Bolsonaro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 25 de março de 2021

Mortes por covid entre pessoas de 20 a 59 anos passaram de cerca de 20% no começo do ano para 28%, segundo Seade

Ouça o áudio:

Profissionais de saúde protestam contra a morte de mais de 300 mil pessoas por covid-19, na Praça dos Três Poderes, em Brasília - 25 de março de 2021 - Sergio Lima / AFP

O relaxamento em relação às medidas de distanciamento social no estado de São Paulo está aumentando a contaminação e a morte por covid-19 em jovens e jovens adultos. Segundo dados da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), as mortes entre pessoas de 20 a 59 anos eram cerca de 20% do total no começo de janeiro deste ano, agora, o percentual aumentou para 28%.

No começo deste mês, após aumento no número de internações em UTIs, João Doria decretou lockdown no estado.
A fase vermelha, que iria durar até dia 19 de março, se estenderá por mais alguns dias. O governo também antecipou os feriados para tentar conter o alto número de contaminados e mortos diários pela covid-19.

Porém, as grandes aglomerações, continuam acontecendo. Na quarta-feira passada (17), a polícia civil fechou uma casa de eventos na região da Freguesia do Ó, zona Norte de São Paulo, que estava funcionando clandestinamente. Igor Perez, que mora próximo ao local, comenta que bares e casas de eventos estão funcionando mesmo com o lockdown. 

Já Gabriel Finamore, presidente do Coletivo Ação Gueto e morador de Paraisópolis, diz que a situação na comunidade também está crítica. Ele conta que nas últimas duas semanas foi reduzido o número de bailes por conta da operação da polícia que chega antes das festas começarem.

O médico infectologista Gonzalo Vecina, afirma que para podermos aproveitar o próximo ano, em 2021 "deveremos manter o compromisso coletivo com a saúde, respeitando o distanciamento e as medidas de proteção".

*Com informações de Larissa Bohrer.

Confira todos os destaques do dia no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos