

As chuvas de verão ganham espaço no Radinho BdF

Na edição dessa semana, as crianças explicam como as tempestades se formam e falam da sua relação com a chuva

Ouça o áudio:

No Radinho BdF, crianças falam sobre a sensação de tomar um banho de chuva - Jason Sackey/ Pixabay
Serena e Betânia ensinam uma deliciosa receita de bolinho de chuva

O Radinho BdF desta quarta-feira (20.01) conversou com crianças de diferentes regiões do país sobre as chuvas de verão. Em meio aos raios e trovões, os pequenos falaram sobre a importância da água que cai do céu para a vida no planeta, explicaram como esse fenômeno acontece e até relembraram momentos que foram marcados pela chuva. 

A Melissa Rodrigues Taddone, de 10 anos e que mora na capital paulista, por exemplo, conta a história do dia em quem ela, sua irmã e seu avô ficaram presos em uma enchente.

E para completar a explicação das crianças sobre a formação das tempestades, o professor de geografia Gabriel Losquiavo Cerdeira fala sobre os estados que a água passa até se transformar em chuva. 

Outra pessoa que aborda um tema importante relacionado ao tema é a Carol Guimarães, coordenadora da Rede Nossa São Paulo. Na sua participação, ela explica a importância de pensar e planejar as grandes cidades, levando em consideração os ciclos da chuva e da natureza, para evitar as terríveis enchentes. 

E você sabia que na floresta também tem alagamento? O contador Eduardo Alcântara, do projeto EduBrincante, conta a história da cobra Boitatá, que ganhou super poderes depois de um grande diluvio.  

Também no programa de hoje, a Cynthia Arcângelo, das Oficinas VerdeRosa ensina algumas brincadeiras para os dias chuvosos. E para acompanhar essas atividades, que tal um bolinho de chuva? As pequenas Serena e Betânia ensinam uma deliciosa receita. Confira:

Ingredientes

2 ovos

1 xícara de açúcar

1 xícara (chá) de leite

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

3 colheres (sopa) de açúcar para polvilhar 

1 litro de óleo para fritar

Modo de preparo

Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até obter uma massa cremosa e homogênea. Em seguida, aqueça em uma panela o óleo, em quantidade suficiente para os bolinhos boiarem. Quando esse óleo estiver bem quente, cerca de 180ºC, com uma colher, faça pequenas bolinhas de massa e coloque para fritar até dourar por inteiro. Coloque os bolinhos sobre o papel absorvente e depois passe no açúcar e na canela e sirva. 

 

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho